facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Aplicativo de comunicação para escolas de música, teatro, natação e outros segmentos!

8 de fevereiro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Tendências

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1340 palavras, 7595 caracteres)

Ele já ganhou os colégios e faculdades, e agora está virando sensação entre as escolas de outros segmentos, como música, teatro, natação, autoescolas, idiomas e até creches caninas. É claro que eu estou falando do aplicativo de comunicação, a ferramenta que está apresentando a diversos nichos uma nova maneira de se relacionar com o público.

 

Se você está se perguntando o motivo de instituições de tantas áreas diferentes voltarem os olhos para a qualidade da comunicação com o público, vou te dar uma dica: a palavra começa com “fideliza”, e termina com “ção” :). É claro que há também outras finalidades além dessa, e você vai entender todas no post de hoje!

 

Vamos começar?

 

Presença no dia a dia do público

 

Em escolas que não são de ensino formal, como as de música, artes cênicas, futebol, dança, entre outras, geralmente não há um convívio diário entre a instituição e o aluno. A frequência, em muitos casos, não passa de duas vezes por semana. Convenhamos que assim, com tão pouco contato, fica difícil de criar um vínculo emocional com o aluno, não acha?

 

Se isso não te parece algo importante, pense de novo. A concorrência existe em todas as áreas, e sempre haverá alguma escola do mesmo ramo competindo pelos seus alunos!

 

O que você pode ter que a concorrência não tem como tirar de você? A afeição do seu público! Quando você tem alunos que não apenas frequentam, mas “se sentem parte” da escola, isso é algo muito poderoso. É claro que para criar esse sentimento de pertencimento, o público precisa lembrar de você mais do que duas vezes por semana. É aí que entra o aplicativo de comunicação.

 

Vou te explicar. Com essa ferramenta você pode “preencher as lacunas” entre os dias em que o aluno vai à aula e os que ele não vai. Quando ele não estiver na escola, envie vídeos, artigos e curiosidades relacionadas à atividade praticada. Vá além: crie um quiz, mande recadinhos em templates personalizados e convide o aluno para eventos da sua instituição, que ficam sincronizados com a agenda do celular dele.

 

Se tudo isso lhe parece muito trabalhoso, é porque ainda não te falei que você consegue enviar o mesmo recado para todos os alunos ao mesmo tempo, e ainda marcar um evento na agenda de todos de uma vez só. Você pode até deixar tudo pré-programado, para facilitar ainda mais a sua vida. Muito legal, não acha?

 

E sabe o que mais eu também não te contei? Que os alunos podem ter um grupo de conversa só entre eles, no qual todos os frequentadores da escola já ficam automaticamente cadastrados. Assim, podem conversar e se conhecer, trocar figurinhas sobre as atividades e até marcar programas fora das aulas. Todos da escola acabam formando uma “grande família”. Quer elo mais poderoso do que esse?

 

Tranquilidade aos pais

 

Para escolinhas que trabalham com público infantil, o fator segurança é um forte motivador na escolha pelo aplicativo de comunicação. Se você ainda não captou qual é a relação de uma coisa com a outra, continue lendo que você já vai entender.

 

No app ClipEscola existe uma integração entre o registro de entrada de alunos nas escolas e o aplicativo. Quando a criança entra na atividade, os pais são notificados automaticamente no celular, e quando saem também.

 

Isso é muito útil nos casos em que a criança já é maiorzinha e vai para a escola a pé. Os pais, que muitas vezes estão no trabalho, ficam mais sossegados quando chega o alerta de que o filho já entrou na aula de judô, futebol, tênis ou qualquer outra atividade que pratique.

 

Mesmo quando a criança vai para a escolinha com babá ou parentes, essa notificação também ajuda muito. Certos pais são bastante protetores, e mesmo sabendo que o filho está com um adulto, ficam mais tranquilos se podem saber exatamente onde ele está e o que está fazendo.

 

Saúde financeira

 

As escolas de artes marciais, pintura, artesanato, canto e diversas outras atividades são também empresas, e precisam que as mensalidades sejam pagas em dia para que consigam manter-se com as portas abertas. O fato é que a inadimplência é uma inimiga que está sempre as rondando, e é necessário criar medidas eficazes para combatê-la.

 

Aí você me pergunta… o que o aplicativo de comunicação tem a ver com isso? E eu te respondo: TUDO!

 

Ahhh… agora captei sua atenção hein? Falar em $$$ tem esse efeito mesmo. Vou te explicar: em apps mais robustos, como o ClipEscola, existe uma funcionalidade que automatiza todo o fluxo de recebimentos da instituição. O pagamento de mensalidades pode ser feito dentro do próprio aplicativo, e os vencimentos ficam fáceis de lembrar, pois o usuário recebe notificações automáticas de acordo com a proximidade da data de pagamento.

 

Caso mesmo assim ocorra a inadimplência, essa funcionalidade, que na ClipEscola se chama ClipPag, realiza cobranças automatizadas, enviando alertas ao aluno (ou aos pais dele, caso sejam crianças) de que a mensalidade está vencida, e disponibilizando um boleto atualizado automaticamente para o pagamento, já com a multa e os juros pelo atraso inclusos.

 

Deu até um alívio no bolso só de ler isso, não é? Então aposto que você vai gostar do que vem a seguir, no tópico abaixo!

 


 

Captação de alunos

 

O que é tão importante para a saúde financeira das escolas quanto ter as mensalidades sempre pagas em dia? Ter várias delas entrando todo mês! E como obtemos isso? Atraindo alunos, é claro. E o aplicativo de comunicação ajuda nisso também? Com toda a certeza! Mas como??? Vou te mostrar agora!

 

Você já ouviu falar em marketing digital? Eu aposto que sim. E você sabia que essa tática, que praticamente todas as empresas estão usando, também pode ser direcionada para o celular do seu público-alvo?

 

Essa possibilidade está presente no aplicativo de comunicação ClipEscola. Funciona assim: todas as pessoas que passam pela sua escola pedindo informações sobre as atividades disponíveis podem ser cadastradas na ferramenta. Elas instalam o app no celular e você passa a nutrir esse público com informações sobre a sua instituição, como por exemplo novas atividades disponíveis, vídeos de aulas, fotos, promoções e diversos outros conteúdos.

 

Utilizando essa estratégia, você vai cultivando cada vez mais o interesse das pessoas que já demonstraram curiosidade sobre as atividades da sua escola. Após algum tempo envolvendo-as com os seus conteúdos, envie uma pesquisa de intenção de matrícula. Em caso de resposta positiva, você já pode encaminhar o contrato e o pedido de aceite digital!

 

Sentiu a vantagem? Com o aplicativo de comunicação a escola consegue ao mesmo tempo cultivar o relacionamento com o público, deixar os pais mais tranquilos com relação à segurança dos filhos, combater a inadimplência e atrair alunos. Vale ou não vale a pena ter uma ferramenta assim na sua escola? Se você acha que sim, aproveite o embalo para marcar uma demonstração gratuita aqui!

 

Leia mais
– Quais as vantagens do app de comunicação para uma escola de idiomas?
– Curso profissionalizante: como atrair mais alunos com a ClipEscola

 

Consegui te mostrar o motivo de tantas escolas de variados segmentos estarem aderindo ao aplicativo de comunicação? Qual das vantagens despertou mais o seu interesse?

 

Infográfico - Escolas de idiomas

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of