facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Educação continuada: 5 sites com cursos para a atualização profissional de professores

14 de janeiro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1020 palavras, 6001 caracteres)

Você já deve ter ouvido diversas vezes a expressão “o mundo está mudando”. Ele sempre esteve, não é de hoje. Mas você reparou na velocidade com que as transformações acontecem atualmente? A marcha da mudança nunca foi tão acelerada, e o campo da educação não fica de fora dela. Se antes as inovações chegavam nas instituições de ensino de forma tímida, hoje elas entram pela porta da frente. Com isso, a zona de conforto se tornou um local praticamente inabitado por professores que querem se manter em sintonia com o mercado, e educação continuada virou palavra de ordem.

 

Educação continuada são os esforços do profissional para se manter atualizado em sua área de atuação. É a busca por um aperfeiçoamento constante, tendo em mente que o aprendizado não se encerra com a formação, mas segue por toda a vida.

 

Para te ajudar na sua jornada de aprimoramento, elaboramos uma lista de sites com diversos cursos de atualização profissional para professores. Vamos conferir?

 

1. Mídias na educação

 

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o programa “Mídias na educação” visa capacitar o professor para o uso de diversas tecnologias da informação e da comunicação para que possa incorporá-las em sala de aula.

 

Com uma carga horária total de 660 horas/aula divididas em três ciclos – básico (120h), intermediário (180h) e avançado (360h) – você sairá do programa praticamente um “ninja” em mídias no ensino.

 

E se o que te impedia de buscar uma educação continuada era tempo ou dinheiro, isso não será mais problema. O curso é gratuito e totalmente online, ou seja, você pode fazer dentro do seu tempo, um pouquinho por dia, e sem ter nenhum custo com isso. Aposto que você já está até se imaginando um professor multimídia hein? Só depende de você!

 

2. Estude sem fronteiras

 

O programa “Estude sem fronteiras”, da Faculdade Metropolitana, não é gratuito como o anterior, mas disponibiliza uma farta variedade de cursos de educação continuada. São exatamente 148 opções divididas entre as 12 subcategorias do projeto.

 

Além de possuir alternativas para diversos interesses, a questão “tempo” também apresenta várias possibilidades. A carga horária dos cursos varia entre 30 e 340 horas/aula, e eles ocorrem por meio de videoaulas e livro-texto.

 

E se a chance de atualizar seus conhecimentos não for incentivo o suficiente para você “colocar a mão no bolso”, há outro. Os certificados reconhecidos pelo MEC que os cursos oferecem podem ser usados para melhorar a pontuação em concursos públicos e progredir em planos de carreira. Então, vale a pena analisar a possibilidade!

 


3. Apoio ao Professor

 

Se você se sente perdido diante de tantas inovações tecnológicas que estão chegando na educação, ou mesmo se essa é a sua “praia”, mas a sede de saber está pedindo mais, encontrei a opção ideal para você!

 

O “Apoio ao Professor” é uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação, e disponibiliza cursos de educação continuada com o tema Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental. São quatro opções totalmente gratuitas e com aulas online. Cada curso tem 12 horas de duração.

 

O objetivo é que professores como você desenvolvam a habilidade de incluir novos recursos tecnológicos no planejamento pedagógico, agregando à qualidade das aulas. A tecnologia na aprendizagem é trabalhada em quatro vertentes: novas plataformas, políticas educacionais, aspectos filosóficos e didática aplicada. Se identificou? Então agora é só dar o start!

 

4. Ensino Digital

 

O portal Ensino Digital, mantido pela Uníntese, oferece mais de 30 cursos de educação continuada, alguns gratuitos e outros não, com temas ligados principalmente à inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno. Entre eles estão: “Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”, “Conhecendo Libras”, “Braille” e “Transtorno do Espectro Autista”.

 

Tanto a carga horária quanto o valor dos cursos são bem variáveis. É possível encontrar cursos de 730 horas/aula e outros de 40. Há alguns cujo investimento chega a R$990 e outros que são gratuitos ou por valores como R$38, por exemplo.

 

Portanto, se esses temas mais inclusivos despertam o seu interesse, mesmo tendo pouco tempo ou pouca margem para investir você consegue se qualificar, não é verdade? Todas as aulas são a distância e no final você recebe um certificado. Bora se atualizar então?

 

5. GinEAD

 

Se você tem interesse em educação continuada, o GinEAD é um verdadeiro achado. O portal disponibiliza 173 cursos onlines gratuitos e com certificação digital. Nem todas as opções são voltadas para professores, mas muitas são, e com temáticas bem interessantes.

 

Lá você pode encontrar, por exemplo, cursos sobre: “Artes visuais na educação infantil”, “Condutas típicas na educação especial”, “Linhas pedagógicas na educação” e “Informática aplicada à educação”. E além dos que são diretamente destinados a educadores, há outros que também podem te agregar, como: “Desenvolvimento sustentável”, “Iniciação à programação neurolinguística” e “Gestão do tempo”.

 

Faça um tour pelas variadas opções disponíveis. Com certeza alguma chamará a sua atenção. Se você tem pouco tempo, há cursos com carga horária de apenas 20 horas. Já se a questão tempo é mais tranquila para você, há alternativas de 100 horas/aula. Tá esperando o que para ir lá dar uma “calibrada no cérebro”? Aprimore-se!

 

Leia mais
– 5 aplicativos que todo educador deveria conhecer
– REA: tudo o que você precisa saber

 

Pronto para iniciar a sua jornada de aperfeiçoamento profissional? Por qual curso de educação continuada você vai começar? Comente aqui!

 

Infografía - Caderneta Física x Aplicação de Comunicação

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of