Skip to content
Biblioteca escolar

COMPARTILHE

07 de agosto - 2020

10 bibliotecas online para seus alunos cultivarem o hábito da leitura enquanto a biblioteca escolar estiver fechada

Tempo estimado de leitura: 11 minutos (2168 palavras, 12536 caracteres)

O hábito da leitura, muitas vezes, começa dentro da própria escola. Em muitas instituições de ensino há inclusive uma biblioteca escolar na qual os alunos podem pegar livros emprestados ou até lê-los no próprio local, em mesas ou no cantinho da leitura. Neste momento de pandemia, porém, isso não é possível, pois as escolas estão fechadas. Mesmo quando as aulas retornarem, é provável que as bibliotecas continuem fechadas, por medidas de segurança, ou que funcionem de forma limitada. Porém, as leituras não precisam parar. O meio virtual já mostrou o seu valor na quarentena, e é dele que surge mais uma vez a solução: bibliotecas online!

 

A quantidade de livros disponíveis para download gratuito é enorme! Há também documentos históricos e outras publicações. São leituras que os alunos podem aproveitar tanto para lazer quanto para pesquisa. Confira a lista que preparamos:

 

1. Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

 

Essa opção de biblioteca online pode ser muito útil para pesquisas. Dificilmente os seus alunos procurarão nela leituras para lazer, a não ser é claro aqueles muuuuito intelectuais. Porém, uma biblioteca escolar não tem somente a função de lazer, não é mesmo? Essa também não! Aqui os seus alunos encontrarão uma rica fonte de informações para estudos e trabalhos de aula.

 

A biblioteca reúne livros raros, revistas e jornais antigos, documentações históricas e ilustrações de publicações antigas. Alguns arquivos, inclusive, estão em outros idiomas. A digitalização das obras teve como critérios a antiguidade, o valor histórico e a inexistência de novas impressões ou edições. Ou seja, é raro mesmo, praticamente uma biblioteca-museu! Para os seus alunos encontrarem o que procuram, basta que pesquisem por tipo/coleção, título da obra, autor, data ou assunto.

 

2. Espaço de Leiturinha

 

Você é professor de educação infantil? Então essa é a biblioteca virtual que vai te ajudar a despertar o hábito da leitura nos seus aluninhos! Nela você encontrará livros infantis variados e com muitas ilustrações. As leituras ocorrem dentro do próprio site, sem a necessidade de baixar. As páginas são passadas com o uso de botões.

 

Se não houver alguém para ler a história para crianças ainda não alfabetizadas, não tem problema. Os baixinhos hoje são muito espertos com tecnologia, e podem usar os botões disponíveis para ativar a opção de leitura das páginas e até para acessar um vídeo que mostra um adulto fazendo a leitura para eles. Após a leitura, há jogos e atividades disponíveis sobre o conteúdo do livro. Quem sabe você até aproveita para utilizá-las nas aulinhas infantis remotas! Fica a dica. 

 


3. Ebooks gratuitos da Amazon

 

Uma biblioteca escolar geralmente possui livros de gêneros variados, não é? É exatamente isso que você encontra na terceira opção desta lista! Os eBooks gratuitos da Amazon vão de gêneros como espiritismo até histórias em quadrinhos. Lá você encontra literatura brasileira e também clássicos internacionais escritos em inglês. É possível ainda folhear o livro antes de baixá-lo, para confirmar o interesse pela obra.

 

Caso os seus alunos não tenham um Kindle para ler os eBooks, não tem problema! As obras podem ser lidas também em tablets ou smartphones. Para isso, é necessário instalar os apps gratuitos da Amazon, que estão disponíveis no App Store, no Google Play, no Windows Store e no Amazon Appstore. Além disso, sempre é possível ler o livro inteiro sem baixá-lo, usando apenas a opção de folhear do link “Dê uma olhada”. Então, como você pode ver, ler livros digitais é muito fácil! Como a tecnologia é maravilhosa, hein? 

 

4. Biblioteca Virtual Ecofuturo

 

Assim como a primeira opção da nossa lista, essa é uma biblioteca online mais direcionada à pesquisa do que ao lazer. Ela possui várias publicações voltadas à educação socioambiental, à biodiversidade e ao incentivo à leitura e à escrita. Os conteúdos são úteis tanto para a busca de informações pelos alunos quanto para o uso pelos professores – sobretudo os de biologia – durante as aulas.

 

Na parte ambiental é possível encontrar publicações disponíveis para download que contêm dados sobre espécies em risco de extinção, hábitos alimentares das espécies, serviços ambientais, distribuição da biodiversidade pelo país, etc. A parte de leitura e escrita consiste em artigos que falam sobre nomes femininos da literatura nacional; a importância de incentivar a leitura nos alunos; projeto de biblioteca itinerante; entre outros. Explore as possibilidades e use-as para agregar ao aprendizado!

 

5. Livraria Cultura – eBooks gratuitos

 

A Livraria Cultura disponibiliza uma uma sessão específica em seu site para eBooks gratuitos de temáticas variadas. Há obras sobre viagem, alimentação, romance, fantasia, literatura brasileira, poesia, autoajuda, política, etc. Com certeza os seus alunos encontrarão um gênero de leitura que fará os olhos deles brilharem!

 

Para acessar os livros será preciso realizar um cadastro no site e adicioná-los à biblioteca que estará dentro do próprio perfil de usuário. O livro adicionado poderá ser baixado para eReaders, computadores ou celulares. Depois, é só alegria! As histórias já estarão prontas para fisgar suas “vítimas” na quarentena: estudantes que muitas vezes nem são chegados à leitura, mas que recorrem a ela no isolamento social e acabam descobrindo um vício que os perseguirá a vida inteira!

 

6. Biblioteca Digital Mundial

 

Aqui os seus alunos encontrarão mais livros, publicações e documentos do que conseguirão ler ao longo de toda a vida, ainda que sejam leitores ávidos. Nessa biblioteca há mais de 19 mil itens disponíveis provenientes de 193 países e com origem entre os anos 8000 a.C e 2000 d.C. Você já imaginou que um dia que uma quantidade tão grande de conhecimento humano caberia em um site e poderia ser encontrada e filtrada com algumas palavras digitadas em uma barra de busca?

 

É claro que nessa biblioteca os estudantes não encontrarão livros que estão no top 10 dos mais vendidos atualmente, e provavelmente nem dos autores preferidos deles. O ideal é que digitem na busca um assunto que gostem ou que queiram pesquisar, para que então possam descobrir diversas publicações sobre o tema que eles nem imaginavam que existissem. É um mundo que se descortina diante dos olhos, e quem tem a curiosidade aflorada irá gastar boas horas explorando-o. 

 

7. Machado de Assis

 

Essa biblioteca possui obras exclusivamente daquele que é considerado o maior nome da literatura brasileira de todos os tempos: Machado de Assis. Nela os seus alunos encontrarão romances, contos, poesias, crônicas, peças de teatro, críticas, traduções e documentos diversos. É um ótimo material até para você trabalhar gêneros literários com eles! 

 

Na biblioteca virtual também podem ser encontradas informações sobre a biografia do autor, que são descritas em ordem cronológica em uma linha do tempo. Há também vídeos baseados em obras de Machado de Assis; teses de dissertação sobre ele; e artigos escritos por nomes notáveis também sobre ele. Se tudo isso não for incentivo o suficiente para os seus alunos mergulharem de cabeça nessa biblioteca, talvez haja um outro: obras de Machado de Assis são figurinhas carimbadas na lista de livros que caem no vestibular.

 


8. Biblioteca Digital Camões

 

Mais do que uma biblioteca, a opção número oito desta lista é um verdadeiro repositório cultural da língua portuguesa. O objetivo do espaço é disponibilizar obras completas e gratuitas, fazendo a língua portuguesa chegar a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes. Algumas obras disponíveis podem ser apenas lidas; outras lidas e impressas; e outras ainda lidas, impressas e copiadas. Tudo depende das restrições autorais. 

 

No local o estudante encontrará uma grande variedade de temas literários, porém, em geral eles atendem a gostos mais acurados. Os Lusíadas, por exemplo, lidera o topo das obras mais baixadas da biblioteca, espaço no qual também podem ser encontradas composições para piano, livros de filosofia, história, artes, entre outras publicações. A biblioteca é o lugar propício para uma imersão cultural, mas não espere encontrar nenhum Blockbuster da atualidade por lá!

 

9. Portal Domínio Público

 

Essa biblioteca virtual reúne diversos formatos de obras de domínio público, tais como livros, vídeos, músicas e imagens. Aqui é possível encontrar obras clássicas, livros infantis, conteúdos em idiomas estrangeiros, materiais acadêmicos, fotos, registros históricos e muito material que pode ser utilizado principalmente para estudos e trabalhos de aula. 

 

Estudantes com um gosto mais “cult” poderão consumir as publicações meramente por lazer, é claro. É normal, porém, que essa seja uma opção de poucos, já que obras de domínio público são antigas. Por isso, é interessante que professores ajudem seus alunos na quebra dessa primeira barreira da “velharia”, para que assim eles conheçam obras realmente fascinantes como “A Divina Comédia”, de Dante. Uma resenha sobre as obras valendo nota, por exemplo, seria um bom incentivo.

 

10. Gutenber Project

 

Você é professor de inglês? Então tenho a impressão de que vai gostar da biblioteca online que fecha a nossa lista. Ela possui muitos livros em inglês que apresentam a oportunidade perfeita para que seus alunos experimentem o idioma de uma forma diferente da que ocorre nas aulas. Há livros também em português, francês, italiano e alemão. No total são 60 mil obras gratuitas que podem ser baixadas ou lidas online.

 

A maior parte dos livros disponíveis foi publicada antes de 1924, e alguns poucos exemplares são de décadas posteriores. Há porém, títulos que podem ser familiares aos seus alunos, como por exemplo “O conde de Monte Cristo”, “O homem da máscara de ferro”, “Uma viagem ao centro da Terra”, entre outros livros que viraram filme. Há muita variedade de categorias, que vão de ficção a belas artes. A biblioteca é uma ótima oportunidade para unir o útil ao agradável e ajudar o seu aluno a aprender um novo idioma enquanto aprecia uma boa leitura!

 

Escolha a melhor forma de disponibilizar as leituras aos alunos

 

Você já viu que oferta de livros é o que não falta, certo? Então não é por a biblioteca escolar estar fechada que os alunos perderão o hábito da leitura! Agora a questão é escolher a melhor forma de envio desses conteúdos aos estudantes, para que fique algo atrativo e eles realmente tenham contato com os materiais.

 

A escola pode enviar os links de todas as bibliotecas online de uma vez só, por exemplo. Mas será que os alunos não ficarão perdidos em meio a essa enxurrada de opções? É possível fazer o envio de um link dessa lista a cada semana, ou então os próprios professores podem baixar determinados livros e enviar a obra já em PDF. Assim parece mais interessante, você não acha?

 

Outro ponto importante é o canal no qual os estudantes receberão esses livros. Quanto mais prático para eles, maior é a chance de leitura. O celular, por exemplo, é um recurso que está nas mãos de crianças e adolescentes praticamente o tempo todo. Receber livros bem na palma da mão seria a maior praticidade possível.

 

É claro que, para isso, é essencial que os professores usem uma ferramenta oficial da escola, e não o WhatsApp pessoal deles. A agenda digital escolar é o canal mais recomendado, pois oficializa a comunicação; não expõe o número do celular dos professores; permite a categorização dos envios por assunto; e não cria um fluxo de conversas instantâneas, pois ocorre por recados digitais. Conheça a agenda digital mais completa do mercado aqui.

 

Leia mais
– Agenda Digital: tudo o que você precisa fazer para transformar a comunicação escolar
– 10 livros para ler para os seus aluninhos nas aulas online de educação infantil

 

Gostou da lista desse post? Se o aluno não pode ir até a biblioteca escolar, a biblioteca é que vai até ele. Nenhuma distância física é barreira para o conhecimento!

 

CTA_Ebook_Impacto do Coronavírus na Gestão Escolar

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.