Skip to content
Hora do recreio

COMPARTILHE

18 de setembro - 2020

Hora do recreio: como a ClipEscola pode ajudar a sua instituição a organizar esse momento de forma segura

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1078 palavras, 5986 caracteres)

A sua escola já está se preparando para a volta às aulas presenciais? Se sim, provavelmente já traçou uma estratégia de ensino híbrido para viabilizar o distanciamento social entre os alunos em sala de aula, certo? Mas com relação à hora do recreio – momento no qual os estudantes precisam tirar as máscaras para comer – a sua instituição já estruturou um plano para garantir a segurança?

 

Talvez você não saiba, mas a ClipEscola consegue te ajudar até nessa parte. Possuímos recursos que possibilitam tornar a hora do recreio mais segura. É sobre isso que falaremos hoje. Me siga!

 

Cantina aberta, mas com pagamento virtual

 

Sabe como é possível evitar a aglomeração de alunos em frente à cantina na hora do recreio? Criando um menu virtual no qual os estudantes (junto com os responsáveis) possam fazer a escolha dos lanches pelo celular, agendar o horário para pegá-los na cantina e efetuar o pagamento também pelo smartphone. A ClipEscola oferece essa possibilidade!

 

Seguindo a estratégia, os alunos poderão agendar a busca dos alimentos na cantina em horários alternados, evitando aglomerações. Até mesmo nesses momentos, a ida até o local será muito rápida, pois os lanches já estarão pagos, poupando o tempo com conferência de dinheiro, troco ou digitação da senha do cartão. É só pegar o pedido e sair. Vapt, vupt. 

 

Depois, o aluno poderá levar o alimento para ser consumido em sala de aula, local que já estará demarcado para o distanciamento social. Essa ideia, de fazer a hora do recreio dentro de sala de aula, já é utilizada por muitas escolas que reabriram em outros países. Nesses momentos, as conversas com os colegas devem cessar completamente para que a máscara possa então ser retirada para o lanche.

 

Qual é o passo a passo da estratégia?

 

Quer saber como colocar essa estratégia em prática? É bem fácil! Confira os passos:

 

1 – Envio de formulário com o menu da cantina

 

A primeira coisa a fazer é criar um menu dentro da ClipEscola na opção de Forms. Ali é possível colocar os itens disponíveis na cantina, uma opção para a seleção da quantidade desejada, um espaço para observações adicionais (como sem cebola, por exemplo), um campo para a sinalização de alergias e intolerâncias e um espaço para o agendamento de dias/períodos/horários.

 

Sabia que nós até já temos um modelo pronto na Plataforma ClipEscola? Como ele é editável, pode ser personalizado, e assim a escola não precisa criar o menu do zero. Dá só uma olhada no modelo que disponibilizamos:

 

Menu hora do recreio

 

O envio desse formulário pode ser feito aos pais ou aos alunos. Não envie para ambos, pois isso poderá resultar em uma duplicidade de pedidos de lanche para o mesmo aluno. Então decida, ou um ou outro.

 

Como a escolha do lanche implicará em um pagamento, o mais recomendado é que esse envio seja feito diretamente aos pais, para que eles e os estudantes possam escolher as opções juntos. Afinal, um boleto referente aos itens selecionados chegará ao responsável financeiro. Melhor que ele não seja pego de surpresa com relação ao valor, não acha?

 

2 – Envio da taxa referente ao consumo

 

Depois que os pais/alunos responderem ao formulário do menu, a escola poderá utilizar o ClipPag – o ultra mega power assistente de recebimentos da ClipEscola – para fazer a geração de boletos e enviá-los aos pais. O título chega diretamente ao app do celular deles, que são notificados de que há um débito aguardando pagamento. Veja:

 

Fatura da cantina escolar

 

O pagamento é muito rápido, não demora mais do que alguns minutos. Os pais podem efetuá-lo dentro do próprio app, na opção cartão de crédito, ou podem finalizar o pagamento no Internet Banking utilizando o código de barras, caso optem pelo boleto.

 


3 – Liberação do lanche mediante à confirmação do pagamento

 

A escola recebeu a confirmação de que o boleto referente aos itens da cantina foi pago? Então o lanche está liberado! O aluno já pode ir até a cantina buscá-lo no horário que foi informado no formulário. Depois, é só levar a comida para ser consumida em sala de aula na hora do recreio, dentro da segurança do distanciamento social previamente demarcado.

 

Outra opção também é a escola combinar de a cantina levar os lanches escolhidos diretamente aos alunos na sala de aula. Nesse caso, o formulário não precisaria ter a opção de horário, pois todos os alimentos comprados seriam entregues ao mesmo tempo para os alunos de cada turma. É claro que essa ideia é mais viável se a escola for pequena, e não demandar tanto esforço por parte da cantina.

 

Finalizando

 

Como você conferiu, é possível tornar a hora do recreio mais segura na volta às aulas, e a ClipEscola possui os recursos necessários para te ajudar com isso. Afinal, de nada adianta tomar todo o cuidado para evitar o contágio durante as aulas e deixar brechas no intervalo do lanche, o único momento em que os alunos são obrigados a tirar a máscara.

 

E além dos recursos que oferecemos para a hora do recreio, que foram o foco do post de hoje, temos também diversas funcionalidades que podem ajudar a sua escola em outras necessidades da volta às aulas, como ensino híbrido e manutenção do distanciamento social na hora da saída. Solicite contato para saber mais sobre todos os recursos da ClipEscola para a volta às aulas. 

 

Leia mais
– Distanciamento social: como viabilizá-lo com a divisão da turma em grupos híbridos
– Como evitar aglomerações na saída escolar quando as aulas retornarem

 

Viu como criar um plano para manter a segurança dos alunos na hora do recreio não é nenhum bicho de sete cabeças? A tecnologia é uma “mão na roda”, não é mesmo? A hora que você precisar da nossa ajuda, estamos aqui!

 

CTA - Volta às aulas com a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.