fbpx Skip to content
Mapa de Humor - Satisfação dos pais

COMPARTILHE

03 de setembro - 2021

Como medir a satisfação dos pais usando inteligência artificial e criar estratégias para fidelizar o público

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1652 palavras, 9341 caracteres)

A sua escola faz pesquisas de satisfação? Com que frequência? Eu aposto que não mais de duas vezes por ano, estou certa? Então… o que você acharia se eu te dissesse que é possível acompanhar a satisfação dos pais em tempo real e sem nem precisar perguntar nada a eles? Incrível né? É exatamente isso o que a inteligência artificial te permite, e o resultado pode fazer a diferença na fidelização do seu público!

 

O assunto te interessou? Então venha comigo e vamos entender melhor como tudo funciona!

 

Como a inteligência artificial ajuda a medir a satisfação dos pais?

 

Você sabe que a inteligência artificial traz possibilidades incríveis, não é? Uma delas funciona por meio de um recurso chamado mapa de humor. No contexto escolar, o mapa de humor trabalha de forma vinculada à agenda digital. Ele é capaz de identificar em tempo real se um recado enviado por um pai à escola tem um sentimento positivo, negativo ou neutro, tendo como base o tom do discurso utilizado. 

 

Com o mapa de humor, cada recado já chega para a escola com uma classificação de humor, visível apenas para a instituição, que pode ser rapidamente identificada por meio de cores. Assim, essa informação pode ser usada para estabelecer a priorização das respostas. Pais insatisfeitos, por exemplo, podem ser respondidos na frente, para que o problema que os incomoda seja solucionado com agilidade e a insatisfação seja revertida.

 

Vai dizer que não é outro nível? A pesquisa de satisfação tradicional fica no chinelo! E segura aí que tem mais. Você sabia que a escola também consegue consultar todo o histórico de comunicação e verificar as curvas de humor de cada pai ao longo do tempo? Dá para visualizar o mapa de humor até em forma de gráfico. Assim, é possível descobrir se determinado sentimento foi algo isolado ou se é uma constante no estado de humor daquele responsável.

 

Se houver um pai com constante insatisfação, por exemplo, você pode até checar os recados e descobrir “o que é que está pegando” antes que essa insatisfação resulte na retirada do aluno da escola. Para facilitar as ações, uma dica é fazer um filtro por estado de humor negativo, que já trará na frente os casos mais graves. Aí então é só verificar os problemas e partir para atacá-los! 

 

Como converter a análise de humor em ações práticas?

 

Agora, vamos para a etapa “mão na massa”! Vamos ver o que, de fato, pode ser feito com as informações obtidas com o mapa de humor. Veja:

 

  • Descobrir problemas na escola e solucioná-los

 

Nem sempre o gestor escolar está ciente de todas as oportunidades de melhoria que a instituição apresenta e que afetam a satisfação dos pais. Problemas no atendimento, por exemplo, podem ser mais comuns do que você imagina, e a sua escola pode já ter perdido alunos por esse motivo e você nem sabe.

 

Com o mapa de humor, a instituição consegue investigar os problemas que estão “pairando no ar”, seja por meio da verificação das mensagens com humor negativo, seja pelo contato direto com os pais que estão constantemente insatisfeitos. O ideal é listar todas as questões levantadas e checar quais são as queixas que mais se repetem.

 

É claro que não basta descobrir os problemas, é preciso criar estratégias para solucioná-los. Assim, resolvendo as insatisfações mais recorrentes, a sua escola conseguirá reter muitos alunos que, de outra forma, seriam perdidos.

 

  • Atender com prioridade e atenção os pais mais insatisfeitos

 

Pode reparar, quanto mais insatisfeito alguém está, menos paciência tem para esperar por uma resposta. Então, se essa resposta demora além do normal, a insatisfação só se agrava. Já se a resposta vem dentro de um tempo razoável, essa agilidade pode até diminuir a insatisfação.

 

Como você sabe, o mapa de humor já traz os recados para a escola com a respectiva classificação de humor, sinalizada por uma cor. No caso dos pais insatisfeitos, a cor é a vermelha. Batendo o olho nos recados com essa cor, as pessoas responsáveis por dar as respostas já podem priorizá-los. Além disso, elas já podem se preparar para atender a esses pais de forma mais cuidadosa, redobrando a gentileza e a disponibilidade.

 

É interessante até que as pessoas responsáveis pelo atendimento analisem mais minuciosamente o histórico de recados dos pais com mais insatisfações e já saibam, de antemão, o que os incomoda, para que o atendimento a eles seja bem personalizado. Um atendimento de alto nível pode fazer a diferença na retenção de alunos. Então, fica a dica!

 

  • Realizar ações ativas com os pais insatisfeitos

 

Além de prestar um ótimo atendimento aos pais quando eles procurarem a escola, a instituição também pode agir de maneira mais ativa, entrando ela mesma em contato com os pais insatisfeitos.

 

Nesse contato proativo, a escola demonstra a eles que está interessada em ouvi-los, em entender o que está acontecendo, e mostra toda a disponibilidade da instituição em resolver as questões que estão causando insatisfação. É interessante, depois que todos os problemas forem sanados, entrar em contato com esses pais novamente para dar uma devolutiva.

 

Ações simples como essa podem fazer uma diferença enorme na fidelização do público. Afinal, toda escola tem sempre alguma questão que vai gerar insatisfação, mas não são todas que mostram tamanha disponibilidade em resolver as coisas. Lembre-se, pessoas insatisfeitas querem ser ouvidas, jamais ignoradas. Então, com o mapa de humor, a instituição de ensino já está com “a faca e o queijo na mão”, só precisa fazer um bom uso!

 

  • Descobrir os principais motivos de satisfação dos “pais satisfeitos” e potencializá-los

 

Saber quais pais estão satisfeitos e o que na escola está causando tamanha satisfação também pode ser muito útil. Há aspectos positivos que podem ser ainda mais explorados e potencializados, e nem sempre a instituição tem ideia do “ouro” que tem nas mãos.

 

Com o mapa de humor, fica muito fácil descobrir as questões que mais provocam a satisfação dos pais. Basta filtrar só aqueles classificados como satisfeitos e analisar o histórico de recados trocados entre eles e a escola. Com certeza ali haverá elogios e outras pistas sobre esses pontos de satisfação.

 

Use essas informações para fazer uma lista. Veja quais são os elogios mais recorrentes, quais são os fatores de satisfação que se repetem. Depois, analise a lista e veja quais dessas questões podem ser potencializadas, para que não apenas gerem satisfação, mas também um verdadeiro “efeito WoW”!

 

  • Usar os pais satisfeitos em campanhas de marketing

 

Você sabe que cliente satisfeito é o melhor marketing de qualquer empresa, não é mesmo? Então, por que não pegar aqueles pais que estão “estourando de satisfação” para usar nas estratégias de marketing da escola?

 

Com o mapa de humor é bem fácil para a sua instituição fazer um “top 10”, pois no filtro de pais satisfeitos, os que têm mais histórico de satisfação aparecem em primeiro lugar. Você pode pegar declarações que eles deram na forma de recados e pedir autorização para divulgá-las em redes sociais, por exemplo. Pode também pedir que eles gravem depoimentos em vídeo e os enviem à escola.

 

Caso a sua instituição tenha uma equipe de Comunicação/Marketing, é possível também aproveitar esses pais satisfeitos para realizar entrevistas e incluí-las em releases para a imprensa, e para produzir cases de sucesso para o blog da escola e para o canal no YouTube. Viu quantas possibilidades?

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

Você sabe que a ClipEscola é uma Plataforma de Transformação Digital bem robusta, não é? Tudo o que você pensar para a comunicação escolar, nós temos. E é claro que nós temos inteligência artificial, e compreendido nela está o módulo Mapa de Humor.

 

Esse módulo opcional trabalha de forma integrada à agenda digital. Ele possibilita tudo o que você leu neste artigo e muito mais! Além de medir a satisfação dos pais, se a sua escola quiser habilitar a agenda para a comunicação com os alunos, poderá medir a satisfação deles também.

 

Está achando que para por aí? Nã nã ni na não! Pela nossa plataforma é possível também medir a satisfação dos colaboradores da instituição e do público em prospecção. Nesses casos, é preciso ter também o módulo de Comunicação Interna e de Captação de Alunos.

 

O que você acha de agendar uma reunião e assistir a uma demonstração? É uma boa né? Basta você solicitar contato por aqui.

 

Leia mais
– Como usar o mapa de humor para medir a satisfação de pais, alunos e colaboradores
– O que é diagnóstico de transformação digital escolar? Entenda como ele funciona

 

Você viu o quanto faz diferença poder medir a satisfação dos pais com o mapa de humor? Muitas escolas já estão fazendo isso. Não fique para trás! Conte com a gente para te ajudar.

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.