facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Cursos profissionalizantes: como atrair mais alunos usando plataforma de comunicação e marketing

21 de agosto de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1296 palavras, 7956 caracteres)

A busca por uma inserção rápida no mercado de trabalho tem elevado a procura por cursos profissionalizantes. Só entre 2009 e 2014 ela aumentou 70%, de acordo com o Ministério da Educação. Quando a demanda é crescente, a oferta não fica atrás. A competição entre escolas profissionalizantes também despontou, e para as que querem obter uma fatia maior desse mercado, a solução é se reinventar.

 

A aposta em estratégias de atração, como o uso de plataforma de comunicação e marketing, tem se apresentado como uma alternativa eficaz. A tecnologia possibilita a criação de um vínculo com potenciais alunos, estabelecendo uma relação antes mesmo da matrícula, uma estratégia arrojada e capaz de grandes resultados.

 

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto e o que é preciso para ter na sua escola uma máquina de matrículas.

 

O que é a plataforma de comunicação e marketing?

 

É um canal que permite à escola uma comunicação direta com os estudantes que ela já possui, a atração de novos alunos e o contato com os egressos. Se por um lado a ferramenta fortalece as relações já existentes, por outro atua como uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de transformar interessados que buscam por informações em alunos da instituição.

 

Todas as relações são administradas pela escola por meio da plataforma, enquanto que os estudantes e potenciais alunos recebem as informações por aplicativo instalado no celular, algo que está nas mãos deles praticamente o tempo todo.

 

De que forma a plataforma atrai alunos para cursos profissionalizantes?

 

De duas formas: inicialmente como um diferencial competitivo, que agrega à oferta da escola, e depois por marketing digital, que começa com o cadastro de potenciais alunos na plataforma e segue com o estabelecimento de uma relação, que os conduz naturalmente até o momento da matrícula.

 

Diferencial

 

Como diferencial competitivo, a plataforma de comunicação e marketing é um divisor de águas entre a escola que a utiliza e a concorrência, pois a quantidade de recursos e facilidades que a ferramenta proporciona aos alunos é algo tão notável que os fisga pelo interesse.

 

Por ela o estudante consegue receber no próprio celular todos os materiais de que precisa para as aulas; informações enviadas pela escola; data das provas sincronizadas com a agenda deles; envio de alertas avisando da proximidade dos testes; pagamento das mensalidades dentro do aplicativo; grupos de mensagens com os colegas; entre outros.

 

Além das facilidades para a rotina estudantil, dar ao aluno a oportunidade de estar em contato com uma grande tendência tecnológica é importante para a carreira profissional dele. Afinal, a tecnologia hoje está presente em praticamente todas as empresas e profissões, de forma direta ou indireta. Para um aluno que está determinado a se profissionalizar para ter mais oportunidades em um mercado extremamente competitivo, esse “aprendizado extra” conta muito.

 

Captação

 

O encantamento é só uma das maneiras de a escola atrair alunos com a plataforma. A outra é a captação. Todos que procuram a instituição para obter informações sobre os cursos profissionalizantes podem ser cadastrados na ferramenta. Depois, a escola passa a enviar conteúdos relevantes a eles, criando e nutrindo no público um interesse que o levará progressivamente até o momento da matrícula.

 

Veja alguns exemplos do que pode ser enviado:

 

 

  • Materiais publicitários

 

 

As escolas normalmente têm materiais de divulgação de seus cursos profissionalizantes. Eles podem ser enviados ao potencial aluno pela plataforma. Além de arquivos em pdf, se a instituição possuir vídeos publicitários, também poderá encaminhá-los.

 

Diferentemente de outros tipos de propaganda, como as de outdoor, por exemplo, que são amplas e nem sempre têm êxito em atingir o público-alvo, o envio direto via plataforma dá à escola a certeza de que pessoas com perfil ideal foram impactadas. Muitas vezes, as informações que chegam até elas são o “empurrãozinho” que faltava para a matrícula.

 


 

 

  • Comunicados personalizados / recados

 

 

O relacionamento com seu público também pode ser cultivado por meio de recados e comunicados personalizados. A plataforma possui modelos prontos de templates e também possibilita a criação de outros totalmente originais.

 

Esse tipo de contato é uma maneira de demonstrar atenção com o público, fortalecendo o vínculo criado. São pequenas ações que vão cativando o potencial aluno dia a dia, e podem trazê-lo para dentro da escola.

 

 

  • Enquetes

 

 

Enquetes são uma forma de interação dinâmica com o público. Elas podem ajudar a escola a descobrir quais cursos profissionalizantes têm mais busca, quais o público gostaria que a instituição passasse a oferecer e quantas das pessoas cadastradas realmente vão se matricular.

 

Essas informações ajudam a escola a mensurar se é interessante oferecer novos cursos, se algum está com procura abaixo da expectativa e quantos novos alunos poderá esperar para o próximo semestre.

 

Que outras vantagens a plataforma tem?

 

A atração de alunos é uma das grandes vantagens da plataforma de comunicação e marketing para escolas profissionalizantes, porém, não é a única. Conheça alguns outros bons motivos para adotá-la.

 

Satisfação dos alunos

 

Ter alunos satisfeitos é essencial para qualquer escola. Mesmo quando os cursos são mais curtos e o período de convívio do estudante com a instituição é menor, é importante que ele seja o mais proveitoso possível. Se os alunos se sentirem cativados enquanto estiverem no curso profissionalizante, quando se formarem sairão falando bem da escola para todos e também indicando amigos. Então, invista no relacionamento com eles.

 

Ações simples como o envio de recados, materiais, imagens e lembretes de provas já mostram ao estudante que a escola se interessa por ele, e que preza pela qualidade das interações. Todas essas possibilidades de contato estão presentes na plataforma de comunicação e marketing.

 

Recebimentos e cobranças

 

Alunos de cursos profissionalizantes, muitas vezes, trabalham e estudam. Como o dia deles é corrido, é interessante que a escola facilite o pagamento das mensalidades, permitindo que sejam efetuados sem a necessidade de deslocamentos. Com a plataforma, isso é possível em poucos cliques. O estudante pode estar em qualquer lugar, e só precisará acessar o aplicativo de seu celular e realizar o pagamento em minutos.

 

A ferramenta também permite que a escola faça a recuperação de inadimplentes. Ela envia alertas aos alunos informando-os de que a mensalidade está atrasada. A instituição consegue confirmar que o estudante recebeu e visualizou o alerta. O boleto atrasado é atualizado automaticamente, incluindo juros e multa, e a instituição só é tarifada por boleto recebido, independentemente da quantidade de atualizações.

 

Como posso saber mais sobre a solução?

 

Para conhecer melhor a Plataforma de Comunicação e Marketing, nada melhor do que assistir a uma demonstração. Você pode agendá-la gratuitamente por este link. Assim, poderá ver na prática como todas essas interações ocorrem, e como as funcionalidades são práticas e intuitivas.

 

Leia mais
– Inadimplência: 5 estratégias para reduzi-la drasticamente nas escolas
– 5 razões para escolher a ClipEscola

 

Você acredita que ter uma máquina de atração de alunos para os cursos profissionalizantes da sua escola é interessante para você? Comente aqui!

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of