Quais são os recursos necessários para a adesão à agenda digital escolar

Agenda Digital Escolar

A tecnologia já faz parte da realidade escolar. Cada vez mais instituições de ensino têm percebido que é possível fazer as coisas de uma forma mais ágil, eficiente e ecológica, trocando agendas físicas, circulares e recursos defasados de comunicação com os pais pela prática agenda digital escolar.

Você está sentindo que já é a hora de modernizar a comunicação da sua escola? Quer experimentar o mundo de possibilidades que a agenda digital escolar pode te proporcionar? Veja só algumas delas:

• Envio de recados digitais diretamente ao celular dos pais
  • Controle de visualizações e limitação de horários para respostas
  • Divulgação de eventos e notificações automáticas da proximidade das datas
  • Criação de enquetes com perguntas abertas ou fechadas e estatística de respostas

Se o que você leu fez os seus olhos brilharem, a agenda digital escolar é o caminho! Então agora vou te mostrar o que você precisa para dar esse passo. Aposto que todos os recursos necessários são ferramentas que a sua escola até já possui. Vamos ver um a um?

O que a escola precisa ter para aderir à agenda digital escolar

1. Acesso à internet

A agenda digital escolar funciona de forma online. Sabe o que isso significa? Que um dos recursos que a sua instituição precisa para adotá-la é a internet. Pode ser Wi-Fi, cabeada ou 4G. A primeira opção é a melhor, como veremos mais adiante, mas as outras também servem ao propósito.

Aposto que esse item não é problema para você, não é? Mesmo que a sua escola ainda use a agenda de papel, provavelmente possui internet para outras necessidades. Então um dos poucos recursos necessários para aderir à agenda digital escolar é algo que vocês provavelmente até já têm. Sentiu a facilidade?

2. Modem Wi-Fi  (opcional)

O modem Wi-Fi não é um recurso assim…“obrigatório” para a sua instituição poder aderir à agenda digital escolar, sabe? Mas é muito recomendável sim! Ele permitirá que mais colaboradores possam acessar a internet e usar a agenda digital escolar para a comunicação com os pais.

É claro que se a sua instituição for bem pequena e toda a parte de comunicação for realizada apenas por você, sem interações entre professores e pais, dá para ficar sem o modem. Já se a escola for um pouco maior, fica mais difícil centralizar toda a comunicação em uma pessoa só, você concorda? É como dizem… a união faz a força! Tudo fica ainda mais fácil se todos participam, e para isso é necessário que tenham acesso à internet. O modem então seria a melhor alternativa.

3. Computador, celular ou tablet

É claro que para usar a agenda digital escolar, você e os seus colaboradores precisarão de algum local para abri-la e utilizar os recursos que a ferramenta contém, certo? Esse local pode ser tanto um computador quanto um tablet, ou mesmo um celular. E se você quiser, não precisa escolher um formato só. Aproveite que a agenda pode ser aberta nos três locais e use todos, por que não?

Caso a sua instituição só possa adquirir um dos três recursos, uma coisa que você deve saber para tomar a decisão é que a escola acessa a agenda por plataforma web, enquanto que os pais realizam esse acesso por aplicativo de comunicação. Então escolha a ferramenta que seja mais aderente ao formato que vocês irão utilizar 🙂

O que os pais precisam ter para aderir à agenda digital escolar

Além das ferramentas necessárias para que a instituição de ensino possa usar a agenda digital escolar – que são bem poucos e provavelmente a sua escola até já possui – os pais também precisam ter alguns recursos. Mas não se preocupe que a lista é ainda menor do que a da sua instituição, e consiste em apenas dois itens:

1. Acesso à internet

Como falamos, a agenda digital escolar funciona de forma online, então os pais também precisam ter acesso à internet para usá-la. E como vivemos em um mundo altamente conectado, acredito que isso não será um problema, não é? Os pais dos seus alunos provavelmente têm internet no trabalho, em casa e, quando estão na rua, no celular pela tecnologia 4G.

Vamos ser sinceros, molezinha esse item da lista né?

2. Celular ou computador

O segundo e último recurso da lista dos pais é um celular, ou na falta dele, um computador. Não faça essa cara de estranheza, sei que eu falei que os pais acessam a agenda digital escolar por aplicativo de comunicação, e sei que apps são usados no celular, e não no computador. Não fique nervoso! É claro que eu tenho uma explicação, e com ela, tudo fará sentido!

Sabe o porquê do computador? Porque se por acaso algum pai não instalar o aplicativo no celular – o que convenhamos, é bem difícil, já que hoje em dia todos fazem tudo por app – ainda assim ele receberá todas as informações que a escola enviar diretamente no e-mail. O e-mail pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador, entendeu? É só uma opção a mais que os pais têm.

De um jeito ou de outro, esse item da lista é algo bem viável para os pais e responsáveis, não acha? Celular, por exemplo, é um recurso que todos têm, e algumas pessoas até mais de um. Com o computador não é diferente, e muitos têm acesso a ele não apenas em casa, como também no trabalho.

Viu como os itens da lista são bem tranquilos? Está mais fácil do que você pensou para aderir à agenda digital escolar, confesse!

– ClipEscola: descubra o que os pais pensam sobre a solução
– Sustentabilidade: a importância do exemplo para a formação de cidadãos conscientes

O que você achou da lista de recursos necessários para a sua instituição adotar a agenda digital escolar? Difícil? Aposto que vocês e os pais já até têm tudo o que é preciso. Então agora só falta você
solicitar uma demonstração da agenda por aqui.

Infografía - Caderneta Física x Aplicação de Comunicação