Skip to content
Tarefas escolares

COMPARTILHE

20 de Maio - 2019

Tarefas escolares: como potencializar o aprendizado do seu aluno com materiais de apoio multimídia

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1699 palavras, 10096 caracteres)

As tarefas escolares nunca tiveram uma alta popularidade entre as crianças, e ao longo da história foram alvo de inúmeros debates, por vezes chegando a ser proibidas. O fato é que elas vigoraram, e hoje estão profundamente arraigadas no cotidiano escolar. O motivo é simples: a assimilação de conteúdos é maior quando o assunto é revisto.

 

E se o objetivo das tarefas escolares é a fixação do aprendizado, por que então não potencializar esse efeito? Materiais multimídia cumprem bem essa missão, e no post de hoje você vai entender o porquê!

 

Como materiais multimídia são benéficos ao aprendizado?

 

Você que é educador provavelmente sabe que as pessoas não aprendem todas da mesma forma, certo? Algumas têm mais facilidade de aprender vendo, outras ouvindo e outras lendo. Nos métodos tradicionais de ensino, entretanto, as aulas costumam ser iguais para todos, então em sala de aula a criança pode não ter a oportunidade de aprender pelo canal sensorial no qual o seu potencial máximo de aprendizagem reside.

 

É aí que entra a relevância das tarefas escolares com o apoio de materiais multimídia. Esse tipo de recurso atinge o aluno por canais multissensoriais, alcançando as suas fortalezas de aprendizagem e estimulando o crescimento de múltiplas conexões neurais. Pesquisas apontam que o contato desde a infância com um ambiente sensorialmente enriquecedor pode impactar nas capacidades cognitivas e em memórias futuras.

 

Além disso, materiais multimídia trazem mais possibilidades de aprendizado lúdico, que favorece o desenvolvimento psíquico do aluno. O lúdico torna as atividades prazerosas, permitindo que o estudante aprenda brincando. Estimula também a capacidade criativa e imaginativa dele.

 

Convencido da importância dos materiais multimídia para o aprendizado? Então vamos ao próximo passo!

 

Que materiais posso enviar para apoio às tarefas escolares?

 

Hoje é possível encontrar na internet os mais variados tipos de conteúdo. Você pode baixá-los e enviar aos alunos, ou então disponibilizar os links a eles. É interessante variar os formatos, para enriquecer a cada dia a experiência do estudante. Veja algumas sugestões de materiais multimídia que você pode enviar:

 

  • Infográficos

 

Infográficos são materiais que permitem esquematizar a informação de maneira visual, facilitando o entendimento do assunto. Embora os infográficos multimídia não sejam tão abundantes quanto os estáticos, pesquisando bastante você consegue encontrá-los, sobretudo se buscar pelo assunto não somente em português, mas em inglês e espanhol também.

 

Talvez você nunca tenha visto um infográfico multimídia, então eu te trouxe alguns exemplos:

 

Transformações Sociais no Brasil

 

4 anos para salvar a água de Bogotá

 

A química das pilhas e baterias

 

Que tal buscar por conteúdos nesse formato que complementem o assunto que você abordou em aula e mandá-los aos alunos como material de apoio para as tarefas escolares? Você as tornará algo tão estimulante que corre o risco até de os estudantes começarem a pedir deveres para você!

 

  • Vídeos

 

Videoaulas também são materiais muito interessantes para você enviar. Elas permitem que o estudante possa ver e rever o conteúdo quantas vezes quiser, e pausar nas partes que ficar com dúvida para assistir novamente. Você pode gravar as suas próprias aulas ou enviar videoaulas complementares.

 

Outra opção é mandar outros tipos de vídeos educativos, que agreguem ao conteúdo que você ensinou. Você pode vinculá-los a alguma tarefa escolar, como por exemplo uma redação sobre o assunto abordado no vídeo; ou criar perguntas sobre o tema cujas respostas não sejam óbvias, fazendo o aluno refletir e desenvolver a capacidade de interpretação.

 

Veja algumas ideias de vídeos para você enviar:

 

Como calcular a raiz quadrada de 3 modos diferentes

 

Teste seu conhecimento – palavras certas e erradas

 

Latitude e longitude – resumo geografia

 

Experiências para Feira de Ciências

 


  • Podcasts

 

Podcasts estão em alta, e passar tarefas escolares nesse formato mostrará aos alunos que você está em sintonia com o que está “rolando”. Os podcasts trabalham com o sentido auditivo, uma das vertentes que devem ser atingidas dentro do seu planejamento de materiais para apoio às lições de casa.

 

Encontrar podcasts na internet é muito fácil, então busque por aqueles que tratam do assunto da sua disciplina. Eu até selecionei alguns sites com conteúdos interessantes para você começar, dá só uma olhada:

 

Deviante  – Conteúdos de ciências, química, história, entre outros.

 

Domine Inglês – Conteúdos sobre inglês.

 

Escriba Café –  Conteúdos sobre história e sociedade.

 

Anticast – Conteúdos sobre filosofia, literatura, cultura, comportamento e ética.

 

Ex Libris – Conteúdos sobre literatura.

 

  • Jogos

 

Crianças e adolescentes adoram jogos. Aprender jogando é misturar lazer com ensino, o que é o mundo ideal das tarefas escolares. Você se lembra de alguma aula que teve quando era aluno em que a dinâmica de jogos foi empregada para a fixação do conhecimento? Aposto que você se divertiu e aprendeu mais do que em aulas normais, não é mesmo?

 

A gamificação do aprendizado permite que o estudante reflita sobre as opções de escolha para a resolução de problemas, adquira conhecimento exercendo um papel ativo e sinta prazer no processo educativo. Resumindo: materiais em formato de jogos são perfeitos para as tarefas escolares, e se você ainda tem alguma dúvida, pergunte aos seus alunos o que eles acham da ideia :p

 

Para facilitar a sua vida, eu até selecionei algumas opções de jogos educativos para você enviar a eles, mas não deixe de revirar a internet em busca de games mais específicos sobre o assunto das suas aulas!

 

SmartKids – Jogos para a alfabetização.

 

Games Educativos – Jogos sobre matemática, ciências, português, geografia, e outros conteúdos direcionados ao público infantil.

 

ClickJogos – Jogos sobre matemática, alfabetização em inglês, ciências, entre outros.

 

Ludo Educativo – Jogo com mais de 5 mil questões de diferentes disciplinas do ensino médio e fundamental.

 

  • Ebooks

 

A parte textual também não poderia ficar de fora do seu planejamento de materiais para as tarefas escolares. Então, que tal enviar eBooks aos alunos? Eles podem ser lidos até pelo próprio celular!

 

Com certeza um livro em formato digital será muito mais prático para os estudantes, pois não terá o peso de uma obra de papel e nem ocupará espaço, já que ficará no celular. E como geralmente os estudantes passam um bom tempo dentro de ônibus, eles poderão até usar esses momentos para adiantar as tarefas escolares, aproveitando a facilidade de poder sacar do próprio bolso o livro que servirá de apoio à lição.

 

Veja só alguns sites com opções de eBooks interessantes que separei para você:

 

INEP – Livros para professores e estudantes de ensino médio e fundamental.

 

Domínio Público – Obras de domínio público das mais variadas categorias.

 

Biblioteca Brasiliana – 4 mil obras digitalizadas, incluindo livros dos séculos XVIII e XIX.

 

E-livros grátis – Diversos livros de história para baixar.

 

Por onde posso fazer o envio dos materiais?

 

Agora que te dei a dica de usar conteúdos multimídia para as tarefas escolares, você deve estar pensando: “mas por onde é que eu vou enviar todos os materiais?”. Já vou te ajudar com isso também.

 

O local para envios deve ser de fácil acesso aos alunos, sem a necessidade de eles terem que colocar login e senha, como acontece nos portais. O ideal é que recebam tudo pelo celular, que está nas mãos deles praticamente o tempo todo.

 

Também é essencial que a ferramenta escolhida não seja a mesma que os alunos usam para conversas informais com os amigos, ou seja, o WhatsApp. Se você não entende o motivo, já vou te explicar:

 

a) Primeiramente, eles não gostariam de ter o aplicativo de conversas instantâneas invadido por mensagens dos professores, pois para eles, esse app é só para socializar com a galera. 

 

b) Em segundo lugar, os materiais que você enviasse por lá ficariam salvos no celular do aluno, dentro da mesma pasta em que ficam todos os arquivos que ele recebe de grupos informais. Seria difícil de encontrá-los e, quando o estudante fizesse uma “limpa” na pasta, os materiais acabariam sendo excluídos junto.

 

Daí você me pergunta: “Faço o que então? Envio por telepatia???”.

 

Não, tem um outro jeito! Você já ouviu falar de aplicativo de comunicação escolar? É um recurso desenvolvido especialmente para as necessidades de instituições de ensino, e funciona como uma ferramenta oficial para as interações.

 

A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, traz até uma área destinada especificamente às tarefas escolares, intitulada “Atividades em Casa”. Por lá você consegue mandar todos os materiais multimídia de forma rápida. As videoaulas, por exemplo, são enviadas por streaming de vídeo. Tudo fica salvo em nuvem, sem ocupar nenhum espaço no celular do estudante.

 

Boa essa dica que eu te dei né? Eu sabia que você ia gostar! Se você quiser saber mais sobre isso, é só pedir informações por aqui 🙂

 

Leia mais
– 5 sites com materiais didáticos para as suas aulas
– 6 ferramentas para professores que vão facilitar a sua vida!

 

O que você achou da ideia de dar uma “turbinada” nas tarefas escolares que você passa para os alunos? Comente aqui!

 

Infográfico - Atividades que você pode melhorar na sua escola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.