Skip to content
Livros de ensino infantil

COMPARTILHE

18 de maio - 2020

10 livros para ler para os seus aluninhos nas aulas remotas de ensino infantil

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1818 palavras, 10230 caracteres)

Dar aulas remotas para ensino infantil é um desafio, não é mesmo? Se você acompanha este blog, sabe que já abordamos o assunto antes, e que até já passamos algumas dicas de atividades para os professores realizarem nas aulinhas. Hoje o que vamos fazer é nos aprofundar em uma dessas dicas: a leitura de histórias para os pequenos.

 

Essa é uma atividade que pode ser feita tranquilamente de forma online. Basta que o professor leia o livro e mostre as ilustrações  pela  webcam. Ou então, é possível também obter a versão eletrônica da obra e compartilhar a tela com os pequenos, para que eles vejam os desenhos. 

 

Agora que você já sabe que dá para fazer essa atividade, talvez queira algumas sugestões de livros para ler para as crianças do ensino infantil, estou certa? Então prepare-se, porque temos uma lista de sugestões para você devorar. Veja:

 

1. O grande livro dos animais

Edições Usborne

 

O grande livro dos animaisSe tem algo que desperta o interesse das crianças pequenininhas são os bichos. Na infância, quando o mundo começa a ser descoberto, os animais são uma parte empolgante dessa experiência do novo. Há aqueles que as crianças nunca viram, pois são animais de vida selvagem, e normalmente só podem ser encontrados na floresta. Então, as páginas dos livros acabam sendo a janela para esse mundo desconhecido.

 

No livro deste tópico, que não é grande apenas no nome, mas também nas proporções, as crianças poderão se esbaldar com as ilustrações que se abrem nas páginas, revelando animais magníficos como o elefante, a girafa, o avestruz, a onça, a lula, entre outros. O texto do livro, que pode ser lido para os baixinhos pelo professor, se encarregará de completar a aura de fascínio, instigando a curiosidade dos pequenos.

 

2. O que tem dentro da sua fralda?

Guido van Genechten

 

O que tem dentro da sua fralda - Ensino InfantilSabe quando os pequeninhos estão naquela fase em que os pais tentam incentivá-los a ir largando as fraldas aos poucos para trocá-las pelo penico? A leitura desse livrinho pode ajudar no incentivo, ou então ser apenas uma historinha divertida para os demais.

 

No livro, o ratinho é um filhote curioso. Fica sempre fuçando em tudo para descobrir o que tem dentro. Nem os seus amiguinhos coelha, cabrita, cachorrinho, bezerro, potrinho e porquinho escapam à curiosidade dele, que quer saber o que há na fralda de cada um. No final, todos querem ver a dele, e ficam muito surpresos, porque ela é muito diferente da dos demais. Veja aqui uma maneira divertida de contar essa história de forma online.

 

3. A menina da cabeça quadrada 

Emilia Nuñez

 

A menina da cabeça quadradaA menina de cabeça quadrada é a história da Cecília, uma criança que de tanto fazer coisas quadradas – como usar tablet, celular e assistir televisão – acabou ficando com a cabeça quadrada. Para “desquadradizar”, ela resolveu seguir os conselhos da avó e começar a fazer coisas redondas, como brincar com bambolê, bolinha de gude, jogar futebol, brincar de bolinha de sabão e de ioio.

 

O livro fala diretamente com as crianças que já nasceram na era digital, e que brincam apenas com dispositivos eletrônicos, deixando de lado as outras atividades infantis. Ele mostra que pode ser legal também conhecer as brincadeiras do tempo dos pais e dos avós, e se divertir com os amiguinhos. Veja aqui um exemplo de como contar essa historinha virtualmente.

 

4. O livro dos porquês – Clima

Edições Usborne

 

O livro dos porquês - ClimaAli pelos três, quatro anos de idade, surge a conhecida “fase dos porquês”. É o momento em que os pequenos começam a sentir uma grande necessidade de compreender o mundo que está ao redor deles, e isso resulta em uma avalanche de “porquês”. Por mais que para alguns adultos possa parecer irritante, é um momento importante, e estimula a curiosidade; a compreensão de si, do outro e do mundo ao redor; a capacidade cognitiva e a vontade de aprender.

 

A obra deste tópico é voltada justamente para essa fase. Como os porquês são muitos, e não caberiam em um único livro, as Edições Usborne lançaram uma coleção sobre esse assunto. Trouxemos nesta lista a sugestão de um dos livros dessa coleção, que aborda os porquês relacionados ao clima. Ele traz as dúvidas mais comuns dos baixinhos com relação ao tempo e ilustrações ricas e coloridas que ajudam na explicação. Os pequenos ficarão encantados!

 


5. Seu Lobato tinha um sítio 

Ciranda Cultural

 

Seu Lobato tinha um sítio - Ensino infantilQuem não conhece a musiquinha “Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ou!”? O livro deste tópico pode ser lido para os baixinhos com uma leitura cantada. Aproveite e peça para os seus aluninhos cantarem junto com você! Enquanto cantam a historinha, vá mostrando os desenhos para eles verem na tela.

 

Bichinhos de sítio, assim como os animais do primeiro tópico desta lista, não são vistos pelas crianças com muita  frequência, a não ser que elas sejam do meio rural. Então é o momento de elas os conhecerem pelas ilustrações e pelas canções!

 

6. O pequeno dinossauro

The Book Company

 

O pequeno dinossauroDexter é um dinossaurinho aventureiro, que gosta de fazer amigos novos. No livro, as criancinhas acompanham a aventura dele, conhecendo outras espécies de dinossauros e passando por locais inusitados. Que tal você fazer uma leitura bem empolgante e levar os seus pequenos pelos caminhos da imaginação até essa época jurássica?

 

Algo que chamará bastante a atenção dos baixinhos são as ilustrações da obra. Elas estão em 3D, então quando você abrir a página do livro para a câmera, eles verão um pequeno dinossauro saltar do livro. Vai ser muito divertido!

 

7. Barulhinhos dos bichos 

Edições Usborne

 

Barulhinhos dos bichinhos - Ensino infantilEste é um livro que vai cativar a imaginação dos pequenininhos. Além da história e das ilustrações, a obra traz botões integrados às páginas, e quando eles são tocados, emitem o som dos animais que estão em cada imagem. As crianças então podem conhecer o som do elefante, do leão, do macaco, do passarinho, da foca, entre outros bichinhos.

 

Quer tornar a hora da leitura ainda mais legal? Mostre o som dos animais para as crianças e depois peça que elas tentem imitar! Solte a criatividade e torne o horário da aulinha virtual um momento muito aguardado pelos seus pequenos alunos. Veja aqui como o livro é por dentro.

 

8. Minhas primeiras palavras 

Edições Usborne

 

Minhas primeiras palavrasCom um ano de idade o bebê já começa a tentar falar as primeiras palavras, com dois já começa a formar frases bem curtas e com três já tem um vocabulário de cerca de 200 palavras. É importante que ele seja estimulado nessa fase, e esse é justamente o objetivo do livro “Minhas primeiras palavras”.

 

A obra traz ilustrações que os professores pode mostrar para os pequenos e dizer a eles o que são, para que assim comecem a fazer associações e ampliar o vocabulário. As crianças acabam se divertindo nas aulas e aprendendo ao mesmo tempo. Experimente essa ideia!

 

9. Primeiros números

Happy Books

 

Primeiros númerosA partir de um ano de idade a criança já pode começar a ser estimulada a memorizar o nome dos números. Aos dois ela já poderá contar até 10, e entre três e quatro, começará a entender que o número aumenta quando mais objetos são adicionados. O estímulo de pais e professores da escolinha é importante nessa fase, e o livro deste tópico é um bom aliado para isso.

 

O livrinho traz ilustrações divertidas para contar e os próprios numerais para memorizar. Na lateral das páginas há partes que podem ser puxadas. Tudo é muito lúdico, então acaba sendo uma forma de o pequeno aprender sem nem perceber que está aprendendo. 

 

10. Primeiras palavras em inglês 

Brasil Leitura

 

Primeiras palavras em inglês - Ensino infantilEm nenhuma fase da vida o cérebro está tão receptivo ao aprendizado de uma segunda língua quanto na infância. Por isso, mesmo no ensino infantil, é importante que esse interesse comece a ser aguçado por professores e pais. O livro “Primeiras palavras em inglês”, recomendado para crianças de quatro anos, pode ser usado como uma ferramenta para isso nos momentos de leitura.

 

O  livro traz imagens de animais, frutas, peças de roupa, objetos da casa, etc., com o nome em inglês e em português. Você pode mostrar os desenhos para os pequenos e repetir com eles o nome de cada coisa, primeiro em português e depois em inglês. Assim, eles ampliam o vocabulário na língua materna e ainda aprendem um segundo idioma! Veja aqui algumas páginas do livro

 

Por onde transmitir as aulinhas de ensino infantil?

 

Agora que você já está cheio de ideias para as suas aulas de ensino infantil, deve estar querendo saber como fazer as transmissões, certo? Vou te ajudar! O primeiro passo é saber como NÃO fazer:

 

  • Por redes sociais
  • Por ferramentas não específicas para o segmento escolar

 

Não é recomendável que você utilize ferramentas de transmissão impróprias para as necessidades escolares, pois dessa forma é difícil manter uma organização mínima e suprir outras necessidades complementares às transmissões, como o envio de materiais e a comunicação com os pais dos baixinhos. O ideal é que as suas aulas ocorram por uma ferramenta oficial e específica para a realidade escolar.

 

A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, contempla um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo. As escolinhas conseguem realizar transmissões ao vivo pelas salas de aula virtuais; enviar gravações de aulas (se preferirem); enviar materiais complementares; e ter uma comunicação bem organizada com os pais, que é feita por meio de recados digitais que chegam diretamente ao celular deles, e podem funcionar com restrição de horários para resposta. Saiba mais por aqui

 

Leia mais
– 10 atividades para fazer com os pequenos nas aulas a distância
– Como a ClipEscola pode ajudar a sua escola no período de quarentena

 

Pronto para criar momentos de leitura incríveis com os seus baixinhos nas aulinhas de ensino infantil? Conte com a gente para o que precisar. Estamos juntos nessa!

 

CTA_Webinar_Saúde-Emocional

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.