facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Case: Colégio Gardner coloca ordem na comunicação escolar com ClipEscola

23 de novembro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Cases de Sucesso

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1245 palavras, 7287 caracteres)

Os ventos da modernidade sopraram sobre as escolas nos últimos anos uma verdadeira onda digital. E não foi apenas o ensino que mergulhou fundo nela, a comunicação escolar também pegou a prancha e decidiu se aventurar nesse mar cybernético. Novas realidades, porém, apresentam novos desafios, e dessa vez não foi diferente. Com o WhatsApp, a comunicação começou a migrar do papel para o virtual e ficou incrivelmente mais ágil, mas também desorganizada e confusa. O Colégio Gardner se deparou com esse obstáculo, mas uma luz já despontava no horizonte. Ela se chamava ClipEscola, e foi o bote salva-vidas que o levou do tsunami caótico para mares mais calmos.

 

MAS O QUE É A CLIPESCOLA???

 

A ClipEscola é uma ferramenta completa desenvolvida para a comunicação escolar. Com versão web e mobile, a solução permite que as instituições de ensino se comuniquem com os pais dos alunos diretamente pelo celular deles, mas de forma organizada, sem atrapalhar as atividades dos educadores. Alguns dos grandes diferenciais da solução em relação ao WhatsApp, por exemplo, são as possibilidades de restrição de horários, de moderação das interações e de uso de funcionalidades específicas para cada tipo de interação com os pais.

 

E QUAL A VANTAGEM DISSO?

 

Sabe o que essas possibilidades significam na prática? Que os professores não precisam mais interromper as tarefas que estão fazendo para responder imediatamente ao pai que enviou uma mensagem, e nem dar esse retorno fora do horário de trabalho. Significa também que os gestores conseguem ter controle sobre as informações que são trocadas, evitando que situações problemáticas aconteçam. Se você trabalha em uma escola, aposto que percebeu rapidamente a importância disso, não é mesmo?

 

O Colégio Gardner também percebeu. Em uma reunião que realizamos com a diretora pedagógica Érica Rodrigues Macedo, a diretora administrativa Nadir Junckes da Silva, a coordenadora Nilcéia Junckes, o coordenador Davi Rodrigues Macedo e a colaboradora do financeiro Juliana May, a equipe expôs que hoje um dos maiores desafios das escolas é lidar com os grupos de WhatsApp que se formam com as famílias dos alunos. Essa realidade, no entanto, ficou no passado para eles, que agora se comunicam com os pais pela ClipEscola.

 

Confira aqui um pouquinho dessa trajetória:

 

O problema do WhatsApp

 

Sabe os grupos de WhatsApp que vão se formando para cada uma das turmas do colégio? Aqueles nos quais pais, professores e coordenadores fazem parte, inclusive com os números deles visíveis para todos os usuários? Esses que vão gerando conversas intermináveis que ficam difíceis de acompanhar e nos quais há muitos posicionamentos divergentes sobre diversos assuntos, podendo gerar discórdia?

 

Os grupos eram um problema que o Colégio Gardner não queria mais ter, mas para não regredir e deixar a tecnologia de fora da comunicação escolar, eles buscaram uma nova maneira de interagir, e encontraram uma ferramenta que foi pensada exclusivamente para essa necessidade: a ClipEscola.

 

Para o Colégio Gardner, isso significou ter mais controle sobre as informações trocadas, algo que era muito difícil antes. Sabe aquela sensação de “agora estamos dando conta”? Ela agora finalmente pode ser sentida pelos colaboradores do colégio.

 

Inclusive hoje, quando os membros da instituição de ensino participam de reuniões com outros mantenedores escolares, acabam divulgando a ClipEscola, pois percebem que muitas escolas ainda utilizam grupos de WhatsApp por falta de informação, já que é algo que não tem como ser administrado.

 

A nova comunicação

 

A migração do WhatsApp para a ClipEscola passa por um processo de reeducação dos pais. No Colégio Gardner eles estavam acostumados com o app instantâneo, que permitia o envio de mensagens aos professores a qualquer momento, mesmo fora do horário de trabalho do educador, e com expectativa de retorno imediato.

 

Com o ClipEscola as coisas são bem diferentes. Se o pai envia um recado fora do horário, ele recebe uma mensagem automática informando-o de que o retorno ocorrerá no horário predeterminado pelo colégio. Os responsáveis também não conseguem ter acesso ao número do celular dos professores e nem dos outros pais, pois como estão todos cadastrados na ferramenta, isso não é necessário. Assim, a comunicação continua ágil, porém não invasiva e desregrada.

 

Essa nova forma de interação está sendo gradualmente assimilada pelas famílias dos alunos do Colégio Gardner, que agora começam a entender que o “clip” (recado virtual) que enviam não será respondido imediatamente, e sim no momento oportuno. Com isso, a questão da ansiedade quanto à resposta diminui, permitindo uma comunicação escolar mais saudável.

 


 

Valorização das atividades pedagógicas

 

Além de deixar a comunicação escolar organizada e muito mais fácil de administrar, com a ClipEscola o Colégio Gardner também consegue dar mais destaque aos trabalhos pedagógicos que são desenvolvidos dentro da instituição de ensino.

 

Se antes os pais recebiam apenas fotos das atividades, que ficavam perdidas em meio às conversas do grupo e ocupavam espaço no celular, agora tudo melhorou. Os responsáveis recebem a imagem acompanhada de informações sobre o objetivo daquela dinâmica. A mensagem é disparada para todos os pais ao mesmo tempo, mas é recebida por cada um individualmente, e os arquivos não ocupam espaço no celular, ficam armazenados em nuvem.

 

Percebeu como isso é algo mutuamente benéfico? Os pais ganham por um lado, já que conseguem acompanhar mais de perto o que filho está aprendendo no colégio, e os professores ganham por outro, pois podem mostrar a qualidade do trabalho que desenvolvem e enviar a informação com muito mais facilidade, economizando tempo produtivo.

 

Canal de informações

 

Um outro ponto que tem auxiliado o Colégio Gardner a fazer um bom uso da ferramenta e explorar suas potencialidades é este canal que você está navegando agora. Sim, isso mesmo, este blog. Os colaboradores da instituição de ensino revelam que fazem leituras constantes dos conteúdos que publicamos aqui, e que as informações bem fundamentadas que encontram agregam para a realidade da escola.

 

Tá, eu sei o que você está pensando agora:

 

Ahhh quanta modéstia hein autora?

 

Mas em minha defesa eu digo: foram palavras dos próprios colaboradores :p E digo mais… os conteúdos que disponibilizamos sobre as matrículas de 2019, e outros posts sobre esse e outros temas, foram bem úteis para eles viu? Então se você não é um leitor ávido deste blog, faça como o Colégio Gardner e passe a ser. #FicaADica!

 

Leia mais
– 5 razões para escolher a ClipEscola para a sua instituição
– 7 motivos para você não esperar por 2019 para aderir à ClipEscola

 

A comunicação da sua escola está desorganizada? Então faça como o Colégio Gardner e venha para a ClipEscola! Agende uma demonstração gratuita da ferramenta aqui.

 

Campanha - Indique e Ganhe

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of