facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Boas práticas no uso da ClipEscola para obter resultados extraordinários na comunicação com os pais

26 de novembro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1015 palavras, 5823 caracteres)

Se você já é um Clipper (usuário da plataforma ClipEscola) e quer saber que boas práticas são recomendadas para que a sua escola atinja os melhores resultados na comunicação com os pais, este post é para você! Elencamos aqui alguns pontos-chave de sucesso no uso da solução, e se você ainda não os aplica, já está na hora de dar esse passo e ver os benefícios da ClipEscola se multiplicarem!

 

Ahhh… agora te peguei pela curiosidade, não é? Aposto que você quer logo ver esses pontos de sucesso e saber se a sua escola ainda tem alguma oportunidade de melhoria para ter uma comunicação com os pais de excelência. Então não vou ficar mais me alongando aqui, vamos às boas práticas para o uso da ClipEscola:

 

Unificar toda a comunicação com os pais na ClipEscola

 

Como você já deve ter percebido, a ClipEscola é uma ferramenta bem completa para a comunicação com os pais, e possui funcionalidades que contemplam todos os pontos de contato entre eles e a sua instituição de ensino. Então se a sua escola usa a solução, mas ainda não se desapegou totalmente de e-mails, agenda física, comunicados de papel, ou mesmo dos grupos de WhatsApp que existiam antes, já está mais do que na hora.

 

Mudar de hábitos é algo que nós humanos temos dificuldade, mas a evolução só acontece quando fazemos isso. É importante que você tenha em mente que se a comunicação escolar continuar acontecendo por vários caminhos, as informações acabarão se desencontrando, e a falta de regras e de controle da escola ainda persistirá, mesmo que em menor grau.

 

Para ter um resultado extremamente eficaz na comunicação com os pais, reduzindo custos com recursos, aumentando a produtividade dos professores e obtendo mais engajamento, é importante que as interações sejam unificadas em um único canal.

 

Então que tal combinar com os pais e colaboradores que, a partir de determinada data, toda a comunicação ocorrerá exclusivamente pela ClipEscola, e que os outros canais de comunicação paralelos serão suspensos? É importante frisar bem com os responsáveis que mesmo que eles ainda possuam o número de WhatsApp dos professores, não deverão mais se comunicar com eles por lá, apenas pelo canal de comunicação oficial da escola.

 

Experimente usar essa dica e observe os resultados. Aposto que você vai se surpreender!

 

Estabelecer horários para retornos dos recados

 

Uma das grandes vantagens da ClipEscola é a possibilidade de restrição de horários de retorno aos recados enviados pelos pais. Você está aproveitando esse benefício? Se não está, recomendamos fortemente que passe a utilizá-lo.

 

O retorno instantâneo a todos os recados que os pais enviam a qualquer horário do dia ou da noite é algo impraticável na rotina escolar. Foi justamente para resolver esse problema que a ClipEscola foi desenvolvida com a opção de programação de horários para respostas. Assim, quando o pai envia um “Clip” fora do horário estabelecido, ele recebe uma mensagem informando-o de que o retorno ocorrerá no dia ou horário que a escola programou.

 

Bem melhor, você não acha? Restrição de horários é “vida”!!! Usando o recurso, os professores conseguem se organizar para dar as respostas em determinado período do dia, e não a qualquer hora, e não precisam se preocupar em ficar dando retornos quando estão fora do trabalho. Administrar a comunicação com os pais fica incrivelmente mais fácil assim, concorda?

 


 

Usar a opção de moderação de conversas

 

A moderação de conversas é uma outra possibilidade de ouro da ClipEscola. Ela permite que gestores e colaboradores autorizados possam intervir em qualquer grupo de conversa (só de pais, só de alunos ou só de colaboradores) e apagar mensagens com conteúdo inapropriado ou agressivo, o que impede que qualquer situação fuja ao controle da escola e avance para caminhos perigosos, como acontece nos grupos de WhatsApp.

 

Se a sua escola não está aproveitando essa vantagem, fica a dica! Afinal, não é incomum que as pessoas tenham opiniões diferentes sobre diversos assuntos, que acabam entrando em choque e resultando em discussões que se agravam mais e mais. A moderação é um recurso que permite à instituição de ensino cortar essa situação pela raiz. E o mesmo pode ser feito em casos de bullying. Então, aproveite esse recurso!

 

Programar o calendário de eventos do ano com antecedência

 

Você já deve ter notado que a ClipEscola te permite colocar na funcionalidade de Calendários os eventos planejados para o ano inteiro, não é? E você adota essa prática? Se não o faz, deveria, pois as datas são sincronizadas com a agenda do celular dos pais dos alunos, e se eles conseguem saber com antecedência todos os compromissos escolares que terão ao longo do ano, fica muito mais fácil que se organizem para estar presentes nas ocasiões.

 

Alguns pais e responsáveis têm compromissos de trabalho que são planejados com antecedência, mas se eles já souberem meses antes que haverá na mesma data um evento escolar do filho, podem conseguir reorganizar a agenda para comparecer à ocasião. Então proporcione essa facilidade a eles. Assim, ficarão gratos e as atividades festivas da escola terão ainda mais adesão. Pratique essa ideia!

 

Leia mais
– Comunicados personalizados: 5 dicas matadoras para uma comunicação visual incrível
– Qual a vantagem de fazer toda a comunicação por um único canal?

 

Essas são as nossas orientações de boas práticas para o uso da ClipEscola. Quais delas a sua instituição de ensino já adota atualmente? Comente aqui!

 

Infográfico - Atividades que você pode melhorar na sua escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of