facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Aluno egresso: transforme seu ex-aluno em um aliado na captação de novas matrículas

15 de outubro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1299 palavras, 7502 caracteres)

Você já parou para pensar no potencial estratégico que o aluno egresso representa para a sua escola? Se você ainda não teve esse “estalo”, deveria, e eu vou lhe explicar o porquê. Um estudante que se formou na sua instituição de ensino a conhece muito bem, e se a experiência dele foi positiva, certamente ele já está inclinado a indicar a escola. Portanto, se você investir no relacionamento com ele e fizer uma boa campanha de indicação, encontrará aí uma nova e poderosa fonte de matrículas.

 

A simples menção da palavra “indicação” deveria fazer os seus olhos brilharem. Sabe por quê? Porque o marketing de indicação é uma das mais infalíveis ferramentas que podem ser usadas para a captação de clientes, no caso da escola, alunos.

 

A eficácia das ações está diretamente ligada ao grau de confiabilidade que as pessoas têm na indicação de alguém que elas conhecem. Se quem indica for parente então, esse grau de confiança é estratosférico! Veja só alguns números que comprovam a influência da indicação sobre as pessoas:

 

92%

 

É o número de consumidores no mundo que afirmam que a indicação de um amigo ou parente é mais confiável do que qualquer outra forma de propaganda (Fonte: Nielsen).

 

20% a 50%

 

É a quantidade de decisões de compra que são tomadas com base no marketing de indicação (Fonte: Mckinsey).

 

70%

 

É o grau de confiabilidade geral no marketing boca a boca em consumidores de todo o mundo (Fonte: Nielsen).

 

Viu? Eu te disse! Se você ainda não cultiva o relacionamento com seu aluno egresso e não promove campanhas de indicação direcionadas a esse público, está “marcando toca”. Mas se você não quer mais deixar todas essas oportunidades de matrícula te escorrerem por entre os dedos, bora arregaçar as mangas e começar a trabalhar com esse público? Vem, eu te ajudo!

 

Escolha um canal para se relacionar com o aluno egresso

 

Muito bem, vamos começar! Para se relacionar com o seu aluno egresso, você vai precisar de algum canal para isso, certo? E nem me venha com a ideia de e-mail, que é uma ferramenta muito antiquada para o relacionamento com jovens; e nem vá ao extremo de escolher o WhatsApp, que é um canal que a escola não consegue gerenciar de forma organizada e planejada, e que o aluno egresso certamente preferirá usar só com os amigos.

 

Ok, aí chega no ponto em que você se pergunta: não pode uma coisa… não pode outra… como que essa autora está querendo que eu me comunique com os ex-alunos da minha escola então? Por telepatia???

 

Nãoooooo……… que ideia hein? Quanta criatividade você tem! Eu estava pensando em uma coisa menos sobrenatural, algo que os jovens utilizam quase que diariamente, e que pode dar à escola o controle e a organização de que ela necessita: o aplicativo de comunicação escolar!

 

Show essa dica né? Apps são a bola da vez, principalmente entre os jovens, então certamente esse é o caminho. E para que a escola possa se planejar, ter controle e organização sobre as informações trocadas, dispor de templates personalizados e poder enviar enquetes (inclusive questionando se o aluno egresso indicaria alguém), é imprescindível que esse aplicativo tenha sido concebido para as necessidades escolares.

 

Isso me leva à segunda dica deste tópico: ClipEscola. Essa é uma solução que certamente deixará a sua escola de queixo caído. Ela contempla todos os pontos de contato entre escola, alunos, pais, colaboradores e egressos que você possa imaginar. A instituição de ensino gerencia toda a comunicação por uma plataforma, e os usuários recebem as informações por aplicativo. Ou seja, além de se relacionar com seu aluno egresso, você poderá fazer toda a comunicação escolar por lá!

 


Mantenha o aluno egresso no seu radar

 

Já matamos no tópico anterior a questão do canal ideal para a comunicação, agora vamos adiante! Chegou o momento de falarmos sobre relacionamento.

 

É importante que o aluno egresso nunca saia do seu radar. Ele pode se tornar uma fonte vitalícia de indicações, e também um dia, dependendo das conquistas que obtiver na vida profissional, pode ser um case de sucesso da escola, afinal, a instituição foi a base dele. Então, não o perca de vista!

 

Você pode enviar comunicados personalizados em datas comemorativas; ocasionalmente realizar enquetes para descobrir quais caminhos os alunos trilharam após a escola; convidá-los para eventos organizados pela instituição de ensino; dependendo do caso, enviar recados mais pessoais; entre outras possibilidades.

 

O importante é que esse aluno egresso continue se sentindo querido pela escola, que mantenha esse sentimento de “pertencimento”, e que fale bem dela para todos com quem convive e interage nas redes sociais.

 

Peça indicações

 

Chegou a parte que você estava ansiosamente aguardando, as indicações! Vamos ver algumas formas de captá-las então:

 

  • Apenas solicitando

 

Se você cultiva o relacionamento com o seu aluno egresso, uma das formas de obter indicações é apenas solicitar. Você pode enviar uma enquete para seus ex-alunos perguntando o quanto eles ficaram satisfeitos com o que aprenderam na escola e se indicariam ela para alguém. Aos que responderem sim, envie um recado perguntando se eles já têm alguém em mente, e quais são os contatos das pessoas que eles querem indicar.

 

Viu? Uma tática bem simples, que você não perde absolutamente nada em tentar, e que pode ter um resultado que vai te surpreender. Lembre-se sempre, o “não” você já tem, então cada “sim” conquistado é lucro.

 

A partir da indicação, o passo seguinte é com você. Que tal entrar em contato com a pessoa indicada e convidá-la para conhecer a escola? Ou então cadastrá-la também na plataforma de comunicação e começar a nutri-la com informações sobre a instituição de ensino, usando estratégias de marketing digital? Aqui temos um post que te mostra como fazer isso.

 

A bola está em suas mãos. Dê a tacada!

 

  • Criando uma campanha de indicação

 

Uma outra forma de conseguir as tão almejadas indicações é criando uma campanha para captá-las. Você pode oferecer incentivos para isso, como prêmios, vale-compras de lojas ou até uma gratificação financeira. As chances de indicação aumentam se a ação é recompensada.

 

É claro que a escola teria um custo financeiro com isso, mas é um investimento que compensa, pois ele se paga com a entrada das mensalidades de quem é indicado. É possível até colocar como regra que o aluno egresso que fez a indicação só tem direito ao prêmio se a pessoa indicada se matricular.

 

Então partiu criar a campanha e fazer uma chuva de matrículas? Se você precisa de um exemplo para se inspirar, dá só uma olhada na campanha de indicação que temos aqui na ClipEscola. Aproveite e participe!

 

Leia mais
– Matrículas: impulsione seus resultados utilizando o mais moderno recurso tecnológico
– Captação: como alavancar o número de matrículas usando plataforma de comunicação

 

E aí, pronto para tornar o seu aluno egresso um aliado na captação de matrículas para a sua escola? Conheça aqui a ferramenta que vai te ajudar a conseguir isso.

 

Infográfico ClipPag

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of