Skip to content
Diagnóstico de Transformação Digital Escolar

COMPARTILHE

02 de agosto - 2019

O que é diagnóstico de transformação digital escolar? Entenda como ele funciona e como a sua escola pode obtê-lo

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (832 palavras, 4776 caracteres)

Se você acompanha este blog, certamente já ouviu falar em transformação digital e na Plataforma M3I, certo? O primeiro passo para começar a sua jornada então é saber em que estágio de maturidade a sua escola está. Isso é feito por meio de um diagnóstico de transformação digital escolar conduzido por um especialista.

 

Quer entender um pouco mais sobre como funciona esse diagnóstico antes de agendá-lo? Tudo bem, é justamente por isso que você está aqui. Venha comigo que eu vou te explicar tudo o que você precisa saber!

 

Estágios de maturidade digital da escola

 

Não é de hoje que a tecnologia está presente nas escolas. No entanto, nem todas a instituições a utilizam em seus processos internos. Há também as que até fazem uso de certos recursos, mas muitas vezes são tecnologias ultrapassadas ou não voltadas especificamente para o segmento escolar. Em um cenário bem diferente estão as escolas que acompanham o passo da evolução tecnológica e já contam no dia a dia com recursos como agenda digital, sistema de gestão e catracas eletrônicas.

 

Como deu para notar, nem todas as instituições estão no mesmo nível de maturidade digital. As variáveis que definem o estágio exato em que uma escola está são muitas. Em uma linha geral, podemos fazer a seguinte divisão:

 

  • Estágio 1 – Papel (Básico)

 

Esse estágio é ocupado por escolas que fazem uso massivo de papel em seus processos, principalmente nos de comunicação interna e com os pais dos alunos. Agenda física, mural de recados e circulares são alguns exemplos. Há instituições que até usam outros recursos além do papel para as interações, como telefone, e-mail e WhatsApp, mas como não são tecnologias específicas para escolas, a maturidade digital delas continua sendo muito básica.

 

  • Estágio 2  – Mobile (Agenda Digital)

 

O estágio mobile compreende escolas que já se livraram do papel na maior parte de seus processos internos, principalmente nos voltados à comunicação escolar. Elas se comunicam com os pais por agenda escolar. Em geral, também fazem a gestão da instituição por um software específico para isso e registram a entrada de alunos por catraca eletrônica ou outros dispositivos digitais.

 


  • Estágio 3 – 360º

 

Este estágio já é um nível mais avançado. É quando a transformação digital escolar de fato começa a se consolidar em toda a instituição de ensino. As informações das equipes de trabalho não ficam fragmentadas cada uma dentro do seu respectivo software, elas são todas integradas dentro de uma plataforma única, aumentando a agilidade dos trabalhos. Os colaboradores também conseguem trocar informações entre si dentro da mesma solução.

 

  • Estágio 4 – Inteligência Artificial

 

No último estágio é quando a transformação digital se concretiza. Aqui entram em cena recursos de inteligência artificial para finalidades estratégicas, como aumento da eficiência por meio de automações via chatbots, análise do comportamento do público para aumento da retenção de alunos e previsão de cenários futuros para a criação de planejamentos táticos.

 

Diagnosticando a transformação digital escolar

 

Agora que você entendeu como é a divisão dos estágios de maturidade digital, vamos falar sobre o diagnóstico? Ele é necessário porque, como já mencionei, existem muitas variáveis que definem se a sua escola está em um estágio ou em outro. Ela pode, por exemplo, ter características do estágio mobile, como o uso da agenda digital, mas ainda utilizar papel paralelamente, que é uma característica do estágio papel. Então só mesmo um especialista que irá conseguir analisar o panorama da sua escola como um todo e diagnosticar o nível de maturidade digital dela, entendeu?

 

Conhecer o seu estágio é importante porque só sabendo onde estamos podemos traçar um caminho para onde queremos chegar. Esse é um outro ponto no qual o especialista ajudará você. Ele não apenas fará o diagnóstico da sua escola, mas também mostrará como é possível avançar para o próximo estágio e usufruir de todos os benefícios advindos dele.

 

Agora que você já tem mais informações sobre o diagnóstico de transformação digital escolar, está pronto para fazer o seu? Solicite um por aqui.

 

Leia mais
– Transformação digital para escolas: a sua instituição caminha no compasso do mundo?
– Programa de Transformação Digital M3I chega ao mercado

 

Depois de obter o seu diagnóstico, não deixe de comentar aqui no post qual é o seu estágio de maturidade digital, combinado?

 

Programa de Transformação Digital M3I

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.