fbpx Skip to content
Lista de material escolar - entregue-a aos pais bem na palma da mão!

COMPARTILHE

14 de janeiro - 2022

Lista de material escolar: entregue-a aos pais bem na palma da mão!

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1631 palavras, 9104 caracteres)

Como a sua instituição envia a lista de material escolar? Não me diga que é de forma física, com o velho e antiquado papel. Nããããoooo!!! Sério que a sua escola ainda faz dessa maneira??? Precisamos conversar! Está na hora de começar a pensar um pouco mais na praticidade dos pais, não acha? Vem comigo, vamos falar sobre a experiência do seu público e sobre como ela pode ser melhorada!

 

Problemas com a lista de material escolar de papel

 

Primeiro ponto: o problema do papel. Vamos entender o que pode acontecer quando os pais recebem uma lista de material escolar de forma física.

 

Perda

 

Papel se perde, não é? É uma realidade da vida. Em um dia está na mão e, um mês depois, aonde foi parar? É isso que acontece quando a lista de material escolar é física. Os pais não a recebem no dia exato em que vão sair às compras, isso geralmente é feito com antecedência. No intervalo de tempo entre o recebimento e o dia de ir atrás dos materiais, muita coisa já aconteceu e ninguém sabe onde colocou o papel.

 

O que os pais fazem? Procuram, reviram a bolsa, a mochila da criança, botam a casa “de pernas para o ar” e, se nada disso resolve, entram em contato com a escola para solicitar uma outra lista. Precisava disso? Se a lista fosse digital, com certeza não.

 

Esquecimento em casa no dia da compra

 

Quando os pais dos alunos dão sorte de não perder a lista de material escolar de papel, ainda há o risco de a esquecerem em cima da mesa, no ímã da geladeira ou em qualquer outro lugar no dia em que saírem para fazer as compras. Esquecimentos são super comuns, e a lista não é exceção a eles.

 

Muitas vezes, os pais só se dão conta quando já estão na loja. Ao abrir a bolsa, cadê a folhinha? Ops… ficou em casa! Nesses casos, já é sorte se a casa for perto da loja, mas muitas vezes não é. Que transtorno, hein? E será que precisava? Não, né?!

 

Quem recebe a lista de material escolar pode não ser quem compra

 

Vamos a mais um problema do papel. Uma folhinha só fica na mão de uma pessoa por vez. Acontece que família envolve pai, mãe, tio, tia, avô, avó, etc. Então, há grandes chances de a pessoa que pegar a lista de material escolar não ser a mesma que irá comprá-lo.

 

“Qual é o problema disso?”, você me pergunta. Praticidade, meu caro. As pessoas de uma mesma família nem sempre moram na mesma casa. Se uma pegou a lista e a outra é que vai comprar os materiais, ela precisará ir até a casa do familiar que está com a lista de papel para pegá-la. Isso te parece razoável para os dias de hoje?

 

 

Vantagens da lista de material escolar pela agenda digital

 

Se o que você quer é proporcionar praticidade ao seu público, livrando-o dos problemas que viu acima, tenho duas palavras para você: 1. agenda, 2. digital. Sim, a agenda digital, que funciona por app instalado no celular, é capaz de proporcionar a melhor experiência possível ao seu público com relação à lista de material escolar. Quer entender as vantagens de fazer o envio por ela? Estão aqui:

 

Controle de recebimento

 

A primeira vantagem perceptível no envio da lista de material escolar pela agenda digital é a possibilidade de a instituição conferir em tempo real quem já tomou ciência dela. Quando algum recado é enviado aos responsáveis e eles o visualizam, a confirmação de leitura fica registrada, e nem os pais conseguem desabilitar essa opção.

 

Isso quer dizer que o recadinho enviado com a lista também terá essa confirmação automática. A escola conseguirá checar individualmente cada pai que já visualizou o recado e também poderá obter estatísticas gerais. É muito legal poder ter esse controle, não acha?

 

Sem chance de perder ou esquecer

 

Quem, nos dias de hoje, sai de casa sem celular? Ninguém, né? Então, qual é a chance de os pais perderem ou esquecerem de uma lista de material que está dentro app do celular? Não tem como, né? Nem deletar acidentalmente é possível, pois os arquivos enviados pela agenda ficam armazenados em nuvem, e não na memória do aparelho.

 

Viu a praticidade? Os pais nem precisam ficar preocupados em lembrar de pegar a lista antes de sair de casa. A qualquer momento que quiserem, só precisarão sacar o celular, acessar a lista e comprar! Mesmo se não tiverem saído de casa com essa intenção, mas se depararem com alguma promoção por aí, já poderão pegar a lista na hora e aproveitar a oportunidade. Bem melhor, não é?

 

Todos os responsáveis recebem a lista de material escolar

 

A agenda digital permite que a instituição cadastre quantos responsáveis pelo aluno quiser. É possível cadastrar pai, mãe, vô, vó, babá, etc. A lista de material escolar pode ser enviada a todos os responsáveis, então, todos a terão em seu próprio celular. Não haverá a necessidade de ninguém ter que compartilhar a lista com ninguém.

 

Então aquele problema que citamos, de a pessoa que vai fazer as compras não ser a mesma que recebeu a lista, está eliminado. Dá até para os responsáveis se dividirem por cantos diferentes da cidade para pesquisar preços e comprar cada item no lugar que for mais barato. Ou seja, a praticidade é maior, e as possibilidades também!

 

Templates personalizados

 

Sabe de outra vantagem de fazer o envio da lista de material escolar pela agenda digital? A parte estética. A agenda possui uma biblioteca de templates personalizados para diversas ocasiões, como por exemplo datas comemorativas, eventos e… LISTA DE MATERIAL ESCOLAR!

 

Quer ver que bonitinho que fica? Vou te mostrar um exemplo de template:

 

Lista de material escolar

 

Nessa imagem está o recadinho enviado com a lista de material escolar. Note que logo que o recado é enviado, a agenda já começa a mostrar para a escola em tempo real o percentual de entregas e de visualizações.

 

Lista de material escolar

 

Nessa outra imagem está a lista de material escolar aberta, na visualização dos pais. Fora esse modelo de lista, há muitos outros na biblioteca. É só escolher o que for mais a cara da sua escola!

 

Informações adicionais 

 

Com a agenda digital, a escola consegue enviar a qualquer tempo informações adicionais sobre a lista de material escolar. Se a instituição, por exemplo, quiser elaborar uma lista de locais mais baratos para a compra dos itens na região; ou o link de pesquisas realizadas pelo Procon da cidade, visando prevenir abusos nos preços dos materiais; o envio desses dados fica muito fácil com a agenda. 

 

Ações assim ajudam a cultivar o relacionamento dos pais com a escola, pois para eles, é uma vantagem a mais poder receber essas informações com a maior comodidade, bem na palma da mão, sem precisar fazer pesquisa nenhuma. Vale lembrar que, de atitude em atitude, a instituição de ensino vai fidelizando o seu público. Então, anote aí a dica!

 

Engajamento dos pais

 

Te contei que na agenda digital existe o recurso opcional de grupos moderados só de pais? Sim!!! Se a instituição quiser, ela pode habilitar essa opção, e aí os responsáveis conseguem trocar mensagens instantâneas somente entre eles, mas com o monitoramento e a moderação da escola. Então, podem usar o grupo para trocar informações sobre a lista de material escolar.

 

Os responsáveis podem, por exemplo, passar informações sobre as pesquisas de preço que estão fazendo; podem se organizar para comprar os materiais em conjunto, obtendo assim descontos de compra por atacado; podem trocar materiais usados que ainda podem ser aproveitados; etc. Esse engajamento entre os pais cria um senso de comunidade, e se qualquer conversa fugir à proposta do grupo, a escola poderá exercer moderação.

 

Por qual agenda digital enviar a lista de material escolar?

 

Sabe essas possibilidades que você viu aqui neste artigo? Elas estão todas presentes na Agenda Digital da ClipEscola. A nossa solução é a mais completa do mercado. Além de permitir o envio da lista de material escolar com todas as vantagens que conversamos, possibilita também uma comunicação escolar digital de alta qualidade em diversos outros aspectos. Veja aqui tudo o que é possível fazer somente na parte de agenda digital.

 

Se a sua escola quiser ir além, temos diversos outros módulos na nossa solução que complementam a agenda digital. Temos assistente de recebimentos e cobranças; salas virtuais; assinatura digital; captação de alunos; entre outros recursos. Confira aqui uma lista completa.

 

Leia mais
– Material escolar: itens que a escola pode e que não pode colocar na lista
– Agenda: compare a de papel com a digital e veja qual é a melhor opção

 

Percebeu como é muito mais prático entregar a lista de material escolar aos pais pela agenda digital, bem na palma da mão deles? Se quiser a nossa ajuda com isso, basta solicitá-la por aqui.

 

CTA_Agenda Digital ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.