fbpx Skip to content
Rematrícula digital

COMPARTILHE

04 de outubro - 2021

Rematrícula digital: passo a passo para realizar todo o processo de forma online

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1079 palavras, 6155 caracteres)

Hoje nós vamos falar de um assunto que eu sei que todo gestor escolar gosta muito: rematrículas! Você deve saber que após tantas transformações digitais vivenciadas pela educação durante a pandemia, os processos internos das escolas evoluíram também, não é? O papel e as tarefas manuais se aposentaram e a tecnologia se instalou de vez nas rotinas. Então, se a sua escola ainda não está aproveitando as facilidades da rematrícula digital, já está mais do que na hora, não acha? Hoje eu vou te ensinar direitinho tudo o que é necessário para usá-la!

 

Vamos lá?

 

Contrato digital

 

Sabe aqueles contratos cheios de traça que estão abarrotando as gavetas da sua escola? Deixe-os para lá e comece a focar no futuro! Daqui para a frente, só contrato digital armazenado em nuvem, combinado? As árvores agradecem!

 

Então, em vez de pegar o PDF do contrato e imprimir milhares de cópias para enviar aos pais de forma manual, basta enviá-lo diretamente às mãos dos responsáveis pelo celular. É claro que estou falando sobre fazer isso de uma forma “profissa” né, por um canal de comunicação oficial da escola, como a agenda digital.

 

Em questão de segundos, a sua instituição consegue disparar massivamente o contrato a todos os pais. Depois, dá para confirmar o recebimento e a visualização em tempo real, pois não há como os responsáveis desabilitarem essa opção. Você pode até obter estatísticas gerais sobre isso. Convenhamos, bem mais prático e eficiente do que pelo jeito antigo, não é?

 

Assinatura Digital

 

Agora vamos falar sobre a assinatura desse contrato. Você sabe que a assinatura digital tem validade jurídica reconhecida pela Medida Provisória Nº2.200-2, né? Isso quer dizer que ela equivale a uma assinatura de próprio punho, e que a escola não precisa recolher nenhuma assinatura física depois. Ou seja, esse é o caminho para a sua rematrícula digital!

 

Para coletar a assinatura digital pelo mesmo local em que você enviou o contrato, é necessário que a agenda digital utilizada possua essa tecnologia. Ela é muito segura – inclusive, em muitos aspectos, até mais do que a física – e permite que os pais realizem esse processo rapidamente, sem burocracia e sem deslocamentos.

 

A escola consegue acompanhar em tempo real o recebimento das assinaturas, que traz até a data e o horário em que cada responsável assinou. Depois, a instituição também assina o contrato e esse trâmite está finalizado!

 

Uma outra facilidade oferecida por soluções mais avançadas é o envio de comunicados personalizados só para quem já assinou o contrato e só para quem ainda não assinou. Isso possibilita, por exemplo, que a escola se comunique com quem ainda não assinou para saber qual foi o motivo, e para se colocar à disposição para ajudar em qualquer dúvida. Muito legal né?

 

Pagamento da taxa de rematrícula

 

Como você deve saber, a taxa de rematrícula, usada para “reserva de vaga”, precisa estar inclusa no valor total da anuidade cobrada pela escola. Dito isso, vou te ensinar a como incluir essa parte dentro do seu processo de rematrícula digital!

 

Assim como na parte de assinatura, o ideal é que essa etapa também possa ser realizada dentro do mesmo local em que o contrato foi enviado e assinado, para facilitar ao máximo a vida dos responsáveis. Então, para isso, a agenda digital utilizada precisará contar também com um assistente de recebimentos.

 

Esse assistente terá muita utilidade em diversos outros momentos, como nos recebimentos de mensalidades do ano todo, na cobrança automatizada de inadimplentes, etc. Ou seja, é algo que não apenas permitirá a conclusão da rematrícula digital, como também será de grande valor para a escola para muito além dessa função.

 

Agora, voltando especificamente à rematrícula, funciona assim: logo após os pais concluírem a assinatura digital, eles já poderão pagar a taxa. O título estará dentro do app, e a escola decidirá se aceita o pagamento somente por boleto ou por boleto e cartão de crédito. Na primeira opção, os responsáveis só precisarão dar um “Ctrl + C, Ctrl +V” no código de barras e quitá-lo no internet banking. Na segunda, é possível pagar tudo dentro do próprio aplicativo da agenda, em questão de segundos. Sentiu a facilidade?

 

Qual solução tem tudo o que é necessário para a rematrícula digital?

 

Como você deve ter notado, para fazer a rematrícula digital de ponta a ponta você precisará de três recursos:

 

  • Agenda Digital  – para o envio dos contratos

 

  • Assinatura Digital – para obter assinaturas com validade jurídica

 

  • Assistente de Recebimentos – para receber a taxa de rematrícula

 

É claro que três recursos não significam três soluções. Já existe plataforma no mercado que reúne tudo isso em um único local. Aqui na ClipEscola, por exemplo, você encontra tudo o que precisa e muito mais dentro da nossa Plataforma de Transformação Digital M3I.

 

A ferramenta é bastante intuitiva, e você contará também com um ambiente de EaD que poderá ser acessado a qualquer momento pelos colaboradores da sua escola. Nele é possível conferir vídeos-tutoriais para o uso desses recursos. Além disso, você terá também todo o suporte de uma equipe altamente qualificada! 

 

Viu como não tem desculpa para você continuar se agarrando ao papel e a processos manuais de rematrícula? Nós da Clip descomplicamos a rematrícula digital para você, então é só pegar na nossa mão e confiar! Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Assinatura Digital: desvende todas as possibilidades desse módulo!
– ClipPag: conheça os recursos do assistente financeiro da ClipEscola!

 

Agora que você já sabe como realizar todo o processo de rematrícula digital, não perca tempo! Embarque no mundo da tecnologia, traga facilidades ao seu público e eficiência para a sua escola. Conte com a Clip para te ajudar nessa missão!

 

CTA_Ebook_Como fazer matrículas online de ponta a ponta com a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.