Skip to content
Famílias dos alunos

COMPARTILHE

13 de outubro - 2020

Dicas do que enviar às famílias dos alunos pela agenda digital aos finais de semana

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (998 palavras, 5548 caracteres)

A sua escola utiliza agenda digital? Sim? Ahhh então você sabe que os recadinhos digitais não precisam ser enviados sempre em tempo real né. É possível criar uma programação de envios e deixar tudo agendado bonitinho. O que você acha de fazer um teste? Que tal criar uma programação de envios para as famílias dos alunos aos finais de semana?

 

Já sei o que você está pensando: “Que ideia hein? Até parece que eu vou ficar lotando os alunos de atividades aos finais de semana. Ora, não tem cabimento!”. 

 

Aloowww… é claro que eu não estou falando em enviar conteúdo pedagógico né, longe disso. Pensei mais em algo como dicas do que fazer para aproveitar o fim de semana mesmo em meio a esta quarentena, sabe? Afinal, isolamento social pode ser estressante e tedioso, principalmente se você estiver sem ideias do que fazer para aproveitar bem o tempo em casa. É aí que entra a parte dos recadinhos digitais aos finais de semana, entendeu?

 

Agora acho que já estamos falando a mesma língua, não é? Ah que bom! Então vamos ao que interessa, as dicas do que a sua escola pode enviar às famílias dos alunos pela agenda digital aos finais de semana. Venha comigo!

 

Dicas de brincadeiras

 

Famílias com crianças, a esta altura, já não sabem mais o que fazer para entreter os pequenos em casa. Provavelmente já utilizaram todo o estoque de brincadeiras que conheciam e as ideias agora estão minguando. Aí, do nada, chega o recadinho maravilhoso da sua escola com novas opções de brincadeiras que ainda não tinham sido pensadas, já imaginou que legal?

 

Então, bora colocar isso em prática? Você pode selecionar apenas as turmas de alunos que ainda estão na fase de brincar e agendar o disparo de uma lista com diversas brincadeiras, ou então enviar uma por uma, para ter conteúdo para vários fins de semana. Aqui neste outro post você encontra muitas opções de brincadeiras para enviar!

 

Dicas de filmes

 

Você já deve ter ouvido falar que nessa quarentena a Netflix está bombando, não é? Acontece que as pessoas adoram filmes. Quando se está dentro de casa, um filminho e uma pipoquinha são tudo de bom! Depois de meses de quarentena, porém, as pessoas já não sabem mais nem o que assistir. É aí que entra a sua escola com indicações de filmes não-óbvios!

 

Que tal preparar uma lista com filmes muito bons, mas que não são lançamentos e nem nomes batidos que todo mundo já assistiu? Os colaboradores da sua escola podem até ajudar com isso. Peça que todo mundo indique ao menos um filme e faça uma breve descrição dele. Aí você prepara aquela super lista com filmes + sinopses e envia às famílias dos alunos, ou faz um envio periódico a cada fim de semana. O que você acha da ideia?

 


 

Dicas de tours virtuais

 

Se a situação que temos é de isolamento social, o jeito de passear por aí é fazendo um tour virtual! Há uma infinidade de atrações turísticas, museus, bibliotecas, galerias, entre outros, que oferecem essa possibilidade. Que tal dar a dica às famílias dos alunos?

 

Pode ser que muitos pais nem tenham pensado nisso, ou nem saibam que é possível. Aí chega o recadinho da sua escola na agenda digital e abre um mundo de possibilidades a eles. Aqui neste post até temos uma lista para te ajudar com isso, mas nada impede de você aumentá-la ainda mais. Vá lá e surpreenda o seu público!

 

Dicas de receitas diferentonas

 

Um dos grandes prazeres do isolamento social é comer, concorda? Que tal enviar umas receitas bem diferentes às famílias dos alunos? Há muitos pratos deliciosos por aí que não são tão conhecidos, então as pessoas em geral nem pensam em procurá-los pela internet. Ou seja, temos mais uma oportunidade de listinha aí!

 

Há muitos pratos étnicos, por exemplo, que são relativamente desconhecidos das pessoas em geral, como Kholodets (culinária russa); Chebakia (culinária marroquina); ou Kabsa (culinária árabe). Há também os pratos étnicos de estados brasileiros e as “brasileirices”, como pizza de sushi; bolo de coxinha; esfiha de guacamole; etc. Já viu que dá para montar uma listinha bem criativa aí né?

 

Dicas de leituras

 

É claro que eu não poderia fechar essas sugestões de dicas do que enviar às famílias dos alunos pela agenda digital aos fins de semana sem falar delas: as leituras! Aqui cabem livros, artigos e qualquer formato que contenha texto.

 

Quando os envios forem para pais de alunos pequenos, o legal é que contenham uma sugestão de leitura adulta e uma infantil. Afinal, o hábito de leitura das crianças também precisa ser incentivado, não é mesmo? Para te dar uma mãozinha com isso, aqui nesse post você encontra algumas opções para crianças e, para os adultos, há diversos posts do próprio blog que podem ser incluídos nos seus envios. Para te ajudar ainda mais, aqui está também um post com uma lista de bibliotecas virtuais. Você pode encontrar nelas muitas opções para incluir nos recadinhos de finais de semana. Fica a dica!

 

Leia mais
– Reuniões virtuais de pais: como engajar as famílias com a escola no contexto digital
– A importância da participação dos pais na escola para o desempenho do aluno

 

Espero que essas dicas do que enviar às famílias dos alunos em fins de semana sejam úteis, e que os pais e responsáveis apreciem bastante!

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.