Skip to content
Aulas ao vivo

COMPARTILHE

29 de junho - 2020

8 tutoriais em vídeo para ajudar professores e escolas na transmissão de aulas ao vivo

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1643 palavras, 9279 caracteres)

Superação é a palavra que mais descreve os professores neste momento. A falta de uma afinidade mais profunda com a tecnologia não impediu que eles se tornassem “youtubers” quando a necessidade surgiu e a continuidade das aulas dependeu disso. Mesmo, muitas vezes, sem saber por onde começar, eles foram lá, “deram a cara a tapa” e fizeram. Realizaram transmissões de aulas ao vivo, gravaram, editaram, adaptaram seus conteúdos para o meio virtual e prosseguiram ensinando. Agora que o cenário digital já não é tão assustador quanto no princípio, é o momento de prosperar dentro ele.

 

O motivo é simples: a continuidade das aulas ainda está muito longe de ser possível sem recursos tecnológicos. Eles são necessários tanto agora, que as aulas ainda ocorrem totalmente por EaD, quando em um futuro próximo, quando as escolas reabrirem e precisarem recorrer ao ensino híbrido para manter o distanciamento social entre os alunos. Por isso, preparamos uma lista de tutoriais que podem ajudar escolas e professores na obtenção de mais qualidade para as aulas ao vivo. Algumas das dicas serão mais úteis para o cenário 100% EaD, e outras, para o contexto de aulas híbridas. Confira tudo e siga evoluindo!

 

1 – Tutorial de como fazer uma iluminação caseira para transmitir vídeos

 

 

As dicas desse tutorial são simples, mas bastante eficazes e de fácil aplicação. O apresentador mostra como o uso de uma luminária comum pode fazer uma grande diferença na qualidade das transmissões. Mostra também como usar a luz natural de forma adequada para que ela favoreça a imagem.

 

O tutorial deste tópico tem bastante serventia para o momento atual, de aulas 100% em EaD, já que os professores estão fazendo as transmissões das aulas ao vivo dentro da própria casa. As dicas podem ser aplicadas desde já, pois os únicos recursos necessários são uma luminária (que muitos já têm em casa) ou uma janela. Então, é só conferir e colocar a mão na massa!

 


2 – Tutorial de como captar áudio no celular com microfone externo 

 

 

O celular é um recurso muito usado para a transmissão de aulas ao vivo, até porque a câmera dele, em geral, costuma ser bem superior a das webcams que já vêm embutidas em notebooks. A captação de áudio do celular também não é ruim, mas substituí-la pela de um microfone externo trará um ganho de qualidade enorme para as aulas ao vivo. O microfone externo, além de tudo, possui mais flexibilidade com relação ao posicionamento, podendo ficar em um local diferente do qual o celular foi colocado para captar a imagem.

 

O tutorial desse vídeo ensina a como realizar essa troca da captação de áudio do celular pela do microfone externo. Se a dica já é útil para as aulas em EaD, para as híbridas é ainda mais, pois nelas o professor estará em sala de aula, cercado pelo barulho dos estudantes que estiverem presentes. Ter um microfone de qualidade e bem posicionado fará toda a diferença nesse cenário.

 

3 – Tutorial de como posicionar o celular na hora de gravar ou transmitir vídeos

 

 

Com a pandemia os professores – que não são profissionais da área de vídeo – acabaram tendo que recorrer ao recurso para dar aulas. Como foi uma necessidade urgente, é claro que no começo tudo ocorreu com uma boa dose de improvisação, inclusive na parte de enquadramento de imagem. Agora que todos já têm mais familiaridade com a câmera, é possível profissionalizar as coisas um pouco mais!

 

Nesse tutorial – que é focado em transmissões feitas com o celular – você aprende a como melhorar o enquadramento, como manter uma distância ideal para as filmagens, qual é a melhor altura para posicionar o celular, etc. Confira!

 

4 – Tutorial de como usar tripé com adaptador para celular

 

 

Para os professores que realizam transmissões de aulas ao vivo com o celular, ou mesmo para as escolas que, quando reabrirem, utilizarão o aparelho mobile para as aulas híbridas, as dicas desse tutorial podem ser bem interessantes. O vídeo mostra um passo a passo de como usar um adaptador para fixar o celular em um tripé de forma adequada.

 

A gravação também mostra todo o funcionamento do tripé: como é possível regular a altura dele de várias formas e como encaixar o celular e movê-lo no tripé até achar o melhor ângulo. As dicas são bem curtas e bem fáceis de aplicar!

 


5 – Tutorial de como usar uma lousa nas aulas ao vivo

 

 

Este tutorial é mais focado no cenário atual de EaD. Ele ensina ao professor como usar uma lousa em casa na hora da transmissão das aulas ao vivo. Há várias alternativas: ter um quadro por perto no qual as informações são inseridas e apontar a câmera para ele; usar uma lousa virtual; usar uma mesa digitalizadora; ou usar apresentações online.

 

No vídeo você pode conferir como funciona cada uma das opções. Mesmo que você já use uma delas, é válido assistir para verificar se alguma das outras não é uma alternativa melhor para as suas aulas.

 

6 – Tutorial de como montar um cenário para aulas ao vivo ou gravadas

 

 

Um bom cenário de fundo sempre contribui para a qualidade visual da aula que está sendo transmitida ou gravada. O tutorial deste tópico mostra como criar bons cenários mesmo em ambientes pequenos e com luz natural limitada. Observe também no vídeo como os elementos presentes na cena podem agregar visualmente às transmissões.

 

Aproveite as dicas e traga-as para a sua realidade. Utilize elementos de fundo nas suas transmissões que façam sentido para os conteúdos que você ensina. E claro, os livros são itens sempre bem-vindos em cenários de qualquer matéria!

 

7 – Tutorial de maquiagem para vídeos

 

 

Você já reparou que quando gravamos vídeos sem nenhuma maquiagem a pele fica muito clara, até brilhosa? Mesmo quando usamos alguma maquiagem, muitas vezes na filmagem ela simplesmente desaparece. Acontece que a maquiagem para vídeo precisa ser muito mais carregada do que a que utilizamos no dia a dia, pois do contrário quase não dá para ver.

 

Como a vida dos vídeos chegou até você há pouco tempo, talvez você ainda não tenha “pego a manha” da make ideal para filmagens. Confira nesse tutorial então como fazê-la passo a passo e depois use-a nas suas aulas em EaD!

 

8 – Tutorial de como usar a câmera do celular como webcam

 

 

A qualidade de imagem de uma webcam é limitada. É claro que para uma situação emergencial ela cumpre bem o seu papel, mas quando queremos obter mais qualidade nas aulas ao vivo, uma boa câmera de celular é uma opção mais adequada. O tutorial desse vídeo ensina a como substituir a webcam pela câmera do celular na hora das transmissões.

 

As dicas podem ser úteis tanto para o cenário atual de EaD full time quanto para o de ensino híbrido. A substituição da webcam pela câmera do celular pode ocorrer de três formas: usando cabo USB, Wi-Fi ou servidor. No vídeo, porém, o apresentador demonstra apenas a primeira delas, pois as outras duas não são recomendáveis, já que geram atraso nas transmissões. Confira o tutorial e melhore a qualidade das suas aulas ao vivo! 

 

Finalizando 

 

O objetivo dessa lista foi te ajudar a progredir em vários aspectos relacionados às aulas ao vivo – tanto as que ocorrem 100% em EaD quanto as que ocorrerão de forma híbrida em breve. Além dos vídeos da lista, temos aqui na ClipEscola vários tutoriais criados por nós que são exclusivos para clientes. Eles mostram, por exemplo, como criar salas de aula virtuais, como enviar videoaulas gravadas, como realizar provas online, etc. Se você já é cliente, solicite à equipe de Engajadores o link para esses materiais.

 

Caso você ainda não seja, quero te convidar para progredir em um outro aspecto: a plataforma utilizada para EaD. A ClipEscola desenvolve a Plataforma de Transformação Digital M3I, que possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem bem completo. Nele é possível transmitir aulas ao vivo diretamente ou por meio de links externos; enviar aulas gravadas; enviar materiais; receber trabalhos; aplicar provas; interagir de forma estruturada com alunos e pais; entre muitas outras possibilidades. Se quiser avançar, solicite informações por aqui.

 

Leia mais
– Ensino híbrido: a nova cara da educação após a pandemia
– Retorno às aulas presenciais: medidas de higiene e cuidados necessários

 

Espero que esta lista tenha ajudado você com as suas aulas ao vivo! Se precisar da nossa ajuda em seus desafios, entre em contato!

 

Homeschooling

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.