Inteligência Artificial: a transcendência da comunicação escolar

1 de junho de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tendências

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1002 palavras, 5736 caracteres)

“Nada é, tudo está”. Quando se fala em comunicação escolar, a frase do pensador Fran Caye cai como uma luva. Em uma época não tão distante, a agenda física dominava as interações entre pais e escolas. Hoje, ela é um eco do passado, que logo não se escutará mais. Após a primeira onda tecnológica, que migrou as relações para o digital, está chegando a segunda. Ela atende pelo nome de Inteligência Artificial (IA), e transcenderá tudo o que se conhece.

 

Embora o nome e a mudança que ele traz possam causar temor à primeira vista, essa sensação não se sustenta em uma observação mais atenta. A nova tecnologia é inteligente, e possui atributos capazes de tornar tudo mais simples, fácil, rápido e eficaz.

 

Automatização

 

Sabe aquelas perguntas frequentes dos pais, que de tanto ouvir você já até sabe as respostas de cor? O que você acharia se, em vez de ter que digitá-las toda vez que o questionamento surge, pudesse escrevê-las uma vez só e responder a todos?

 

A Inteligência Artificial permite que uma pergunta comum tenha uma resposta-padrão, que é enviada toda vez que ela aparece. Assim, é possível focar tempo e esforços em questionamentos não tão recorrentes, para os quais não há uma resposta tão “na ponta da língua”.

 

Veja um exemplo de perguntas comuns com respostas automatizadas:

 

Pergunta – Quando as aulas retornam?

 

Resposta – Oi, tudo bem? O primeiro dia de aula após as férias é xx/xx/xx. Posso te ajudar em mais alguma coisa?

 

Pergunta – As crianças precisam levar o material já na primeira aula ou o primeiro dia é mais uma apresentação?

 

Resposta – É importante que elas levem o material sim. A primeira aula vai ter um momento de apresentação, mas depois o professor começará a passar conteúdo.

 

As respostas podem ser enviadas para diversas variações da mesma pergunta, pois a IA “entende” o que a pessoa quis dizer, mesmo que tenha cometido um erro de digitação ou formulado a mesma questão de outra forma.

 

Isso acontece porque a Inteligência Artificial foi concebida para simular a maneira como um cérebro humano pensa, então é capaz de identificar padrões e intenções, podendo responder a questionamentos em uma linguagem natural.

 

Na sua opinião, isso facilita ou não a sua vida? Agiliza ou não o tempo produtivo dos profissionais da sua instituição de ensino?

 

 


Antecipação de cenários favoráveis e desfavoráveis

 

Você gostaria de saber, mesmo antes de realizar uma enquete, a quantidade média de rematrículas que a sua escola ou faculdade poderá contar para o próximo ano ou semestre? Seria interessante saber a quantidade de inadimplência que deve ser esperada para o próximo mês?

 

A Inteligência Artificial permite que cenários futuros sejam antecipados por meio de uma análise de ocorrências similares no passado e no presente. Ao examinar o histórico, a IA conseguirá apresentar uma previsão para os mesmos eventos em uma época futura.

 

Isso dá à instituição a possibilidade e o tempo hábil para traçar estratégias que potencializem os cenários favoráveis e revertam ou amenizem os desfavoráveis. Afinal, pelo diagnóstico apresentado, ela saberá aonde estão os problemas e o que está indo no rumo certo.

 

Empresas têm usado essa tecnologia para melhorar processos, reduzir desperdícios, definir estratégias de marketing e vendas, obter mais segurança em transações financeiras, entre diversos outros usos.

 

Da mesma forma, as instituições de ensino, que também são empresas, podem obter da Inteligência Artificial os mesmos benefícios, se relacionando melhor com o público e realizando uma gestão educacional cada vez mais eficiente.

 

Conhecimento mais profundo do público

 

O quanto vale para você conhecer profundamente o seu público? Entender como ele se sente, qual é a personalidade e as inclinações que tem?

 

E se eu te disser que a Inteligência Artificial te permite isso? Sim, a tecnologia chegou nesse patamar! Ela possibilita que você saiba se pais, alunos e colaboradores estão se sentindo satisfeitos ou frustrados; se os funcionários estão se comunicando com o público de forma educada ou não; se os alunos pretendem ir para outra escola; etc.

 

Com essas informações, as instituições de ensino podem identificar e solucionar problemas no atendimento, promover boas práticas e melhorar a satisfação de pais, alunos e colaboradores.

 

Finalizando

 

Como você deve ter percebido, os benefícios da Inteligência Artificial para as escolas e faculdades são inúmeros, permitindo um avanço qualitativo sem precedentes na relação das instituições com o público que atendem.

 

Com as facilidades que ela traz e os prognósticos que ela consegue fornecer, toda a comunicação com pais e alunos poderá evoluir, eliminando falhas e trazendo resultados promissores para as instituições.

 

Essa realidade não está distante. Em breve, as escolas e faculdades poderão dar esse salto de qualidade no relacionamento com pais e alunos. Aguarde, porque o futuro não tarda, e ele se desenha promissor!

 

Leia mais

– Educação no século XXI: o desafio de ensinar em meio ao excesso de informação
– 10 livros sobre tecnologia no ensino que vão abrir a sua mente

 

Quer saber mais sobre a Inteligência Artificial e como ela pode favorecer a sua instituição de ensino? Entre em contato e seja o primeiro a dar esse passo rumo ao futuro!

 

CTA Falar com especialista

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of