Skip to content
Notas online

COMPARTILHE

17 de fevereiro - 2020

Notas online: entregue o boletim dos seus alunos diretamente no celular dos pais e responsáveis

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1232 palavras, 7098 caracteres)

A vida moderna traz inúmeras facilidades que nos ajudam a dar conta das coisas que precisamos fazer em meio à vida atribulada que temos. No contexto escolar, essas praticidades tecnológicas também já estão se tornando uma realidade cada vez mais constante. Graças a elas os pais conseguem acompanhar mais de perto o dia a dia dos filhos, e até consultar as notas online.

 

Tradicionalmente, essa parte de entrega do boletim sempre ocorreu de duas formas: 

 

  • Envio do boletim por meio do próprio aluno
  • Entrega do boletim em reuniões presenciais

 

De uma maneira ou de outra, a eficácia não é das melhores. No primeiro caso, o aluno pode esconder as notas dos pais, caso sejam baixas, e até tentar imitar a assinatura deles para mostrar aos professores. No segundo, os responsáveis podem não conseguir comparecer às reuniões – o que é bem comum – e ficar sem a ciência das notas do filho.

 

Sabe de uma solução bem eficiente para isso? Notas online! A ideia já é usada por instituições particulares e públicas de diversos estados do Brasil e está ganhando cada vez mais força, pois as vantagens são muitas, como você verá neste post.

 

Vantagens de disponibilizar notas online

 

Embora as vantagens de aderir ao envio de notas online praticamente saltem aos olhos, vamos elencá-las para você! Veja:

 

  • Eficiência no alcance

 

A quantos pais o boletim escolar dos seus alunos chega? Quantos comparecem às reuniões para pegá-lo ou o recebem realmente por meio dos filhos? Aposto que o percentual passa bem longe de 100%, estou certa?

 

De todas, essa é a vantagem mais gritante da substituição do boletim de papel pelo envio de notas online. Hoje é possível encaminhar essas informações diretamente ao celular dos pais, ou seja, praticamente às mãos deles, já que ninguém larga o celular hoje em dia. Se há uma maneira de elevar a eficácia da entrega a 100%, certamente é essa.

 

  • Confirmação de leitura

 

Quando o boletim é físico, não há como a escola mensurar com exatidão a quantidade de pais que toma ciência dele. Mesmo que seja entregue em mãos, ainda assim não é possível ter certeza se as notas do aluno chegaram ao conhecimento de todos os responsáveis por ele.

 

Já se a instituição opta pelo envio de notas online diretamente ao celular dos pais via agenda digital, consegue saber exatamente:

 

  • Todos os responsáveis por cada aluno que visualizaram o boletim
  • A data e hora em que ocorreu a visualização (não há como desabilitar)
  • Estatísticas gerais de visualização de todos os pais da turma e até da escola

 

Percebeu a diferença? As notas online, se forem enviadas por agenda digital, têm a confirmação de leitura completamente mensurável. A instituição fica sabendo de fato se os pais estão acompanhando o rendimento escolar do filho ou não.

 


  • Melhora no desempenho escolar do aluno

 

Como você sabe, muitos pais acabam não acompanhando as notas dos filhos quando o boletim é físico, e até quando um dos responsáveis toma conhecimento, o outro pode continuar sem saber. Isso faz total diferença no rendimento do aluno. Há pesquisas que comprovam que o envolvimento dos pais aumenta consideravelmente o desempenho dele, tanto no aspecto comportamental quanto no das médias.

 

Saber das notas é uma parte importante desse envolvimento. Permite que os responsáveis descubram em que matérias o filho tem dificuldades e possam auxiliá-lo e até cobrar que ele estude mais. Portanto, disponibilizar notas online contribui para a ciência dos pais e, consequentemente, para a melhora no rendimento escolar do estudante.

 

  • Economia de matéria-prima

 

Papel custa caro. E quando se trata de boletim, o custo é com papel e toners de tinta. Isso sem falar da impressora e da manutenção dela. Todo esse gasto bimestral ou trimestral poderia simplesmente não existir.

 

No caso das notas online, a escola não tem custo nenhum com o envio. Pode fazer o disparo para uma quantidade enorme de responsáveis sem que isso pese no caixa da instituição. É só vantagem!

 

  • Sustentabilidade

 

Há uma outra questão importante na substituição de boletins físicos pelo envio de notas online: sustentabilidade. Sabemos que o papel tem um custo ao meio ambiente, tanto na etapa de produção quanto na de descarte. É algo importante a ser pesado também, especialmente se a escola se preocupa em dar um bom exemplo aos alunos.

 

As notas online, por estarem em um meio digital, não exigem que recursos sejam tirados da natureza. Com isso, árvores são poupadas e não há geração de resíduos. Escolas que optam por alternativas mais sustentáveis mostram à comunidade o grau de consciência ambiental que têm. Por isso, pense verde, pense digital!

 

Como enviar as notas online

 

Notas online são todas as notas enviadas pelo meio digital. No entanto, há formas mais eficazes de fazer isso do que outras. Se você disponibiliza as notas por portal acadêmico ou WhatsApp, por exemplo, não obtém todas as vantagens que poderia, pois são canais limitados.

 

O portal, por exemplo, não traz aquela vantagem que te falei de entregar as notas diretamente nas mãos dos pais e de confirmar a leitura da informação. Além disso, é um canal bastante ultrapassado para os dias de hoje, pois exige que os pais digitem o endereço no navegador e ainda se lembrem do login e da senha de acesso.

 

Já o WhatsApp até entrega as notas no celular, mas é uma tarefa bastante manual (é necessário enviar aos pais um por um) e não há como confirmar a visualização de todos, pois muitas pessoas desabilitam essa função. Fora que se trata de um canal informal, e que dá brecha para que os pais engatem em outras conversas com o colaborador que realizar o contato, o que com certeza atrapalhará o trabalho dele.

 

Uma opção bastante eficiente de enviar notas online é a agenda digital escolar. A solução funciona por aplicativo que fica instalado no celular dos pais. Ela é um canal oficial da instituição, não permite que a confirmação de leitura seja desabilitada e não dá brechas para conversas paralelas, pois as notas não chegam por mensagens instantâneas, e sim por recados digitais com horários de resposta limitados pela escola.

 

A agenda digital pode ser sincronizada com o sistema de gestão da instituição, o que permite a automatização total dos trabalhos. Logo que as notas são lançadas no sistema ocorre o envio aos respectivos responsáveis, e sem que os colaboradores precisem fazer mais nada. Viu que prático?

 

Leia mais
– Descubra o que fazer para agilizar o envio de documentos aos pais!
– Comunicação integrada: fluxo de informações de excelência

 

Pronto para começar a enviar notas online? O primeiro passo para isso está aqui.

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.