facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

6 ferramentas digitais para professores que vão facilitar a sua vida!

29 de março de 2019 | 1 comentário | Categoria(s): Tecnologia da Educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1225 palavras, 7090 caracteres)

Preparado para conhecer o paraíso tecnológico dos profissionais da educação? Porque é isso o que você encontrará aqui! A lista que te apresentarei hoje contém diversas ferramentas digitais para professores. São recursos capazes de otimizar tarefas, fazer o tempo render mais e incrementar as aulas.

 

Consegui fisgar sua atenção? Ah que bom, porque isso quer dizer que você está disposto a incluir a tecnologia na sua rotina e a fazer as coisas de um jeito diferente do que faz hoje, desde que obtenha facilidades que tornem a mudança atrativa, certo? Então não vou me alongar mais aqui e te entregarei logo o que você veio buscar: a lista!

 

Venha, vamos conferir!

 

1. Plagiarisma

 

Se você acha que as facilidades digitais de hoje favorecem a prática do plágio pelos estudantes, já que praticamente qualquer informação pode ser encontrada em poucos cliques, pode até ter razão, mas detectá-la com os recursos que temos atualmente também é bem mais fácil.

 

O primeiro item da nossa lista de ferramentas digitais para professores é a prova disso. Me diga quando, na era analógica, você conseguiria identificar o plágio feito por um aluno em questão de segundos? O conteúdo plagiado poderia ser proveniente de qualquer livro, e mesmo que você desconfiasse, só conseguiria provar se encontrasse a obra em questão e achasse exatamente o trecho copiado.

 

Hoje, com a tecnologia, essa tarefa se tornou bem mais fácil para professores. Por meio de recursos como o Plagiarisma, basta que você copie um pedaço do trecho que desconfia que tenha plágio, ou então suba o arquivo inteiro, e clique no botão de verificar duplicidade. Pronto! A ferramenta detectará o percentual de plágio contido no texto e você já saberá se a sua desconfiança tinha fundamento ou não. Bem legal né? Viu como a tecnologia é sua aliada?

 

2. GoConqr

 

Quer dar aquela aula empolgante, que deixa o aluno com um gostinho de quero mais? Então inclua recursos digitais nelas! O GoConqr, por exemplo, permite que você crie uma série de materiais interessantes para trabalhar em sala, como mapas mentais, flashcards, quizzes e slides.

 

Se você preferir usar recursos prontos, opções não vão faltar. A ferramenta possui uma biblioteca com 9 milhões de materiais criados pelos membros, e eles podem ser usados de forma gratuita! E sabe o que mais dá para fazer por lá? Acompanhar o progresso do aprendizado dos estudantes, analisando o resultado obtido com cada recurso. Curtiu as possibilidades? Então fica a dica!

 

3. ClipEscola

 

Otimizar o tempo das suas aulas para que elas se tornem mais produtivas é o que realmente importa para você? Então esta ferramenta é o seu Santo Graal! Sabe por quê? Porque ela te livra de tarefas extremamente manuais, como a anotação de recados na agenda de cada aluno e a conferência de respostas.

 

Vai dizer que essa função não consome um bom tempo das suas aulas? Em uma turma de 30 alunos, só essa tarefa rouba 27 horas por mês do tempo produtivo dos professores. Pense, são 27 horas a menos de conteúdos ministrados. Se você multiplicá-las então pelo número de meses do ano letivo, vai se assustar com a quantidade de tempo útil que é desperdiçado.

 

Com a ClipEscola os recados aos pais são enviados virtualmente e chegam direto no celular deles. Você pode fazer isso tanto de forma massiva, disparando um único recado para todos os pais da turma, quanto individual, enviando uma informação específica para o pai de um só aluno. Também não é necessário dispender tempo com conferências, pois a visualização é automática. Portanto, o tempo que você dedica hoje à agenda poderá ser empregado em atividades mais produtivas.

 

E se o seu medo é de que os pais comecem uma conversa ininterrupta, como acontece no WhatsApp, fique tranquilo. O recurso traz a possibilidade de restrição de horários, então se os responsáveis enviam um recado fora do período estipulado, recebem uma mensagem avisando em qual momento ele será respondido.

 

E sabe do que mais? A otimização de tempo é só uma das várias vantagens que a ferramenta te traz. Com ela você também vai conseguir enviar materiais, videoaulas e tarefas diretamente para o celular dos seus alunos; trocar informações com outros colaboradores da escola; entre muitas outras possibilidades. Viu como eu não menti quando disse que ia te apresentar a ferramentas digitais que facilitariam a sua vida?

 


4. Educreations

 

Você possui um iPad ou a escola em que trabalha disponibiliza um para os professores? Então esse recurso poderá ser muito útil nas suas aulas! Com ele o aparelho se torna uma lousa virtual, e todas as anotações que você fizer poderão ser gravadas e compartilhadas com os alunos.

 

Isso quer dizer que não haverá a necessidade de eles anotarem no caderno tudo o que está escrito na lousa, pois receberão as informações depois. Assim, poderão prestar mais atenção nas suas explicações, já que não estarão com a atenção focada no registro de dados. Bem diferente do tempo em que o dedo dos alunos chegava a ficar com calo de tanta anotação, não é?

 

5. Coggle

 

Sabe aqueles fluxogramas, gráficos e diagramas que muitas vezes são usados para esquematizar as informações? É possível criá-los de forma bem prática usando o Coggle. É tão fácil que até a elaboração de estruturas complexas é feita de maneira bem simples e intuitiva.

 

Os esquemas visuais podem ser construídos para praticamente qualquer coisa, e fornecem um bom material para todas as disciplinas. Além disso, também podem ser compartilhados com os alunos, para que eles consigam rever o conteúdo em casa e estudar para provas. Então, que tal você chegar em aula com essa novidade? Seja um professor de iniciativa!

 

6. Trello

 

Os metódicos vão adorar esta ferramenta. Embora não seja um recurso exclusivo para professores, ele é muito útil para vocês se organizarem. Ali é possível criar cards com tarefas, colocar prazos de entrega, fazer checklists de etapas do trabalho, anexar arquivos, colocar etiquetas com o status da atividade e adicionar membros.

 

Viu que legal? Tanta organização não está te dando até uma vontade de arrumar um quadro torto na parede? E o mais interessante do Trello é que você pode ter um board só para as suas atividades e outros para cada uma das suas turmas. Neles você conseguirá, por exemplo, administrar trabalhos em grupo, interdisciplinares e quaisquer outras entregas que os alunos tenham que fazer. Tudo ficará organizadinho na sua tela. Não é o máximo?

 

Leia mais
– 5 sites com cursos para a atualização profissional de professores
– Conteúdos para ensino infantil: 5 sites que vão te ajudar a ensinar usando o lúdico

 

Qual item da lista de ferramentas digitais para professores você mais gostou? Comente aqui!

 

Infográfico - Atividades que você pode melhorar na sua escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciane chrisanto Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciane chrisanto
Visitante
Luciane chrisanto

Boa-tarde Eu ate mexo na tecnologia mais nao conhecia Trello eu vou procurar um vizinho que e especialistas na area TI .Obrigada dona vanessa por esta oportunidade de aprender com sua página.