facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Gerenciando a comunicação escolar: uma solução absolutamente simples

22 de abril de 2016 | 1 comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola, Relacionamento Pais / Professores

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1099 palavras, 6514 caracteres)

Em meio à crise política brasileira, é importante valorizar os bons exemplos, principalmente no que tange à educação. Um deles é o Dia da Família na Escola, uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, que foi acatada pelo Governo Estadual e aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em janeiro de 2016. A seleção da data, terceiro sábado de abril do ano, foi inspirada no “Dia Nacional da Família”, que segundo determinação do Ministério da Educação (MEC), é comemorada no dia 24 de abril.

 

A mobilização, que neste ano envolveu 900 escolas da rede estadual e do sistema S, teve como tema principal Educação e Saúde. A estimativa inicial foi de 1 milhão de pessoas em todo o estado de Santa Catarina. Cada instituição de ensino preparou sua programação para envolver os estudantes e a família, incluindo palestras; atividades culturais de teatro, dança e música; e ações esportivas.

 

As escolas de educação profissional também apresentaram projetos desenvolvidos pelos próprios alunos durante os cursos. A maioria dos projetos que foram selecionados apontam os benefícios da adoção de hábitos saudáveis para o aprendizado dos alunos, como alimentação adequada, exercícios físicos, cuidados com a visão, audição, fala, saúde bucal, higiene pessoal, entre outros.

 

Medidas como essa têm como objetivo aumentar o engajamento da família na educação dos jovens. Segundo Glauco José Côrte, Presidente da FIESC e líder do Movimento Santa Catarina pela Educação, estudos revelam que uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado, em comparação com os que não recebem essa atenção.

 

Um fator essencial para implementação das medidas de aproximação da família com a escola é uma estratégia de comunicação eficiente. E mesmo no ambiente acadêmico, berço de nossas primeiras palavras, ainda existem muitas barreiras a serem superadas na comunicação escolar:

 

Agenda Escolar

 

O problema mais recorrente: a ineficiência dos recados na agenda. Você já recebeu reclamações de pais e responsáveis que afirmam não terem recebido os comunicados? Já teve de lidar com professores, coordenadores e secretaria com imensa quantidade de canhotos assinados pelos pais, despendendo um tempo precioso no controle dos mesmos? Esse processo manual pode ser prejudicado por diversos fatores: o aluno não estava presente no dia que o recado foi passado ou uma autorização solicitada; o recado/autorização foi perdido ou extraviado da agenda; a agenda não foi entregue ou lida a tempo; os pais esqueceram de assinar; o pai que deveria ser avisado não teve acesso à agenda; entre outros problemas… Resultado: tempo precioso desperdiçado, ineficiência, retrabalho e frustração para todos.

 


Comunicação Interna

 

Gerenciar a comunicação interna é outra dificuldade que as escolas enfrentam. Uma boa comunicação com seu público interno é essencial para a produtividade dos colaboradores da escola, pois mantém todos no mesmo foco; dá transparência à gestão; compartilha princípios, valores e objetivos da proposta pedagógica; enfim, garante uma equipe coerente e colaborativa.

 

Um exemplo prático: é de suma importância que todos os colaboradores tenham conhecimento dos detalhes dos eventos do calendário escolar – e até isso pode virar uma grande dor de cabeça se a escola ainda estiver utilizando processos manuais ou ferramentas ultrapassadas.

 

Comunicação com a comunidade

 

Outro ponto é a utilização dos portais e redes sociais como forma de comunicação com a comunidade escolar. Essa modalidade de comunicação virtual, apesar de muito difundida hoje em dia, não oferece ferramentas para controle e nem mensuração de efetividade. Além disso, as informações ficam disponíveis a todos da web.

 

Então, fica a pergunta: como tornar a comunicação escolar mais prática e eficiente?

 

ClipEscola – Descomplicando a comunicação escolar

 

Imagino que você já tenha ouvido falar do ClipEscola, certo? A solução foi desenvolvida por uma equipe que trabalha com escolas há quase duas décadas, e traz recursos que certamente irão transformar a maneira como as escolas se comunicam. Com o ClipEscola, a divulgação e o gerenciamento dos eventos escolares, por exemplo, torna-se uma tarefa simples e rápida, a escola lança o novo evento, e a partir daí, todo o processo de convite e confirmação dos responsáveis é gerenciado automaticamente pela ferramenta. Então, esqueça os transtornos enfrentados com a agenda escolar!

 

Por meio do envio de “clips”, os pais recebem diretamente em seus smartphones ou e-mails os comunicados enviados pela escola, podendo conter mensagens de texto, fotos, vídeos e até enquetes. O aplicativo também garante que não haverá esquecimentos, os pais recebem lembretes automáticos a medida que “o dia d” vai se aproximando. Além disso, no ambiente do evento criado no aplicativo, a escola pode enviar clips com mais informações, imagens, vídeos das atividades sendo realizadas ou até reconfirmar a presença dos alunos e responsáveis.

 

Os pais estão com dúvidas em relação à programação? Basta enviar um recado na “agenda de recados digital” e aguardar que o professor ou coordenador responda diretamente a partir de seu smartphone, tablet ou computador. Sem sair da sala de aula, sem impressão, sem desperdício de papel.

 

Agora que você viu o que o ClipEscola pode fazer no gerenciamento de eventos, imagine o que todos os recursos da ferramenta podem fazer por você e pela sua escola!

 

Imaginou? Então solicite uma demonstração para saber mais sobre esta e outras funcionalidades do ClipEscola clicando neste link ou na imagem abaixo.

 

Leia mais
– Gestão educacional: como simplificar tarefas do dia a dia e gerar economia para a escola
– O poder de uma comunicação eficaz

 

Você conseguiu imaginar a comunicação escolar da sua instituição de ensino sendo feita dessa outra forma? Se você imaginou e gostou, agora só falta colocar em prática!

 

CE_CTA_eBook_apresentacao

 

O autor é publicitário e atua na ClipEscola como Customer Success


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Gerleci Ferreira Alves Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gerleci Ferreira Alves
Visitante
Gerleci Ferreira Alves

muito bom esse portal.