Skip to content
Notícias sobre educação

COMPARTILHE

07 de junho - 2019

Cultive o relacionamento com pais, alunos e colaboradores enviando a eles notícias sobre educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1142 palavras, 6670 caracteres)

Relacionar-se com seu público é imprescindível para fidelizá-lo. É por isso que as instituições de ensino têm dado cada vez mais atenção à comunicação escolar, aplicando a ela as melhores práticas e usando o melhor canal. O contato com o público, entretanto, não deve acontecer apenas quando há alguma questão a ser tratada. É importante que o fluxo de comunicação com pais, alunos e colaboradores seja contínuo. E se o que falta para isso é assunto, uma boa solução é enviar conteúdos relevantes do interesse deles, como por exemplo notícias sobre educação. Isso ajudará a manter o canal entre a sua escola e o público sempre aberto, e não deixará que o relacionamento esfrie.

 

É claro que não estou sugerindo que você contrate alguém para produzir esses conteúdos e nem que tenha um trabalho extra com essa função. Fique tranquilo que esta autora sabe bem que a vida de gestores escolares é bem corrida, e não recomendaria nada descabido a você.

 

Já pensei em tudo viu? Te trouxe a solução bem mastigadinha! Você por acaso já ouviu falar em ClipNews? Eu aposto que não, pois é algo bem novo. Para te falar bem a verdade, é um módulo que não foi nem lançado ainda. Ele está em desenvolvimento na  Plataforma de Comunicação e Marketing ClipEscola, e eu já estou aqui te jogando spoiler para que você chegue na frente de todo mundo quando essa novidade entrar no mercado.

 

Pelo ClipNews, instituições de ensino como a sua poderão disponibilizar conteúdos especializados para cada tipo de público. São matérias produzidas por parceiros da ClipEscola, e você poderá segmentar as informações que vão para pais, alunos e colaboradores.

 

Vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre isso, a começar pelas vantagens que a adoção dessa prática trará para a sua instituição:

 

Vantagens

 

  • Fidelização

 

A primeira vantagem, como te falei lá no começo deste post, é a fidelização do público. Você sabia que todas as pessoas gostam de se sentir apreciadas? Sim, receber atenção é uma necessidade inerente ao ser humano, e ela está lá no cerne de cada um. Nem sempre é possível supri-la de modo individualizado, mas saiba que de maneira coletiva também funciona!

 

Quando uma escola demonstra a seu público que se interessa por ele, e toma pequenas atitudes para fazer-lhe um agrado, isso com certeza afeta positivamente o sentimento desse público em relação a ela. E como o envio de notícias sobre educação poderá ser segmentado, você conseguirá dividir colaboradores, pais e alunos em grupos menores se quiser, e direcionar a eles conteúdos mais específicos sobre o interesse que têm. Isso contribuirá para que se sintam ainda mais apreciados pela escola e sejam assim fidelizados.

 

  • Atualização profissional

 

Além de fidelizar pais, alunos e colaboradores, o envio de notícias sobre educação também contribui para a atualização profissional da equipe docente da escola. Como você deve saber,  ter professores “tops de linha”, que estão sempre se atualizado com as últimas novidades e tendências do segmento, é um fator que agrega valor à escola, muitas vezes até mais do que a própria estrutura dela.

 

Coloque-se no lugar de um pai. O que você iria preferir, que seu filho estudasse em uma escola bonita ou com professores de alto nível? Está nas suas mãos contribuir para a qualificação profissional da sua equipe. Então, não perca a oportunidade!

 


Tipos de conteúdos para cada público

 

Como já te comentei, você poderá segmentar as matérias que direcionará para cada público. Eu posso te dar algumas sugestões do que enviar, você aceita?

 

Tá… então vamos lá!

 

Colaboradores

 

  • Equipe pedagógica

 

Para a sua equipe pedagógica, você pode enviar notícias sobre educação com os temas: novos métodos de ensino que estão surgindo; formas de potencializar o aprendizado dos alunos; ferramentas digitais para auxiliar em sala de aula; educação no século XXI; mudanças no ensino com a BNCC; etc.

 

  • Administrativo/Financeiro

 

Já para os colaboradores do administrativo/financeiro, você pode enviar conteúdos como por exemplo formas de reduzir a inadimplência na escola; como otimizar os processos escolares; boas práticas para gestão de processos; e como cortar custos do orçamento escolar.

 

  • Secretaria

 

Para colaboradores da secretaria, alguns conteúdos interessantes seriam: boas práticas no atendimento aos pais; como fazer matrículas diretamente pelo celular; como usar a tecnologia para aumentar a produtividade nas rotinas diárias; entre outros.

 

…pegou a ideia? Você pode segmentar a sua equipe de colaboradores o quanto quiser, fazendo divisões mais amplas ou mais específicas, e depois enviar conteúdos que mais atendam aos interesses de cada grupo 🙂

 

Pais

 

Para os pais dos seus alunos, alguns temas que você pode enviar são: importância do envolvimento da família na vida escolar do estudante; atividades extracurriculares que podem complementar o aprendizado; como ajudar o filho que está sofrendo bullying; idade certa para deixar o filho ir sozinho à escola; etc.

 

Alunos

 

Os alunos, é claro, não podem ficar de fora desse fluxo de comunicação. Veja algumas sugestões do que enviar a eles: como melhorar o rendimento em sala de aula; como cada disciplina contribui para diversos tipos de profissões; a importância de ter atitudes sustentáveis; e ferramentas digitais que podem ajudar a fixar conhecimento de forma divertida.

 

Como começar

 

Se você gostou da ideia de se relacionar com o público enviando notícias sobre educação, vou te dizer como começar! Talvez você esteja pensando agora: “Ué, mas ela não falou que o ClipNews ainda estava em desenvolvimento???”. Sim, eu falei, mas você já pode aderir à solução da qual o módulo fará parte, e então quando ele estiver disponível, é só começar a usar! Assim você já se adianta né?

 

Como te falei, o ClipNews integrará a Plataforma de Comunicação e Marketing ClipEscola. Você pode agendar uma reunião para conhecer a ferramenta por aqui 🙂

 

Leia mais
– Endomarketing: como criar ações assertivas para motivar e engajar sua equipe
– 5 sites com cursos para a atualização profissional de professores

 

O que a sua escola faz hoje para cultivar o relacionamento com o público? Comente aqui!

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.