fbpx Skip to content
Sala de Aula Virtual ClipEscola

COMPARTILHE

01 de abril - 2021

Sala de Aula Virtual ClipEscola: desvende todas as possibilidades que ela oferece para o ensino remoto e híbrido

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1232 palavras, 7098 caracteres)

Sala de aula virtual é um termo que já se consolidou no vocabulário do ensino básico. A educação ainda dependerá do recurso como alicerce por um tempo considerável, visto que estamos em meio a um cenário pandêmico prolongado e sem uma previsão certa de final. Portanto, todos os caminhos levam à profissionalização do ensino remoto e híbrido, já que disso depende a qualidade da educação ofertada. É por esse motivo que hoje você desvendará todas as possibilidades da Sala de Aula Virtual ClipEscola!

 

A Sala de Aula Virtual ClipEscola vem acompanhada de um ambiente virtual de aprendizagem completo, com todos os recursos para qualquer necessidade pedagógica. Vamos conferir todas as possibilidades em detalhes? Me acompanhe!

 

Transmissões ao vivo

 

A transmissão ao vivo é um dos principais recursos das aulas remotas e híbridas, pois permite a realização de aulas síncronas, ou seja, em tempo real. É a experiência mais próxima da aula física, já que traz a possibilidade de interação entre alunos e professores.

 

Na Sala de Aula Virtual ClipEscola, as interações nas transmissões ao vivo são por vídeo ou por chat. Por vídeo é só na hora em que o professor permitir, para evitar aquele burburinho fora de hora que muitas vezes atrapalha a aula. Por chat, a princípio, está liberado, mas o professor consegue desativar o recurso se achar necessário. 

 

Pela sala o educador também consegue fazer o compartilhamento de tela, podendo exibir apresentações, vídeos e até fazer uso da lousa virtual!!! Resumindo, é praticamente como “teletransportar” a sala de aula para dentro da casa do aluno, mas com algumas vantagens adicionais! 

 

O acesso é incrivelmente simples. Pode ser feito pelo celular, tablet ou computador. Os estudantes recebem um “Clip”, clicam no botão “Entrar na Sala Virtual” e escolhem se querem ingressar com ou sem vídeo, que no caso é com câmera aberta ou fechada. Prontinho, o aluno já entrou na sala de aula virtual! Bem molezinha né? Qualquer um tira de letra!

 

Talvez você esteja pensando: “ah, mas que trabalho, vou ter que enviar uma aula a cada dia?”. É claro que não! Pensamos no lado do professor também né. Basta deixar as aulas agendadas para cada turma, e os convites de participação serão encaminhados aos alunos automaticamente!

 


Envio de aulas gravadas

 

A sua escola curte mais as aulas assíncronas (gravadas)? Sem problemas, pela ClipEscola, tudo pode! Nesse caso, há algumas opções para você. Uma delas é fazer uma gravação dentro da Sala de Aula Virtual ClipEscola. A gravação fica disponível por 30 dias dentro do diretório da turma, então é só enviar uma notificação aos estudantes já com a pastinha do diretório anexa pela funcionalidade “Clip”!

 

Outra possibilidade é enviar um vídeo direto aos alunos. E nem precisa se preocupar que não vai consumir memória do celular deles, tá? Fica tudo salvo em nuvem!

 

Quer mais opções? Tudo bem! Sabe o que mais dá para fazer? Se você tiver a aula em um link online fora da ClipEscola, basta enviá-lo à turma via Clip. Possibilidades é o que não faltam na nossa solução!

 

Confirmação de presença

 

Frequência escolar é um ponto importante. Quer saber se os seus alunos estão participando das aulas? Há duas maneiras de fazer isso. Uma delas é realizando a chamada normalmente por voz ou por chat durante as transmissões ao vivo. É claro que isso só funciona para aulas síncronas, como você deve ter percebido.

 

Há uma forma mais prática, que funciona para aulas síncronas e assíncronas e que não consome tempo de aula. Sempre que o aluno clica no botão para entrar na Sala de Aula Virtual ClipEscola, esse clique fica registrado. Depois, é só baixar a lista de todos os alunos que clicaram no botão dentro do período da aula. Essa opção funciona até se o link enviado à turma for externo, sabia? Baita vantagem, hein?

 

Deveres de casa

 

É claro que a parte de tarefas para a casa não poderia ficar de fora da Sala de Aula Virtual ClipEscola. Você ainda não percebeu que nós pensamos em tudo? Pois é, vá se acostumando! 

 

Sabia que pela nossa sala o professor consegue até controlar o prazo de entrega das atividades? Sim senhor! A cada tarefa que o educador cria, ele consegue adicionar um prazo de entrega. Depois, e só acompanhar o status de cada atividade, bem como a relação dos alunos que já entregaram e a dos “atrasadinhos”.

 

Os estudantes conseguem visualizar todo o calendário de tarefas e os prazos. Podem também acessar materiais de apoio enviados pelo professor dentro do diretório da disciplina e até rever aulas gravadas. A entrega das atividades pode ser feita em diversos formatos, e até usar arquivos do GSuite. É facilidade que não acaba mais!

 

Tira-dúvidas

 

Dúvidas sempre aparecem em um momento ou outro. Sabe como resolvemos essa questão na ClipEscola? Com um canal direto de tira-dúvidas entre o aluno e o professor! Quando o estudante estiver com dificuldades na disciplina, pode fazer perguntas ao educador pela agenda de recados ou pelo recurso de atendimento professor. O legal é que ele não ficará com vergonha de perguntar, pois nenhum coleguinha estará vendo!

 

É claro que tomamos todos os cuidados para que isso não vire uma bagunça, quanto a isso, fique tranquilo. A escola pode estipular horários de respostas a essas dúvidas levando em consideração a disponibilidade de tempo do professor. Assim, tudo fica bem organizadinho e eficiente!

 

Há uma outra possibilidade também. A Sala de Aula Virtual ClipEscola possui o recurso “Fórum”. Lá toda a turma participa, e as dúvidas podem ser tiradas não apenas pelo professor, mas por outros colegas também. É a conhecida “aprendizagem colaborativa”, um conceito muito em alta nos tempos atuais.

 

Provas

 

Sim, você não leu errado, a Sala de Aula Virtual ClipEscola contempla até a parte de provas online! Nós temos um modelo pronto de avaliação no qual o professor cria questões, atribui pesos a elas e o resultado das provas é calculado automaticamente para os educadores.

 

É claro que o cálculo automático só ocorre com perguntas de múltipla escolha, mas essa não é a única opção existente. O nosso modelo de prova é totalmente personalizável, então é possível sim incluir perguntas abertas também. E não para por aí! Se o professor quiser, pode até solicitar redações. Basta, para isso, incluir um campo de resposta longa. Ou seja, tudo o que você precisar para as suas avaliações, nós temos!

 

Leia mais
– Como a ClipEscola pode ajudar no enfrentamento do Covid-19 nas instituições
– Como evitar aglomerações na hora da saída e atender aos protocolos retorno

 

Percebeu o nível de qualidade de ensino que é possível oferecer com a Sala Virtual ClipEscola? Solicite mais informações sobre o recurso agora mesmo por aqui.

 

CTA - Infográfico - Sala de Aula Virtual ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.