facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Conteúdos para educação infantil: 5 sites que vão te ajudar a ensinar de maneira lúdica

17 de setembro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Educação

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1030 palavras, 5786 caracteres)

Crianças estão sempre ligadas no 220, não é mesmo? Com tanta energia para gastar, é um desafio fazer com que elas consigam prestar atenção em aulas mais tradicionais, no estilo “ver, escutar e anotar”, você não acha? Ainda mais que os pequenos da geração Alpha já nasceram praticamente com o celular na mão, e muitas vezes se interessam mais pelo que está na tela do que pelo mundo real. Mas então, por que não usar isso a seu favor? Que tal conhecer alguns conteúdos para educação infantil em formato digital?

 

Se a ideia lhe agradou, com certeza você vai gostar da lista que preparamos com diversas opções para você:

 

1.  EcoKids

 

Quer despertar a consciência ambiental nos seus alunos e não sabe como? Este site traz excelentes opções lúdicas para você trabalhar com esse tema.

 

Os jogos, por exemplo, que são a escolha número um de diversão da garotada, estão presentes lá em diversos formatos: quebra-cabeças; adivinhação; arcade; cruzadinhas; desenhos para colorir virtualmente; charadas; entre outros, e tudo em flash.

 

E se o que você quer é algo mais do tipo “mão na massa”, o EcoKids oferece a opção de oficinas de criação para a confecção de trabalhinhos. Mas se a sua ideia for algo visual, mergulhe no mundo das HQs e ensine desenvolvimento sustentável por meio de histórias em quadrinhos.

 

Ahhh e não esqueça… além de ensinar sobre ecologia, procure também praticar ações ecológicas, para que os pequenos se espelhem não só nas suas palavras, mas também nas suas ações. Você pode, por exemplo, poupar recursos trocando o papel pelo digital.

 

2. Educação Infantil

 

Este site vai encher os seus olhos. São tantas opções de conteúdos para educação infantil à disposição que você não vai saber nem o que escolher primeiro.

 

Se os seus alunos estão na fase de alfabetização, ali você encontra joguinhos que vão te ajudar com essa tarefa. Se quer ensinar matemática de uma forma mais fácil, que tal usar entretenimento para explicar operações de adição, subtração, divisão e multiplicação; além de sequência, lógica, contagem e outros?

 

Agora se o que você quer é melhorar a coordenação motora dos pequenos, o Educação Infantil também te auxiliará com recursos para isso! Para incentivar essa capacidade, o que não faltam são jogos com imagens fofinhas, como a da abelha, do passarinho e da joaninha.

 

E esses são só alguns exemplos do que o site oferece, explore as diversas opções com seus alunos!

 

3. Só Matemática

 

Se você é professor de matemática, com certeza vai amar esta opção da lista. As formas de aprender nesse site são tão dinâmicas que os números passarão de vilões a mocinhos.

 

Por exemplo, já passou pela sua cabeça ensinar matemática por meio de poesia? Lá você verá que isso é possível. E que tal utilizar jogos como forca, caça-palavras, dominó, enigmas e palavras cruzadas nas suas aulas? Não faça cara de espanto não… o ensino de matemática não conhece limites!

 

O Só Matemática vai além: também permite que os alunos usem simuladores, realizem exercícios online, entendam paradoxos e conheçam curiosidades matemáticas que vão ajudá-los a fixar o aprendizado de um jeito muito simples e descontraído.

 


 

4. Q divertido

 

A diversão e o aprendizado rolam soltos no site Q divertido! Ele traz informações variadas, como curiosidades sobre datas festivas, autores, personalidades históricas e artistas; além de crônicas infantis, desenhos para colorir, contos folclóricos, jogos educativos, charadas, entre outros.

 

É uma gama de possibilidades destinadas principalmente às crianças mais pequenas, que estão absorvendo o mundo e se encantando com cada descoberta.

 

E se você quer brincar com seus aluninhos, mas acha que as brincadeiras antigas caíram no esquecimento e nem lembra mais das regras delas, esse site irá reavivar sua memória! Elas estão todas lá, com instruções de como cada atividade é feita.

 

Ali podem ser encontradas orientações de como brincar de telefone sem fio, estátua, passa anel, barra-manteiga, bambolê, dança da cadeira, mímica, e muito mais. Encontre a brincadeira ideal e divirta-se com seus pequenos!

 

5. Plenarinho

 

A nobre missão do professor de formar não apenas bons profissionais para o mercado, mas também cidadãos críticos e conscientes para o mundo, ganha uma boa ajuda com o site Plenarinho. Ele é de um programa da Câmara dos Deputados para a comunidade, e traz diversos materiais educativos que visam a cidadania.

 

Você encontra, por exemplo, revistinhas como: “Uma aventura democrática”, “Turma do Plenarinho contra a exploração sexual”, “Cartilha do meio ambiente”, “Xô intolerância” “Turma do Plenarinho contra o bullying”, e outras com temáticas sociais e educativas ligadas à democracia, saúde, meio ambiente e lazer. Há também vídeos e animações, imagens, áudios, jogos e passatempos com o mesmo foco.

 

Tratar desses temas na educação infantil é importante porque é lá que a personalidade começa a se estruturar. Então fica a dica: use e abuse desses materiais nas suas aulas, tornando o conhecimento algo mais fácil e prazeroso de ser absorvido.

 

Leia mais
– REA: tudo o que você precisa saber
– 10 livros sobre tecnologia e educação que vão abrir a sua mente

 

Gostou da lista de sites com conteúdos para educação infantil que elaboramos para você? Com a tecnologia e o lúdico as aulas ficam bem mais divertidas, não acha? Comente aqui como foi a reação dos seus alunos a esses materiais.

 

eBook - A Nova Escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of