fbpx Skip to content
Vice-diretor escolar

COMPARTILHE

25 de julho - 2022

Vice-diretor escolar: quem ele é e quais são suas atribuições

Tempo estimado de leitura: 10 minutos (1911 palavras, 11097 caracteres)

Você está interessado em se tornar vice-diretor escolar ou está buscando alguém para ser o seu vice e quer entender mais sobre o cargo e suas funções? Então chegou ao lugar certo! As responsabilidades são muitas e nem sempre elas são informadas de maneira clara a quem está nessa posição. Hoje então vamos te ajudar a colocar “os pingos nos is”! 

 

Vamos lá?

 

Quem é a figura do vice-diretor escolar?

 

O vice-diretor escolar – também chamado de assistente de direção, diretor adjunto ou diretor substituto – é o braço direito do diretor da escola. Ele possui atribuições específicas nas rotinas da instituição e também contribui com o desempenho das funções próprias do diretor. Quando é necessário, ele o substitui temporariamente.

 

Há muitas instituições de ensino que não têm um vice-diretor escolar. Já há outras que chegam a ter três. O fator determinante para isso é o número de alunos da escola. Por conta disso, esse é um cargo sempre presente em redes públicas, que são as que têm mais alunos. Nelas, é comum que haja até um por turno. 

 

Já nas escolas particulares, esse profissional costuma aparecer apenas nas maiores, geralmente pertencentes a uma rede. Nesse caso, é possível que haja mais de um também. Se houver níveis de ensino divididos em diferentes prédios, por exemplo, pode haver um vice em cada um.

 

De que forma um vice-diretor escolar chega ao cargo?

 

Há diferentes formas de um vice-diretor escolar chegar ao cargo. Há escolas em que isso ocorre por meio de eleição, em outras, por nomeação ou por indicação direta do diretor. Em instituições de ensino públicas, é sempre por eleição. O diretor e o vice-diretor formam uma chapa e são eleitos juntos.

 

 

Quais são as atribuições do vice-diretor escolar?

 

O vice-diretor escolar tem uma série de funções. As principais são:

 

  • Substituir o diretor em sua ausência

 

Há ocasiões em que o diretor precisa se ausentar, seja para representar a escola em algum evento, seja por motivos de saúde ou algum outro. A instituição, porém, não pode ficar um dia sem alguém no comando. O vice-diretor escolar deve então assumir esse papel até o retorno do diretor. Durante esse período, caberá a ele as tomadas de decisão. Ou seja, é o momento de experimentar toda a “responsa” de ser um diretor, uma experiência que será muito útil caso o vice almeje ocupar o cargo de diretor um dia.

 

  • Supervisionar a limpeza da escola

 

A escola precisa manter um padrão de higiene. É o vice-diretor escolar que zelará por ele. Então, deve estar sempre observando se os banheiros estão limpos, se as salas de aula estão limpas, bem como as áreas comuns da instituição. Se algo não estiver nos conformes, é ele que precisa falar com o funcionário da limpeza responsável por aquela área naquele horário.

 

  • Monitorar o ponto dos professores

 

Os professores precisam bater ponto, seja fisicamente ou eletronicamente. Porém, muitos não o fazem, ou não o fazem corretamente, o que poderá gerar problemas até para a aposentadoria deles um dia. O vice-diretor escolar deve monitorar o ponto dos professores e acompanhar se ninguém está esquecendo de batê-lo. Caso esteja, deve chamar sua atenção.

 

  • Buscar soluções para faltas e substituições

 

Quando um professor falta por motivo de saúde ou por qualquer outro, os alunos não podem ficar sem aula, concorda? Então, é papel do vice-diretor resolver essa situação. Da mesma forma, se algum dos professores precisa se afastar por um período maior, é responsabilidade do vice buscar uma forma de cobri-lo, garantindo a manutenção das aulas da disciplina.

 

  • Coordenar o fluxo de alunos

 

A entrada e a saída de alunos é responsabilidade do vice-diretor escolar. Se algum estudante precisa sair mais cedo, por exemplo, é ele que entra em contato com os pais para verificar se eles autorizam. Se encontra alunos zanzando pela escola, é ele que questiona o motivo de eles não estarem na aula e os encaminha para lá. Se um aluno falta, cabe a ele entrar em contato com os pais para saber o motivo.

 

  • Supervisionar a merenda escolar

 

O vice-diretor escolar também tem responsabilidade sobre a merenda. Se a escola for particular e possuir uma cantina terceirizada, ele deve checar periodicamente os alimentos que estão sendo vendidos lá, garantindo assim que não haja refrigerantes, alimentos gordurosos ou doces. O ideal é que o vice ajude o responsável pela cantina na elaboração do cardápio, para assegurar a oferta de lanches saudáveis. É importante também que haja opções para alunos com intolerâncias, alergias, diabetes e para os veganos.

 

Se a escola for pública, o vice deve fazer a pauta da merenda; verificar a necessidade de adaptação do cardápio a estudantes com diabetes, intolerâncias, alergias etc.; verificar se está tudo em bom estado na hora da entrega; garantir que os alimentos sejam armazenados da forma correta; fiscalizar se a comida servida está dentro da data de validade; tomar providências quando houver falta, excesso ou necessidade de remanejamento; e disponibilizar aos cozinheiros um manual de boas práticas para a manipulação de alimentos.

 

  • Controlar o estoque de materiais

 

Outra responsabilidade do vice-diretor escolar é o estoque de materiais da escola. É ele que recebe todo o material, faz a distribuição, verifica o que está faltando e precisa ser comprado, controla o estoque e faz inventários.

 

  • Fazer divulgações internas e lista de presença

 

O agendamento e a divulgação das reuniões internas da escola, bem como de outros comunicados internos, é de responsabilidade do vice-diretor escolar. É importante que ele faça isso por um canal efetivo, para garantir que a informação chegue a todos. Cabe a ele também a responsabilidade pela confirmação da lista de presença das reuniões. 

 

  • Supervisionar o fluxo de atividades da escola

 

Cabe ao vice-diretor escolar verificar se todas as atividades estão correndo conforme o esperado. Quando bate o sinal para o início das aulas, por exemplo, é ele que checa se todos os professores já saíram da sala dos professores e foram lecionar. Basicamente, ele observa se há alguma atividade que deveria estar ocorrendo e não está, se há atrasos, se há problemas disciplinares etc.

 

  • Auxiliar o diretor no desempenho de suas funções

 

O diretor escolar possui grandes responsabilidades, como você pode conferir neste outro artigo. É normal que ele nem sempre consiga dar conta de tudo, afinal, é coisa pra caramba, né? Então, cabe ao vice-diretor escolar “dividir o peso”, auxiliando-o em tudo o que for possível.

 

  • Auxiliar o coordenador pedagógico na avaliação de desempenho do professores

 

Para que uma escola mantenha um bom nível de qualidade no ensino, o desempenho dos professores precisa ser avaliado periodicamente. Essa tarefa cabe ao coordenador pedagógico, porém, o vice-diretor escolar também precisa dar aquela “mãozinha”!

 

Como escolher alguém para ser seu vice-diretor escolar? 

 

Você é diretor e quer escolher alguém para indicar para o cargo de vice-diretor escolar? Ou então, vai disputar as eleições para a direção e quer encontrar uma boa dupla para formar chapa com você? Então confira alguns pontos importantes a analisar para você não errar na escolha:

 

  • Visão de mundo

 

A escola tem a cara do diretor. Ele e o vice-diretor escolar precisam compartilhar da mesma visão de mundo, pois afinal, é o vice que tomará as decisões na ausência do diretor. Mesmo no dia a dia, é importante que diretor, vice e coordenador pedagógico sejam um trio bem alinhado, com muita sintonia. Disso depende o sucesso da gestão escolar. Então, pese bem esse fator!

 

  • Currículo

 

Além de escolher um vice-diretor escolar com visão de mundo semelhante à sua, é importante que ele tenha competências técnicas que venham para somar. É claro que algumas dessas competências são obrigatórias para a candidatura ao cargo, mas olhe também para as que não são. Verifique quais das suas opções de vice têm mais formações e experiências que possam ser relevantes para o exercício da função.

 

  • Perfil atuante

 

Você viu que o vice-diretor escolar precisa ser alguém bem mão na massa, né? Ele precisa circular pela escola, observar tudo e fazer as coisas acontecerem. Então, escolha alguém que você enxergue fazendo essas coisas, atuando bem ativamente e dando o melhor de si. Alguém com um perfil muito longe desse certamente deixará a desejar. Portanto, anote bem essa dica!

 

Como a ClipEscola pode ajudar o vice-diretor escolar nos desafios do dia a dia?

 

A rotina do vice-diretor escolar é bastante atribulada, bem como a do diretor. Então, poder contar com ferramentas que agilizem o dia a dia faz uma diferença enorme! Nesse aspecto, nós da Clip podemos te ajudar! Nossa plataforma de transformação digital oferece uma série de recursos que facilitam inúmeras atividades.

 

Na questão de coordenar o fluxo de alunos, por exemplo, a nossa agenda digital dá aquela “mão na roda”. Ela pode ser integrada a mecanismos de registro de entradas e saídas, então, se algum aluno faltar, o vice-diretor já poderá verificar e entrar em contato com os pais pela própria agenda para saber o porquê da falta. Da mesma forma, se o estudante pedir para sair antes, o vice conseguirá enviar um recadinho digital pela agenda ao responsável e verificar se ele autoriza essa saída.

 

Também conseguimos ajudar o vice-diretor na tarefa de divulgações internas e confirmação de presença. Tudo isso pode ser feito pelo nosso módulo de comunicação interna. Por meio dele o vice pode agendar as reuniões, enviar o convite a todos os colaboradores via app e obter a confirmação de presença em tempo real. Qualquer outro comunicado interno também pode ser divulgado por lá, com toda a organização, eficiência e agilidade!

 

Quando a questão é ajudar o diretor no desempenho das funções dele, temos tantos recursos para auxiliar nisso que eu nem sei por onde começar. Basicamente, conseguimos cobrir toda a parte de comunicação com as famílias, com os colaboradores, a gestão de recebimentos e cobranças, matrículas e rematrículas e muito mais. Confira aqui a relação completa de todas as possibilidades da nossa plataforma.

 

Leia mais
– Diretor escolar: missão, funções e desafios
– Desafios do coordenador pedagógico frente às novas tecnologias escolares

 

Agora que você já sabe o tamanho do desafio do cargo de vice-diretor escolar, conte com a Clip para te ajudar no que for preciso! Solicite o nosso contato por aqui.

 

CTA_ClipEscola para Redes de Ensino

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.