Skip to content
Aulas em EaD

COMPARTILHE

13 de abril - 2020

Checklist para um bom desempenho do estudante nas aulas em EaD

Tempo estimado de leitura: 10 minutos (1899 palavras, 10883 caracteres)

O momento atual de pandemia acabou gerando uma migração em massa das escolas para o Ensino a Distância (EaD). Como se trata de uma situação sem precedentes, surgiu a preocupação de pais e educadores dos possíveis impactos desse novo formato no rendimento dos alunos. Tendo isso em mente, elaboramos um checklist de pontos importantes que podem favorecer o desempenho do estudante durante aulas em EaD. Vamos conferir?

 

Ambiente tranquilo

 

Concentração exige tranquilidade. Para que o aluno tenha um bom aproveitamento nas aulas em EaD, é importante que ele escolha um local mais silencioso na casa para esse momento, sem distrações como: barulho de TV, de pessoas conversando, de carros passando, etc. Elementos assim podem acabar tirando o foco do conteúdo, então devem ser evitados.

 

Se houver muitas pessoas na casa, o ideal é que eles colaborem e não façam muito barulho e nem falem muito alto durante os horários de aula. Também é importante que não fiquem entrando e saindo do cômodo no qual o estudante está fazendo as aulas em EaD, para que a atenção dele não seja desviada de tempos em tempos.

 

Disciplina de horários

 

Um dos maiores desafios das aulas em EaD é a questão da disciplina. Se a escola opta por realizar as aulas por meio de transmissões ao vivo, com um horário certo para acontecer, tudo fica mais fácil.  Dessa forma o aluno sabe que tem um horário certo para assistir aos conteúdos, e que se não estiver ali naquele momento irá perder a aula e até levar falta.

 

Quanto a essa questão, a escola pode controlar a presença nas aulas em EaD realizando a chamada normalmente pela transmissão – seja por voz ou pelo chat – e registrando quais alunos estavam presentes e quais não estavam. Também é possível exportar uma planilha com a informação de quais estudantes entraram na sala de aula virtual. 

 

As transmissões ao vivo devem, de preferência, ser realizadas no mesmo horário em que as aulas presenciais aconteciam, pois era uma rotina à qual o aluno já estava adaptado. Assim, fica mais fácil para ele mantê-la. O estudante pode até estar uniformizado, como estaria em um dia normal de aula.

 

Caso a escola não ofereça transmissão ao vivo, e as aulas em EaD sejam gravações que possam ser assistidas pelo aluno sem um horário predeterminado, ele mesmo terá que fazer o próprio cronograma de horários para assisti-las. Nesse caso, é importante que o estudante siga esse cronograma à risca, para manter uma rotina. Sem isso, tudo ficará muito “solto”, e há grandes chances de o aprendizado ser afetado.

 


Alimentação adequada

 

Você sabia que a alimentação afeta o nosso foco e a forma como absorvemos informações? Os alimentos certos podem estimular a memória, a concentração e o raciocínio. Por isso, antes do início das aulas é essencial tomar aquele café da manhã saudável e em quantidade adequada.

 

Alguns alimentos recomendados antes do início da aula são:

 

  • Abacate – Melhora o fluxo sanguíneo, o que é bom para o cérebro, e possui compostos importantes para os neurônios. Atua favoravelmente na concentração e no aprendizado.

 

  • Castanhas – São ricas em selênio – nutriente favorável à cognição – e também em gorduras boas e vitamina E. Afetam as ondas cerebrais relacionadas ao aprendizado e à retenção de informações.

 

  • Ovos – Possuem colina, nutriente essencial para a consolidação da memória. A falta dele prejudica a cognição.

 

  • Suco de uva integral – Melhora a função cognitiva e promove o aumento dos níveis de BDNF, estimulando novas conexões entre as redes neurais.

 

  • Café – Possui cafeína, que tem ação estimulante, ajudando a cortar o sono matinal e a deixar a pessoa mais ativa e alerta. Porém, deve ser consumido de forma moderada. 

 

Tarefas escolares

 

Rever conteúdos é um fator que contribui sensivelmente a assimilação deles. Por isso, se em épocas normais os deveres de casa já eram importantes, no momento atual são ainda mais. O motivo é simples: aulas 100% em EaD para ensino infantil, fundamental e médio é algo que está ocorrendo pela primeira vez no país. Portanto, não há um comparativo que nos permita saber se o desempenho do aluno é afetado ou não. O ideal então é garantir.

 

A tarefa escolar é uma ferramenta cuja eficácia já é conhecida, e por isso mesmo é tão utilizada. Então, se o objetivo é que o aluno continue com um bom desempenho nos estudos, é importante que as tarefas escolares continuem sendo passadas e cobradas. O meio digital, inclusive, possibilita que os professores se reinventem, e pensem em novos formatos de tarefas e materiais de apoio.

 

O aluno também precisa fazer a parte dele. É essencial que separe um tempo durante o dia para se dedicar à execução das tarefas e o contato com os materiais. O ideal é que esse momento tenha um horário fixo, para que o estudante se habitue a ele, e mantenha-o sempre na rotina diária.

 

Interação com os colegas

 

No século XXI a educação passou por grandes evoluções e as escolas abriram os olhos para novas formas de aprender e ensinar. O aprendizado colaborativo foi um ponto de destaque nesse novo olhar, e as instituições começaram a entender que os alunos também são fontes de conhecimento e que podem inclusive ensinar e aprender uns com os outros.

 

Nas aulas presenciais, essas trocas entre os estudantes acontecem naturalmente no dia a dia. Então, nesse momento de isolamento social e aulas em EaD, é importante que essa colaboração não se perca, pois ela é benéfica para o aprendizado e pode contribuir para o bom desempenho do aluno.

 

A escola pode facilitar essas interações por meio de recursos digitais. Há soluções que permitem conversas instantâneas em grupos de estudantes só da mesma turma, só do mesmo colégio ou até de maneira segmentada, como grupos só de líderes de turma ou só do grêmio estudantil. É claro que o recurso precisa ter a opção de moderação da escola, para que algum aluno não acabe fazendo mau uso. Mas tendo esse cuidado, o aprendizado só tem a ganhar.

 

Cooperação dos pais e responsáveis

 

Quando falamos em aulas em EaD para crianças e adolescentes, os pais e responsáveis são um elemento importante desse cenário. A contribuição deles pode ser em maior ou menor grau, dependendo da idade do aluno. Algumas formas que eles podem contribuir são:

 

  • Ajudando na escolha do ambiente e cuidando para que não haja barulho na casa durante a transmissão das aulas;

 

  • Lembrando (ou cobrando) o aluno dos horários das tarefas escolares;

 

  • Tirando dúvidas que possam surgir na hora das tarefas;

 

  • Preparando um café da manhã saudável com alimentos que favoreçam o desempenho do estudante;

 

  • Participando da aula em si (no caso das crianças mais pequenas).

 

Por esses motivos, é preciso que haja diálogo entre a escola e os pais, para que a instituição possa orientá-los sobre a importância da contribuição deles e como ela pode ocorrer. E para que esse contato funcione bem, o ideal é que a escola escolha um canal supra as necessidades de agilidade, praticidade e organização.

 

Tecnologia

 

Se estamos falando em aulas em EaD, é claro que a tecnologia não pode ficar de fora do checklist. A qualidade das aulas depende também dos recursos que a escola irá empregar para realizá-las. E quanto mais qualidade a aula tiver, mais favorável isso será para o desempenho do estudante.

 

Ao escolher uma tecnologia, podemos pensar em alguns pontos já comentados aqui nesse checklist. Quando citamos a disciplina de horários, por exemplo, vimos que ela se torna mais fácil quando as aulas são transmitidas de forma ao vivo, pois assim o aluno precisa estar presente naquele horário. Vimos também que a alimentação é importante, que as tarefas escolares são essenciais, que a interação com os colegas favorece o aprendizado e que a cooperação dos pais ajuda muito. Então, vamos pensar em algo que junte tudo isso?

 

Talvez você esteja pensando “é muita coisa para juntar em uma ferramenta só, será preciso usar várias”. Olha… sabe que não? Aqui na ClipEscola, por exemplo, desenvolvemos a Plataforma de Transformação Digital M3I. É um recurso bem completo que abarca todas essas necessidades. Olha só:

 

  • Aulas ao vivo

 

A solução possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem que contém salas de aula virtuais com transmissão ao vivo.

 

  • Alimentação adequada 

 

A escola consegue, por meio da ferramenta, enviar aos pais um cardápio com a sugestão de alimentação ideal para o período de estudos.

 

  • Tarefas escolares 

 

A plataforma possui uma parte específica para essa necessidade, chamada “Atividades em Casa”. Por lá é possível inclusive realizar o envio de arquivos pesados, pois tudo fica salvo em nuvem, sem consumir memória.

 

  • Interação com os colegas 

 

A ClipEscola também possui grupos para troca de mensagens entre os alunos. Esses grupos são opcionais, e caso a escola deseje habilitá-los, ela terá total poder de moderação sobre todas as informações trocadas entre os estudantes no grupo. Dessa forma, possibilita um canal colaborativo, mas também muito seguro.

 

  • Cooperação dos pais

 

O recurso também possibilita a comunicação entre a escola e os pais por meio de recados digitais (que aqui chamamos de “Clips”). Diferentemente das mensagens instantâneas, os recados são bem organizados e não exigem que o professor dê um retorno imediato ao responsável – algo que consumiria muito tempo e quebraria o planejamento do educador. Os Clips podem ser respondidos em horários predeterminados pela escola, possibilitando que o professor se planeje e que os pais se habituem aos horários de resposta.

 

  • E muito mais

 

Como você viu, todos os pontos contemplados neste checklist para o bom desempenho do aluno podem ser apoiados por uma única ferramenta. Além de contemplar tudo o que foi citado, a solução vai além, e permite também a comunicação interna da escola. É possível até realizar reuniões virtuais entre os times de trabalho. Saiba mais sobre a ClipEscola por aqui.

 

Leia mais
– Boas práticas para a transmissão de aulas ao vivo com qualidade
– Como a ClipEscola pode ajudar as instituições no período de aulas suspensas

 

Ajude o seu aluno! Encaminhe as informações deste checklist para ele e os pais dele, para que ele tenha o melhor desempenho possível nas aulas em EaD da sua escola!

 

CTA_Webinar_Adaptar-rotinas-escolares

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.