Skip to content
Transporte Escolar

COMPARTILHE

19 de junho - 2019

5 vantagens de usar a tecnologia para acompanhar o transporte escolar e o acesso à escola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1409 palavras, 7864 caracteres)

A tecnologia no monitoramento do transporte escolar e no acesso à escola é uma tendência à qual muitas instituições de ensino estão aderindo, pois as vantagens para elas e para as famílias dos alunos falam por si só. Se a sua escola ainda não embarcou na “onda”, deveria, e você vai entender o porquê quando eu te mostrar o que vocês estão perdendo.

 

Olha só o que a tecnologia pode fazer pela sua escola:

 

1. Melhoria no trânsito em frente à instituição de ensino

 

Sabe aquele caos em frente à escola nos momentos de saída dos alunos? Os “horários de pico”, com engarrafamentos, buzinadas, falta de lugar para estacionar, infrações de trânsito e estresse. É claro que você sabe do que eu estou falando, pois isso com certeza acontece na sua instituição se você não usa a tecnologia no transporte escolar.

 

Essas são situações que você e os pais dos seus alunos não precisam passar. É possível minimizar todos esses transtornos com uma solução bem simples: uma tecnologia que permite que a aproximação dos pais ou do ônibus escolar seja acompanhada pelo porteiro, para que assim ele deixe o aluno pronto para ser liberado quando o responsável por ele já estiver chegando na escola. Veja:

 

Estou Chegando - Transporte Escolar

 

Por uma plataforma web ou pelo celular, o porteiro consegue saber a quantos metros ou quilômetros os pais estão de distância da instituição de ensino. A cor do quadro que contém as fotos do estudante e do responsável por ele muda, alertando o profissional de que já está quase no momento da liberação do aluno. Assim, quando o responsável dele passar em frente à escola, o estudante entrará rapidamente no carro, evitando que o veículo precise ser estacionado.

 

Esse acompanhamento de aproximação é possível porque o GPS do celular dos pais fica sincronizado com o aplicativo, que envia a informação à plataforma que é acompanhada pelo porteiro. Então a liberação ganha muita agilidade, e o trânsito em frente à instituição de ensino pode fluir.

 

Bem mais prático e menos estressante, não acha?

 

2. Segurança dos alunos

 

A tecnologia, quando empregada no transporte escolar e no acesso à escola, também ajuda muito a aumentar a segurança dos alunos. Vou te explicar como isso acontece:

 

Entrada

 

A integração entre catracas eletrônicas (ou outros dispositivos de registro de entrada) e o aplicativo de comunicação escolar é o que favorece a segurança do aluno na hora da entrada. Isso porque sempre que o estudante entra na escola, os pais recebem uma notificação no celular informando-os disso. Assim, caso a criança ou adolescente não passe pela catraca no horário em que deveria, os pais saberão que há algo de errado e poderão tomar providências imediatas. E como você deve saber, tempo é um fator crucial em casos assim.

 

Saída

 

Na hora da saída a segurança do aluno é garantida por aquele mecanismo que te mostrei no começo deste post. O GPS do celular do responsável pelo aluno fica sincronizado com o app, que envia ao porteiro a informação de aproximação dele em relação à escola. Assim, quando o porteiro libera o aluno, sabe que ele está entrando no carro da pessoa que foi realmente autorizada a retirá-lo, pois ela está cadastrada como responsável na plataforma de comunicação.

 

Isso é importante porque a memória de alguém não é confiável, mas a do computador é. Então, mesmo que o porteiro não lembre bem do rosto de todos os pais e responsáveis e dos carros que eles têm, na hora da retirada do aluno a tecnologia mostra ao profissional que aquela pessoa que chegou é a correta, e que o aluno está entrando no carro certo.

 

Autorização a terceiros

 

Um outro ponto que mostra a importância da tecnologia para a segurança na hora da saída é quando o estudante precisa ser retirado por um terceiro que não é o responsável usual por ele. Os pais só precisam cadastrar a pessoa autorizada no aplicativo de comunicação, e o porteiro imediatamente terá acesso à foto dela e a informações como nome, CPF e grau de parentesco com o aluno. Então, poderá entregar a criança a ela com absoluta segurança, e sem nenhuma burocracia.

 

Bem importante dar ao aluno a máxima segurança que a tecnologia permite nos horários de entrada e saída, não acha? Afinal, os pais estão depositando a confiança deles na sua escola. Não os decepcione!

 


3. Tranquilidade aos pais

 

Pais sempre se preocupam, até quando não há motivo. Se o aluno está naquela idade em que vai sozinho para o colégio então, a preocupação é dobrada. Muitos pais até adiam esse momento ao máximo, por medo de que algo aconteça ao filho durante o trajeto.

 

A tecnologia hoje já permite que eles possam ter um pouco mais de tranquilidade. Como já comentei com você, quando o estudante chega na escola, os pais são notificados automaticamente no celular. Assim, podem ficar despreocupados, sabendo que o filho chegou bem.

 

Caso a criança ou adolescente vá e volte da escola com transporte escolar, os pais conseguem acompanhá-lo também. Pelo aplicativo de comunicação eles são informados da proximidade do ônibus, e conseguem ir acompanhando a aproximação dele até a entrega dos filhos em casa.

 

4. Fim das “gazeadas”

 

“Gazear”, “Cabular” e “Matar Aula” são termos bem comuns no vocabulário escolar, sobretudo em escolas que trabalham com ensino médio. Com a tecnologia, porém, eles podem acabar caindo em desuso, pois gazear em escolas que usam aplicativo de comunicação é praticamente uma “missão impossível”.

 

Pela tela do celular os pais dos alunos conseguem ver se os filhos entraram na escola e a que horas fizeram isso. Conseguem também visualizar todo o histórico de entradas e saídas do aluno. Para isso, basta que a instituição de ensino integre a catraca ou o dispositivo de registro de entrada que possuir com o aplicativo de comunicação escolar. Assim, mesmo que o estudante seja um “ninja” na cabulação de aulas, suas técnicas não serão páreo para a tecnologia!

 

5. Diferencial competitivo

 

Para a escola, dispor de uma tecnologia capaz de proporcionar todas as vantagens que comentei com você nos tópicos anteriores é também um diferencial competitivo frente à concorrência. É algo que pode ser incluído inclusive em campanhas publicitárias de captação de alunos.

 

Os pais com certeza pesariam fatores como esses na hora da escolha da escola do filho, até porque isso mostraria que a instituição está preparada para tudo, e que dispõe de modernos recursos tecnológicos em suas operações. Entre uma escola que não oferece tudo o que você viu aqui e uma que oferece, qual você acha que os pais iriam escolher? Qual você escolheria se fosse pai ou mãe de um aluno? É uma resposta óbvia, não é?

 

Como começo a incluir a tecnologia no acompanhamento do transporte escolar e do acesso à escola?

 

Arrá… você achou que eu ia te dar todas essas dicas e depois te deixar na mão para ir atrás da solução que tem tudo o que te falei? Até parece que eu faria isso com você. Vou agilizar o seu lado e te entregar tudo de bandeja. Todas as possibilidades deste post estão presentes na funcionalidade Estou Chegando, da Plataforma de Comunicação ClipEscola. Para você conhecer melhor e começar a usar a solução, o primeiro passo é agendar uma demonstração gratuita aqui 😉

 

Leia mais
– Como a acabar com o trânsito e a enxurrada de multas na entrada e saída da escola
– Como ter mais segurança nos horários de entrada e saída escolar

 

Qual das vantagens deste post você achou mais interessante? Comente aqui!

 

Infográfico - Como melhorar o fluxo de comunicação na sua escola com o ClipEscola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.