fbpx Skip to content
ClipEscola e o Novo Ensino Médio

COMPARTILHE

13 de agosto - 2021

ClipEscola e Novo Ensino Médio: confira tudo o que a solução oferece para te ajudar a cumprir com as exigências da reforma

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1304 palavras, 7319 caracteres)

Você é gestor de uma escola que possui ensino médio? Então sabe que o desafio que tem pela frente não é pequeno, certo? A reforma exige grandes mudanças, e para se adaptar a elas, o melhor é ter toda a ajuda possível, não é mesmo? Para isso, você pode contar com a Clip! Temos soluções que serão uma “baita mão na roda” para o cumprimento das exigências e para as necessidades que surgirão no dia a dia.

 

Venha, vamos dar uma olhada nos recursos que mais vão te ajudar na implementação do novo ensino médio:

 

Sala de Aulas Virtuais

 

Acredito que o seu maior desafio seja o aumento da carga horária, acertei? Não é para menos, afinal, as escolas terão que ampliar a carga horária de 800 para 1 mil horas anuais até 2022, e depois disso, gradualmente, para 1.400 horas, o que significa sete horas diárias de aulas. Ou seja, aos poucos, todas as escolas de ensino médio se tornarão de período integral.

 

Como as nossas salas de aula virtuais te ajudam nisso? Com a questão de espaço para as aulas, é claro. Afinal, na parte de itinerários formativos, uma mesma turma poderá se dividir em cinco, já que esse é o número de itinerários que cada aluno pode escolher. Haja sala de aula para tudo isso, hein? Que sorte que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio permitem que uma parte dessa jornada ocorra por EaD, como já explicamos neste outro artigo.

 

Isso significa que podemos te ajudar nesse desafio com as salas de aula virtuais que disponibilizamos na nossa plataforma. Em vez de você fazer reformas na estrutura física da sua instituição para que ela comporte mais salas, basta você migrar uma parte dessa “carga horária extra” para o meio virtual.

 

E nem se preocupe com qualidade, viu? Isso as nossas salas têm de sobra! Elas vêm acompanhadas de um Ambiente Virtual de Aprendizagem super completo. Olha só todas as possibilidades:

 

  • Realização de aulas ao vivo (síncronas)
  • Interação com o professor por voz ou por chat
  • Envio de aulas gravadas (assíncronas) sem consumo de memória
  • Envio de materiais em diversos formatos de maneira categorizada por disciplina
  • Recebimento de deveres e trabalhos com controle automático de entregas
  • Aplicação de provas com perguntas abertas ou fechadas
  • Correção automática de provas de questões fechadas
  • Comunicação com os alunos para tira-dúvidas
  • Grupos moderados só de alunos
  • Fóruns de discussão de conteúdos

 

Deu para notar que qualidade de ensino online não será um problema com as nossas salas, não é mesmo? Veja aqui uma apresentação completa desse recurso.

 

Agenda Digital 

 

Se comunicação escolar já era importante antes, imagine então agora, com o novo ensino médio. Afinal de contas, o tempo em que o estudante passa na escola (seja física ou virtualmente) vai aumentar muito em 2022, e nos próximos anos, vai quase dobrar. Com a ampliação desse vínculo escola-aluno, há muito mais informações a serem comunicadas aos pais e aos próprios estudantes, você não acha?

 

Então, se atualmente você considera a comunicação escolar da sua instituição caótica, é bom resolver isso bem depressa, né? Imagine como será implementar tantas mudanças e enfrentar tantos desafios com uma comunicação desestruturada? Será o caos total, concorda?

 

Conseguimos resolver tudo isso para você também! Além das salas virtuais, a Plataforma ClipEscola conta também com a agenda digital mais completa que há no mercado. Todos os pontos de contato entre pais, alunos e escola são contemplados por ela, o que permite a eliminação total da agenda física, do mural de recados, do telefone, de aplicativos de mensageria e de qualquer outro canal que a sua escola possua para a comunicação escolar.

 

E há um recurso da agenda, em especial, que vai te ajudar como você nem imagina. É a parte de Calendários. É possível criar calendários tanto por área quanto por funcionalidade e ainda restringir o público que tem acesso a cada um deles. Alguns exemplos de calendários são: de uso do espaço físico da escola, de reserva de equipamentos, de reuniões, de atendimento aos pais, etc.

 

Você percebe como isso te ajudará com o novo ensino médio? Pense… mais tempo de aula significa mais uso de equipamentos disponíveis na escola e também de laboratórios e outros espaços. Essas reservas de multimeios e espaços precisam ser organizadas em algum lugar, não é? Do contrário, a bagunça irá se instaurar nas rotinas. Então, o nosso recurso de Calendários, presente na agenda digital, te ajudará nessa frente também! Muito legal, né? Saiba mais sobre a agenda digital por aqui.

 

Comunicação Interna

 

Outro módulo da Plataforma ClipEscola que pode te ajudar muito no dia a dia durante o novo ensino médio é o de Comunicação Interna. Por ele, a escola consegue se comunicar com todos os colaboradores e também com os fornecedores. 

 

Se o recurso já tem grande utilidade em tempos normais, imagine então quando o EaD entrar de vez no ensino médio (o que a reforma permite) e a instituição precisar se comunicar com professores que nem estão na escola fisicamente? Afinal, esse formato possibilita que a instituição contrate até educadores de outras cidades, estados ou países. A comunicação com eles, no entanto, precisa ser eficaz, e o nosso módulo possibilita isso!

 

Por ele, a escola consegue enviar comunicados a todos os colaboradores e ainda categorizar os envios por assunto, como por exemplo: “comunicados internos”, “folhas de pagamento”, “reuniões internas”, etc. Os colaboradores também podem entrar em contato com setores específicos da escola e até interagir entre eles. Caso a instituição tenha também o módulo de salas virtuais, dá até para realizar reuniões online com todas as equipes.

 

Notou como isso pode ser útil em um cenário no qual muitos colaboradores trabalharão para a escola de forma remota, especialmente os professores do itinerário formativo de ensino técnico/profissionalizante? Se você não tinha pensado nesse aspecto ainda, agora já te dei a letra! Saiba mais sobre o nosso módulo de comunicação interna por aqui.

 

Finalizando

 

Você viu que não está sozinho nesse desafio de implementação do novo ensino médio, não é? Nós da Clip estamos aqui para te dar todo o suporte tecnológico de que você precisa. Além disso, oferecemos também treinamento aos colaboradores para o uso da nossa plataforma e um ambiente de EaD fixo no qual eles poderão realizar consultas sempre que tiverem qualquer dúvida.

 

Disponibilizamos também mais informações sobre a reforma do ensino médio em artigos do nosso blog e neste webinar, que apresenta inclusive o case de uma escola que já está se adequando às mudanças. Então lembre-se, estamos juntos nessa, pode contar com a Clip!

 

Leia mais
– Reforma do Ensino Médio: entenda o que muda
– Novo Ensino Médio: o EaD como solução para o aumento da carga horária

 

O que você acha de marcarmos uma reunião para você saber mais sobre as nossas soluções para o novo ensino médio? Basta solicitá-la por aqui.

 

CTA_Webinar - Novo Ensino Médio

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.