fbpx Skip to content
Comunicação Digital

COMPARTILHE

15 de março - 2022

Comunicação Digital: como a escola pode ter um relacionamento de excelência com o público

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1688 palavras, 9592 caracteres)

O bom relacionamento com as famílias dos estudantes é um ponto crucial para a fidelização do público, concorda? Você sabe também que a comunicação escolar é o meio no qual esse relacionamento é cultivado, certo? Então, esse é um aspecto que requer especial atenção da sua escola, pois lá na ponta, ele impactará na retenção de alunos. Por isso, hoje você vai entender como a comunicação digital é capaz de proporcionar uma experiência memorável ao seu público, resultando em um relacionamento de excelência!

 

Primeiramente, é preciso pontuar que quando falamos em comunicação digital, não estamos falando de qualquer tipo de comunicação digital, e sim daquela que já foi desenhada tendo em mente todas as necessidades do segmento escolar, ou seja, a agenda digital. Veja tudo o que ela proporciona ao seu público, gerando nele o tão buscado “Efeito WOW”.

 

Facilidade para os pais visualizarem os comunicados

 

Como certamente você já percebeu, a agenda de papel não é nada prática. Os pais só conseguem visualizar os comunicados da escola à noite, quando chegam do trabalho. Depois de um dia corrido, é até compreensível que esqueçam de fazer a conferência, o que aliás, acontece bastante, não é mesmo?

 

Já quando a escola usa comunicação digital, os recadinhos chegam diretamente no app da agenda, que fica instalado no celular. Os pais recebem uma notificação push e já sabem que a instituição enviou alguma informação. Eles conseguem fazer a conferência na mesma hora, pois o celular está bem na palma da mão. Você há de concordar, é uma praticidade incomparável!

 

Não são só os pais que se beneficiam da agilidade da agenda digital. Para a escola, é só facilidade também! Na hora em que os responsáveis conferem o recado, a instituição de ensino já consegue confirmar a leitura em tempo real, e não há como os pais desabilitarem essa opção. É possível até obter estatísticas gerais de recebimentos e visualizações. A agenda de papel fica “no chinelo”, não é?

 

Todos os responsáveis conferem o que a escola envia

 

Me diga, você acha que todos os responsáveis pelo aluno conferem os recados da escola na agenda física? Falando francamente, você sabe que já é difícil um deles fazer a conferência, não é? Imagine então os dois pais ou outros familiares. Vamos concordar que isso não acontece, certo?

 

Na comunicação digital, a realidade é outra. A escola consegue cadastrar todos os responsáveis no app da agenda: pais, avós, tios, etc. Todos os responsáveis cadastrados recebem os comunicados da instituição. Então, a família inteira acaba se engajando com a escola, se sentindo pertencente à comunidade escolar.

 

Isso faz muita diferença, principalmente para pais separados. Se a comunicação é física, só quem mora com o aluno tem a oportunidade de fazer a conferência. Já se ela é digital, os pais podem até morar em países diferentes, mas ambos recebem os comunicados da escola. Muito bacana, não é?

 

 

Envio de arquivos multimídia

 

Não tem como enviar fotos e vídeos das atividades em sala de aula e dos passeios escolares pela agenda de papel, não é mesmo? Muito menos, materiais de apoio em formato multimídia. Se a sua instituição faz a comunicação escolar pela agenda física, certamente acaba tendo que recorrer a algum outro canal para fazer esses envios, ou então, simplesmente desiste de fazê-los.

 

Se um outro canal é empregado, isso significa que a comunicação escolar fica fragmentada, pois os recados vão por um local, e as fotos e vídeos, por outro. Além disso, esse “canal de apoio” provavelmente não é um recurso oficial de comunicação da escola, certo? Aposto que, depois de um tempo, fica até difícil localizar as fotos e vídeos que foram enviados, acertei?

 

Pois bem, esse é um problema que tem solução. Basta aposentar o papel e trocá-lo pela comunicação digital feita por meio do app de agenda. Por lá é possível não apenas enviar comunicados, mas também fotos, vídeos, arquivos em pdf, apresentações em power point, etc. E o melhor é que tudo fica salvo em nuvem, sem consumir memória do aparelho dos responsáveis. É vantagem atrás de vantagem, não é?

 

Contato direto de cada área da escola com os pais e vice-versa

 

Vamos falar de um outro aspecto em que a comunicação digital deixa a de papel “comendo poeira”. Pelo aplicativo de agenda é possível criar categorias para cada área da escola, deixando a comunicação ainda mais organizada. Assim, cada time da instituição de ensino pode entrar em contato com os pais para tratar de assuntos pertinentes à sua competência. O financeiro, por exemplo, pode contatar os responsáveis para tratar de negociação de mensalidades atrasadas.

 

Os pais também podem entrar em contato com a área específica da escola que querem falar. Se eles precisarem atualizar informações cadastrais, por exemplo, podem contatar diretamente a secretaria da instituição. Vale lembrar também que a resposta a eles ocorre dentro de horários predeterminados pela escola, sem aquela “afobação” de resposta instantânea.

 

Você percebe quanta organização e eficiência é possível obter com a comunicação digital via app de agenda? Esse exemplo que citamos facilita muito a vida dos pais e da escola, e é impossível estruturá-lo de maneira analógica. São facilidades assim que vão aumentando cada vez mais a satisfação do público, o que resulta em retenção, indicações e avaliações positivas. Então, fica a dica!

 

Facilidade para confirmar participação em eventos e se lembrar deles

 

A comunicação digital é uma “mão na roda” quando o assunto são os eventos escolares. Os pais recebem a comunicação do evento bem na palma da mão e já conseguem confirmar na hora se irão participar ou não. A escola também consegue acompanhar em tempo real quem já confirmou presença.

 

As facilidades não param por aí! Para driblar os esquecimentos, a agenda digital envia lembretes automáticos aos pais conforme a proximidade do evento. E o melhor… todos os responsáveis pelo aluno recebem essas notificações no celular. Então, me diga você, qual é a chance de a família se esquecer? Bem perto de zero, né?

 

Já na agenda de papel, é bem complicado. Os pais têm que lembrar de conferir o comunicado da escola sobre o evento e confirmar manualmente a participação. Do dia em que o comunicado é enviado até o dia do evento, mil coisas já aconteceram na vida dos responsáveis, e é preciso ter uma memória muito boa para lembrar do evento, não é assim? Bem… não quero dizer nada… mas até aqui a comunicação digital está ganhando de lavada, concorda?

 

Desburocratização das autorizações a terceiros

 

Normalmente há bastante burocracia na autorização para um terceiro retirar a criança na escola. Os pais costumam indicar quem está autorizado lá no início do ano, e se um imprevisto surge e eles precisam que uma outra pessoa vá buscar o estudante, é bem difícil informar à escola essa autorização de última hora.

 

Com a comunicação digital via app de agenda, a burocracia é praticamente zero, e sem nenhum prejuízo para o fator segurança. Os pais só precisam colocar alguns dados no aplicativo, como nome, CPF e foto da pessoa que autorizam que faça a retirada da criança. A instituição de ensino receberá esses dados automaticamente. Assim, a escola conseguirá identificar com muita facilidade se quem veio buscar o pequeno é realmente a pessoa que foi autorizada.

 

Você percebe como um processo ágil assim pode facilitar a vida corrida dos pais dos seus alunos? Afinal, sempre pode haver a necessidade de uma autorização de última hora, e só a comunicação digital permite que as coisas sejam feitas nessa velocidade e sem perda da segurança. A experiência do público, é claro, é inigualável!

 

Qual agenda escolher para a comunicação digital da minha escola?

 

Até aqui você já percebeu que a agenda de papel passa vergonha quando o assunto é excelência no relacionamento com o público, não é? Então agora que já ficou bem claro que a comunicação digital é de longe a melhor escolha, está na hora de falarmos sobre qual aplicativo de agenda é a melhor opção para a sua escola.

 

Todas as possibilidades que você leu neste artigo estão presentes na Agenda Digital ClipEscola. Na verdade, há até muito mais que eu nem te contei, como biblioteca de templates personalizados, agendamento de disparos, revisão de mensagens, captura de imagens pela própria solução, etc. Confira todos os recursos da agenda digital por aqui.

 

Vou te contar mais. A ClipEscola permite que a sua instituição percorra um caminho gradual de amadurecimento digital, caso queira. Nele, a agenda digital é o primeiro passo, mas caso a sua escola deseje avançar mais depois, é possível ir além na jornada, percorrendo outros estágios e aderindo a recursos capazes de facilitar as rotinas da escola inteira, como comunicação interna, assistente de recebimentos e cobranças, captação de alunos, etc. Veja a jornada completa aqui.

 

Leia mais
– Agenda: compare a de papel com a digital e descubra qual é a melhor opção
– Agenda Digital ClipEscola: conheça os principais recursos da solução

 

Percebeu como a comunicação digital é vantajosa, não é? Então agora só falta você escolher a melhor agenda digital. Faça isso por aqui.

 

CTA_Agenda Digital ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.