facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Retenção de alunos: não deixe para pensar nisso no fim do ano!

13 de maio de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (977 palavras, 5447 caracteres)

O que você acha que dá menos trabalho e gera menos custos, atrair alunos novos ou reter os atuais? A resposta parece óbvia, não parece? Embora seja tão evidente que a retenção de alunos é extremamente vantajosa para as escolas, muitas delas deixam para pensar nisso apenas no final do ano, quando resta pouco tempo para reverter qualquer decisão que os pais já tenham tomado de mudar o filho de colégio.

 

Já quando o assunto é a atração de novos alunos, a história é bem diferente. Esse objetivo chega a ser perseguido em campanhas permanentes ao longo do ano, que se intensificam mais nos meses anteriores às matrículas. Você não acha que a retenção de alunos merece no mínimo a mesma dedicação?

 

…eu ouvi um sim? Ah então tá, se você concorda que a retenção de alunos deve ser buscada desde já, vou te ajudar com isso agora mesmo. Vamos às estratégias!

 

Detecte casos iminentes de intenção de mudança de escola

 

O primeiro passo para reter seus alunos é detectar quando eles estão querendo deixar a sua escola. Melhor ainda, detectar que eles irão querer isso antes mesmo de essa ideia se tornar concreta para eles e para os pais deles.

 

Agora dei um nó na sua cabeça, não é? Você já deve estar pensando: “é impressão minha ou essa autora está sugerindo que eu tente descobrir o futuro nos búzios, cartas, bola de cristal ou algo do tipo?”.

 

Nossa, você foi longe hein, não é nada de misticismo não. Hoje existe uma coisa chamada “Inteligência Artificial”, e ela é a versão tecnológica da melhor arte divinatória que você possa imaginar. No caso que te falei, de detecção de sinais que revelem a intenção do aluno trocar de escola, essa tecnologia pode ser usada no recurso Mapa de Humor.

 

Tá, deixa eu adivinhar, você deve ter pensado “agora complicou”? Complicou nada, eu descomplico para você. Mapa de Humor é um recurso que está em desenvolvimento pela Plataforma de Comunicação e Marketing ClipEscola, e faz exatamente o que o nome diz: mapeia o humor. Ele analisa todas as interações de todos os usuários da plataforma em períodos específicos e traça um diagnóstico muito preciso sobre o sentimento e as intenções do público.

 

Agora ficou fácil. Você certamente já percebeu que o mapa de humor consegue te dizer se os alunos e os pais deles estão se sentindo satisfeitos ou frustrados com a sua instituição e se há motivo para se preocupar que eles queiram trocar de colégio. Sim, você entendeu certo. É isso aí mesmo!

 


Engaje pais e alunos com a sua instituição

 

É claro que saber que os alunos estão prestes a procurar outra escola não é o suficiente, certo? Você precisa também reverter esse quadro, ou seja, partir para a ação. Como sempre, é nessa hora que eu te estendo a mão e te digo como.

 

Primeiro, para situações mais urgentes que você detectar, entre em contato imediatamente com os pais e tente resolver a questão. Evite ligações, pois elas podem atrapalhá-los. Normalmente eles estão no trabalho durante o horário comercial, então a melhor opção é o contato pela plataforma de comunicação escolar. Para os pais, os recados chegam pelo aplicativo, então eles os recebem diretamente no celular.

 

Após apagar os incêndios, o ideal é que esses pais, assim como os outros que não demonstraram descontentamento com a escola, sejam cativados pela instituição por meio de campanhas de marketing. A plataforma que desenvolvemos aqui na ClipEscola, que inclusive eu já havia comentado com você, disponibiliza trilhas de marketing que você pode usar para nutrir esses pais com conteúdos relevantes e específicos, com o objetivo de engajá-los com a sua escola.

 

Evidencie a eles as boas ações que a instituição de ensino está realizando, as atividades diferenciadas, o planejamento para o futuro, as inovações que está abraçando, enfim, mostre o porquê de a sua instituição de ensino ser a melhor opção para os filhos deles.

 

Facilite a rematrícula

 

Além de descobrir as intenções do seu público e de cativá-lo por meio de campanhas de marketing, um outro passo importante para a retenção de alunos é tornar a rematrícula um caminho fácil, natural. Vou te mostrar como fazer isso.

 

Sabe as trilhas de marketing que te recomendei colocar os pais para que eles recebam conteúdos sobre a sua escola? Finalize elas com uma pesquisa de intenção de rematrícula. Você pode montá-la na mesma plataforma das trilhas de forma bastante intuitiva.

 

Depois, o passo seguinte é enviar o contrato com o pedido de aceite digital. O pai dando o aceite, o aluno já estará automaticamente rematriculado. Posteriormente, você só precisará recolher a assinatura física. Até isso, em um futuro próximo, não será mais necessário, pois a plataforma está desenvolvendo a assinatura digital. Viu como rematricular ficou fácil? Então vá lá e ponha em prática!

 

Leia mais
– Captação de novos alunos: como alavancar matrículas com plataforma de comunicação
– Egresso: transforme o seu ex-aluno em um aliado na captação de matrículas

 

Já está com todo o gás para fazer a maior retenção de alunos que a sua escola já viu? Deixe a ClipEscola te ajudar! Peça uma demonstração gratuita por aqui.

 

Infográfico - Comunicação eficiente

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of