Skip to content
Tranquilizar as famílias dos alunos para a volta às aulas

COMPARTILHE

28 de setembro - 2020

Como tranquilizar as famílias dos alunos com a volta às aulas presenciais

Tempo estimado de leitura: 10 minutos (2047 palavras, 11604 caracteres)

Quando se fala de volta às aulas presenciais, os pais e responsáveis não costumam ser muito receptivos à ideia. Isso porque a pandemia de Coronavírus ainda não foi vencida, e eles temem pela segurança dos filhos. Porém, a reabertura das escolas já tem data marcada em muitos estados brasileiros, e é preciso lidar com a situação. Se a sua instituição de ensino já se preparou para uma volta segura, mas ainda não sabe como tranquilizar as famílias dos alunos com relação a isso, este post é para você!

 

 Confira algumas dicas:

 

Informe aos pais as medidas de segurança planejadas

 

O principal medo das famílias dos alunos é que haja a proliferação do vírus nas dependências da escola. Então, mostre a elas o que a sua instituição está fazendo para evitar que isso ocorra. 

 

Por exemplo, a sua escola já planejou as medidas abaixo?

 

  • Aferição de temperatura na entrada da escola

 

  • Desinfecção regular de ambientes

 

  • Tapetes sanitizantes nas entradas da escola

 

  • Uso de máscara

 

 

 

 

 

 

Se sim, o que você está esperando para informar isso aos pais? Veja algumas maneiras de passar essas informações:

 


Apresentação com plano de ação detalhado

 

Que tal criar uma apresentação em PowerPoint ou em algum recurso similar mostrando o plano de ação da escola em detalhes? A ideia é que a apresentação informe como serão os momentos de entrada, de saída, de aula e de refeições. É interessante também inserir um checklist das recomendações oficiais do seu estado para a volta às aulas e colocar um “check” em todas elas, mostrando que a escola se adequou a tudo o que foi pedido.

 

Outro ponto que pode ser abordado na apresentação são as tecnologias que foram adotadas para ajudar no processo. Por exemplo: recursos digitais adotados para a comunicação com os pais; para aulas híbridas; para viabilizar o distanciamento social em horários de lanche e de saída escolar; para monitoramento da saúde dos alunos e colaboradores; etc. Coloque prints desses recursos e explicações gerais sobre o funcionamento.

 

Uma apresentação bem completa ajudará as famílias dos alunos a entenderem o ambiente seguro que foi criado para a volta. Demonstrará também o quanto a escola foi atrás de soluções para proporcionar essa segurança. Assim, ficará bem mais fácil que os familiares deem à instituição de ensino esse voto de confiança, não acha?

 

Vídeo com simulação

 

Essa é uma ideia que dá um pouco mais de trabalho, mas que pode demonstrar muito bem como será o dia a dia dos alunos na escola quando as aulas retornarem. Que tal reunir um grupo de professores voluntários e criar de um vídeo de simulação de volta às aulas?

 

O vídeo não precisa ser nenhuma superprodução, pode ser um vídeo filmado pela própria equipe com o celular. O importante é conseguir passar a informação de uma forma visual e com fácil entendimento. Porém, se a escola quiser investir um pouco mais na produção desse vídeo, tudo bem, fica a cargo de cada gestor.

 

A ideia é simular todos os momentos usando os professores para representar os alunos. Então seria possível demonstrar: entrada com aferição de temperatura; alunos sentados em sala de aula com máscaras, face shield e dentro de um distanciamento social já demarcado; hora do recreio em sala de aula ou da forma como a escola planejou para manter o distanciamento; e saída sem aglomeração.

 

Assistindo a tudo isso, ficará bem mais fácil para as famílias dos alunos entenderem como será cada momento do filho na escola, e julgarem se elas consideram que as medidas tomadas são seguras. A simulação servirá inclusive para a própria escola testar se há algum furo para a segurança dentro de tudo o que foi planejado, o que dará a oportunidade de realizar as mudanças necessárias.

 

Infográfico explicativo

 

Uma outra forma de a sua escola passar todas as informações às famílias dos alunos sobre as medidas de segurança que serão tomadas é por meio de um infográfico. Um infográfico apresenta as informações de forma estruturada, mesclando texto com elementos visuais. Com ele é possível demonstrar o que ocorrerá desde a hora em que o aluno chegar na escola até o momento em que ele sair.

 

Este infográfico aqui, por exemplo, possui uma estrutura que pode ser replicada para o que você irá criar. Há vários outros modelos, o importante é que o material dê conta da informação que você quer passar, e que tudo isso esteja disposto de uma forma clara.

 

Se a sua escola não possui um designer, não tem problema. Este site aqui permite a criação de peças gráficas – inclusive infográficos – por pessoas que não têm habilidades de design. Então, como você pode ver, alternativas há.

 

Tenha uma boa comunicação com as famílias dos alunos

 

Além de disponibilizar aos pais todas as informações importantes sobre as medidas contra o Coronavírus que serão adotadas na escola, é essencial que também haja um canal para o diálogo entre a instituição e eles. As famílias dos alunos se tranquilizarão mais se puderem conversar com a escola para sanar dúvidas e para receber informações atualizadas sobre qualquer mudança nas ações planejadas.

 

É só você pensar, há coisa pior do que estar aflito com algo e não ter acesso a ninguém que possa responder às suas perguntas? Uma situação assim só causa mais ansiedade e apreensão. Por isso, se o objetivo é tranquilizar as famílias dos alunos quanto à volta, a última coisa a fazer é fechar a escola ao diálogo.

 

É claro que esse diálogo não pode ser algo desorganizado, fora de controle e que gere uma grande demanda de trabalho à escola. Por isso, nem pensar em WhatsApp. O ideal é que tudo ocorra por um caminho que já foi pensado para essa necessidade, como a Agenda Digital

 

Se você ainda não conhece essa tecnologia, saiba que ela envia as informações diretamente ao celular dos pais. Porém, a comunicação não chega na forma de mensagens instantâneas, e sim de recados digitais. Além disso, é possível programar um horário para as respostas. Assim, os pais saberão que se fizerem perguntas após determinado horário, a resposta só virá no dia seguinte. 

 

Notou como dessa forma a comunicação ocorre de maneira fácil, mas sem bagunça? Afinal, nenhum colaborador da escola merece pegar o celular pessoal e ver o WhatsApp bombardeado por mensagens de pais, e ainda fora do horário de trabalho deles, não é? Com a agenda digital isso não acontece. Ela coloca “ordem na casa”. 

 

Realize uma volta opcional

 

Algo que também pode ajudar a escola a “acalmar os ânimos” das famílias dos alunos com relação à volta às aulas presenciais é definir que ela não será obrigatória. Nessa ideia, os estudantes cujos pais não quiserem a volta poderiam permanecer na Sala de Aula Virtual.

 

Se você for ver, isso é algo bem praticável. A escola já precisará, de qualquer forma, realizar as aulas de maneira híbrida para viabilizar o distanciamento social. Assim, parte dos alunos já terá que ficar em casa assistindo à transmissão ao vivo da aula que ocorrerá na escola ou assistindo à gravação dela em um momento posterior. 

 

Percebeu aonde eu estou querendo chegar? Ora, se a instituição já terá que investir em tecnologias para possibilitar esse formato, por que não permitir que quem quiser fique somente na parte de Sala de Aula Virtual? Faz sentido, não faz?

 

Aplicando essa ideia, nenhuma família se sentirá pressionada a enviar os filhos para a escola, só fará isso se concordar e confiar nas medidas de segurança adotadas. Será um grande diferencial e uma entrega de valor da instituição. Quem quiser vir pode vir, respeitando os limites da legislação. Quem se sentir mais seguro em casa também terá a opção de assistir às aulas no conforto do lar.

 

Dessa forma, aos poucos, conforme o cenário pandêmico for mudando no país, os pais que em um primeiro momento optarem pela Sala Virtual Total poderão reavaliar a decisão com tranquilidade. Bem melhor assim, não é?

 


 

Como a ClipEscola pode te ajudar

 

A ClipEscola é a solução completa para a transformação digital das escolas. Há tantas maneiras de te ajudar com tudo o que falamos aqui que é até difícil saber por onde começar. Já sei, vamos seguir a ordem cronológica deste post?

 

Medidas de segurança

 

Sabe as medidas de segurança que citamos? Conseguimos te ajudar com muitas delas. A ClipEscola possui recursos para:

 

 

 

 

 

Envio de arquivos

 

Lembra que falamos aqui sobre a disponibilização de informações aos pais na forma de apresentação em ppt, vídeo ou infográfico? Também conseguimos te ajudar com isso! A ClipEscola suporta o envio de diversos tipos de arquivos. Eles chegam diretamente ao app instalado no celular das famílias dos alunos e ficam salvos em nuvem, sem consumir memória. Bem mais prático, eficiente e organizado do que o envio por qualquer outro canal!

 

Comunicação com as famílias dos alunos

 

Na parte de comunicação com as famílias dos alunos, a ClipEscola consegue te ajudar com certeza. Aliás, esse é o nosso carro-chefe! Pela nossa agenda digital escolar a sua instituição consegue enviar recados digitais (Clips) aos pais e responsáveis, confirmar quem recebeu, quem leu e em qual horário, obter estatísticas gerais de entrega e visualização dos recados para todos os pais e configurar horários para responder os recados enviados por eles. É uma experiência de comunicação escolar inigualável! Saiba mais por aqui.

 

Volta opcional

 

Sabe a dica que te demos de volta opcional? Então, para isso você precisará transmitir as aulas para os alunos que optarem por ficar em casa né? Você pode fazer isso tranquilamente pela nossa solução! Eu comentei com você que temos recursos para ensino híbrido, não comentei? Eles se aplicam aqui também! 

 

A ClipEscola possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo. Por ele a sua escola consegue fazer transmissões ao vivo utilizando salas virtuais; enviar gravações de aulas; enviar materiais aos alunos de forma categorizada por disciplina; receber trabalhos; e aplicar exercícios e provas. Não faltará nada para as suas aulas híbridas! Saiba mais por aqui.

 

Leia mais
– Como a ClipEscola pode ajudar a sua instituição de ensino no retorno às aulas
– Volta às aulas: medidas de higiene e cuidados necessários

 

Preparado para o desafio de falar com as famílias dos alunos e tranquilizá-las quanto ao retorno? Se precisar da gente, estamos aqui.

 

CTA - Volta às aulas com a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.