fbpx Skip to content
Gateway de pagamentos ClipPag

COMPARTILHE

01 de abril - 2022

10 perguntas e respostas sobre o ClipPag, o gateway de pagamentos da ClipEscola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1414 palavras, 7960 caracteres)

Você já conhece o gateway de pagamentos da ClipEscola, o ClipPag? Ele é o melhor amigo de qualquer equipe financeira de uma instituição de ensino, e hoje você vai saber direitinho o porquê. Elaboramos uma sessão de perguntas e respostas sobre esse incrível recurso, para não ficar nenhuma dúvida! Confira:

 

1. Os pais podem pagar as mensalidades por esse gateway de pagamentos?

 

Com certeza! Com o ClipPag, os pais e responsáveis conseguem pagar as mensalidades e até outras taxas, como as de passeios, eventos, cantina, matrícula, etc., pelo próprio celular. Bastam alguns cliques e está tudo resolvido, bem rapidinho!

 

Não dá nem para usar aquela desculpa: “não paguei porque não deu tempo”. Afinal, os pais só precisam ver a notificação avisando que o boleto já está disponível para a quitação, clicar no ClipPag, visualizar as informações, escolher a forma de pagamento e pagar. A quitação da mensalidade nunca foi tão prática!

 

2. Quais são as formas de pagamento disponíveis?

 

Pelo ClipPag, os pais podem pagar os títulos tanto por boleto quanto por cartão de crédito. No crédito, eles conseguem fazer tudinho sem nem precisar sair do app. Se escolherem pagar no boleto, só precisarão copiar o código de barras, colar no internet banking e pagar.

 

Ahhhh… e se a sua escola não quiser oferecer essas duas formas de pagamento, ela não é obrigada, viu? Caso seja de sua preferência, é possível disponibilizar o pagamento apenas por boleto. A decisão é sua!

 

 

3. O ClipPag emite segunda via?

 

Sim, e de forma automática! Os pais nem precisam solicitar segunda via para ninguém. Se algum título não for quitado no prazo, o ClipPag já identifica isso na mesma hora, e quando o pai clicar no botão para pagar, ele disponibilizará automaticamente uma via atualizada do boleto, incluindo os juros e a multa pelo atraso. Muito prático né?

 

4. Como o ClipPag automatiza a cobrança de inadimplentes?

 

É bem simples. O ClipPag, para começar, já tem ações preventivas, enviando lembretes para os responsáveis financeiros quando o vencimento dos títulos está próximo. Aí, para aqueles boletos que não forem pagos dentro do prazo, o nosso gateway de pagamentos já começa a enviar notificações de cobrança, contatando toda a lista de inadimplentes de uma só vez!

 

Percebeu a escalabilidade do negócio? Não importa a quantidade de inadimplentes, a cobrança é imediata, sem perda de tempo! Inclusive, o responsável financeiro já recebe o boleto atualizado para a quitação, então, pode saldar a dívida sem demora!

 

A escola recebe estatísticas do percentual de inadimplentes que já recebeu e que já leu as notificações. Pode também fazer a conferência individual, verificando a ciência de cada pai. Não há como desabilitar essa opção. Assim, caso alguém apareça com um: “eu não vi”, “eu não recebi”, a instituição pode, na mesma hora, acessar o histórico de títulos e cobranças desse responsável e checar a informação. Percebeu o nível de eficiência?

 

5. Como funciona a emissão de boletos?

 

Funciona de forma simplificada, sem a necessidade do intermédio do banco para a geração de boletos, o que otimiza muito a gestão financeira da escola! Tudo pode ser feito usando apenas o ERP da instituição de ensino e o gateway de pagamentos da ClipEscola, o ClipPag.

 

É assim: o sistema de gestão da escola gera o arquivo de registro de remessa e envia-o automaticamente para o nosso gateway de pagamentos via integração. Então, ele é transformado em boleto e enviado aos pais, que já podem pagá-lo pelo celular. Logo após a mensalidade ser quitada, o ClipPag recebe o pagamento e gera o arquivo de retorno para o sistema de gestão da escola automaticamente.

 

Percebeu como é um processo bem mais simples e prático do que o tradicional? O ClipPag simplesmente assume o papel do banco, e isso tudo sem interferir nas atividades do ERP escolar, que não se alteram em nada. Fica “tudo em casa”, com geração de boletos, envio e recebimento automatizado de uma ponta à outra!

 

 

6. Como são as taxas?

 

As taxas de emissão de boletos pelo ClipPag são abaixo da média de mercado, proporcionando uma enorme economia para a escola. Além de tudo, no nosso gateway de pagamentos, a sua instituição não precisa pagar uma taxa para cada coisa, como é com os bancos.

 

Nos bancos, a escola chega a pagar três taxas para o mesmo boleto. Se um pai pede uma segunda via do boleto da mensalidade, por exemplo, é cobrada uma taxa para o cancelamento do boleto original, outra para a emissão da segunda via e outra quando o boleto é quitado. Ou seja: um boleto = três taxas. Muita coisa, né?

 

Já no ClipPag, não é assim. A instituição só paga uma taxa por boleto liquidado. Emissões, cancelamentos e atualizações não são cobrados. E como eu já comentei, até essa única taxa que a escola paga na liquidação do boleto é abaixo da média de mercado. Baita negócio, hein?

 

7. Dá para agrupar mais de um título no mesmo boleto?

 

Sim senhor! Essa é mais uma facilidade do nosso gateway de pagamentos, e mais uma economia para a sua escola. No ClipPag, todos os títulos que têm um mesmo responsável financeiro, que vencem no mesmo dia e que aceitam as mesmas formas de pagamento podem ser agrupados em um boleto só, o que deixa tudo mais prático para os pais. Além disso, como é um único boleto, a escola paga apenas uma taxa. Bom para todos os lados, né?

 

Então, por exemplo, se há pais com mais de um filho na mesma escola, as mensalidades deles ficam agrupadas. Se em um mês, além da mensalidade, houver também taxa de passeio escolar, ou alguma outra, tudo fica agrupado também. O bom é que assim, não tem risco de ninguém esquecer de nada, né?

 

8. Dá para personalizar os boletos?

 

Dá sim, nós pensamos em tudo! Sabemos que há alunos com situações diferentes das dos outros, como bolsa parcial, parcelamento de valores atrasados agrupados com a mensalidade, datas de vencimentos diferentes, etc. O nosso gateway de pagamentos permite a personalização de tudo isso!

 

9. Há algum relatório?

 

Sim! A escola consegue puxar relatórios com todas as informações sobre confirmação de leitura de lembretes e de cobranças, inclusive com a descrição da data e da hora dessa leitura. Isso pode ser bem útil em casos mais críticos de inadimplências. Pode ser usado, por exemplo, como prova de que a escola fez inúmeras tentativas de cobranças amigáveis.

 

Além disso, é possível também gerar relatórios contendo diversos detalhes dos títulos, como por exemplo: aluno, responsável, data de emissão, data de vencimento, status (pago, aberto, inadimplente, cancelado, etc.). Sua instituição possui diversas opções de filtros para gerar esses relatórios. Legal, né?

 

10. Como a minha escola pode aderir ao ClipPag?

 

Vou te explicar certinho. O ClipPag é um módulo dentro da Plataforma ClipEscola. Se você já for cliente da ClipEscola, mas ainda não possuir o nosso gateway de pagamentos, só precisará contratá-lo adicionalmente. Para isso, você pode solicitar a adesão ao ClipPag para o nosso time de Engajadores, que é responsável pelo atendimento da sua escola. Já se você ainda não for cliente da Clip, basta solicitar o nosso contato por aqui.

 

Leia mais
– ClipPag: confira todos os recursos desse módulo da ClipEscola!
– Como criar um processo escalável de gestão da inadimplência escolar

 

Quer ainda mais informações sobre o gateway de pagamentos da ClipEscola? Então acesse este infográfico sobre ele aqui.

 

Infográfico ClipPag

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.