Skip to content
Frequência Escolar

COMPARTILHE

10 de janeiro - 2020

Como manter os pais informados sobre a frequência escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1066 palavras, 5975 caracteres)

“Gazear”, “cabular”, “matar aula”. As expressões fazem referência a uma prática que estudantes de gerações passadas conhecem muito bem, mas que os da atual logo logo vão perder o contato e os das próximas conhecerão apenas na teoria. Você consegue adivinhar o motivo disso? Vou te dar uma dica: começa com “Tec” e termina com “logia”. Sim, é isso mesmo que você está pensando. A tecnologia já está se tornando a grande vilã das “gazeadas” e um braço direito das escolas quando o assunto é frequência escolar!

 

Não está acreditando? Então venha comigo que vou te explicar direitinho como isso acontece e como a sua escola pode se beneficiar desses nossos tempos digitais, que permitem que os pais recebam no próprio celular a informação sobre a frequência escolar dos filhos.

 

Registro de entrada + Agenda Digital Escolar

 

Não vou fazer muito suspense, pois sei que você está ansioso para saber como “a mágica acontece”. Talvez não tenha reparado, mas o título deste tópico já é um spoiller. A chave de tudo está em uma simples integração entre mecanismos de registro de entrada (como catracas eletrônicas, crachás, entre outros) e a agenda digital escolar.

 

Funciona assim: o aluno entra na instituição de ensino e passa pela catraca (ou outro mecanismo) e, na mesma hora, a informação chega diretamente ao aplicativo de agenda digital que os responsáveis têm instalado no celular. Na hora em que o estudante sai acontece a mesma coisa. Ou seja, se ele não entrar na escola ou se sair antes do horário, os pais vão saber imediatamente.

 

Confesse, é bem mais fácil do que você estava imaginando! A única coisa que a instituição precisa fazer para manter os pais informados sobre a frequência escolar é solicitar a integração dos dois sistemas, o que é bem tranquilo. Depois, tudo funciona automaticamente, sem que ninguém precise fazer nada. Que maravilha é para um gestor escolar viver nos tempos de hoje, não é? Os do passado não tinham essa facilidade não!

 

Histórico de frequência escolar

 

Além das notificações de entrada e saída do estudante, os pais também conseguem conferir na agenda digital todo o histórico de frequência escolar dele. Esse registro permite que a escola se blinde de diversas situações problemáticas. Se ela precisar reprovar um aluno por falta, por exemplo, conseguirá provar aos pais que ele realmente não compareceu às aulas, mesmo que os responsáveis o tenham deixado na porta da instituição (pois nada impede que o aluno vá para outro lugar assim que o carro dos pais sair).

 

Sabe que outro benefício o histórico de frequência escolar traz? Ele permite que a escola trace ações estratégicas de combate às faltas. Para isso, ela pode analisar padrões de faltas por séries ou turmas, o que possibilita um melhor entendimento do perfil de quem mata aulas e se há eventos que se repetem nesses dias, favorecendo as “gazeadas”.

 


 

Outras vantagens

 

Você estava achando que era só isso? Tem mais! Sabia que a mesma ferramenta que te permite informar aos pais sobre a frequência escolar e manter um histórico disso também tem uma série de outras possibilidades? Ela é um tipo de “superaplicativo”! Vou te dar só um vislumbre do que a agenda digital faz:

 

  • Aproximação de chegada dos pais – O app é sincronizado com o GPS do celular dos pais, e consegue informar a distância que o responsável está da instituição na hora da saída. Assim, a escola consegue deixar o aluno pronto para sair na hora em que o carro dos pais passar em frente a ela, o que evita as filas que normalmente se formam em frente à instituição.

 

 

  • Automatização de pagamentos e cobranças – Acredita que até isso a agenda digital faz? Com ela a escola consegue receber o pagamento de mensalidades e taxas, atualizar boletos automaticamente e cobrar toda a lista de inadimplentes de forma periódica e automatizada.

 

Ficou pasmo com tudo isso? Pois é… é para ficar mesmo. Incrível que tanta coisa seja possível por um mesmo aplicativo, não é verdade? Bom, agora vamos voltar ao foco do monitoramento da frequência escolar. Veja abaixo como começar a fazer isso.

 

Como começar

 

Agora que você já sabe que a sua vida pode ser bem mais fácil, certamente deve estar querendo saber como começar a botar isso em prática, de preferência “para ontem”, acertei? É bem simples. Se você já tem um dispositivo de registro de entrada de alunos, agora basta contratar a agenda digital!

 

A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola possui integração com diversos sistemas e é usada por escolas de todo o Brasil e do exterior. Então o primeiro passo é solicitar uma demonstração gratuita com um consultor por aqui. Depois, basta solicitar a integração 🙂

 

Aposto que quando a sua escola já estiver usufruindo das vantagens que a tecnologia proporciona, vai até se perguntar como conseguiu ficar tanto tempo sem. Ninguém merece passar “perrengue” quando já há recursos para facilitar a nossa vida, concorda?

 

Leia mais
– Como acabar com o caos no trânsito nos horários de entrada e saída da escola?
– Como ter mais segurança na entrada e saída escolar?

 

Quando a sua escola aderir à tecnologia e começar a informar aos pais sobre a frequência escolar dos filhos, não esqueça de comentar aqui no post como foi a reação deles. Nós queremos saber! 🙂

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.