fbpx Skip to content
Reunião Pedagógica

COMPARTILHE

21 de março - 2022

Reunião pedagógica: o que é e como organizá-la para tirar o máximo de proveito

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1227 palavras, 6856 caracteres)

A reunião pedagógica tem um papel importante nas instituições de ensino, pois permite o acompanhamento do que foi planejado, bem como ajustes e delineamento de novos objetivos para o avanço no processo de ensino. Para que ela seja produtiva, o que não pode faltar é uma boa organização. É justamente sobre isso que falaremos hoje. Me acompanhe!

 

O que é reunião pedagógica?

 

A reunião pedagógica é um encontro entre o coordenador pedagógico e a equipe docente da escola. É o momento de verificar se os processos de ensino estão seguindo conforme o planejado, se houve algum obstáculo no meio do caminho e que ajustes podem ser feitos para contorná-lo, quais os novos objetivos a serem perseguidos e que estratégias podem ser incorporadas para alcançá-los.

 

A reunião precisa sempre ter como base o Projeto Político-Pedagógico da escola, o PPP. Todas as diretivas com as quais os gestores se comprometeram para o ano letivo estão registradas nele. Esse documento será um norte para as ações.

 

Como organizar uma reunião pedagógica?

 

Para que a reunião pedagógica seja realmente proveitosa, ela precisa ser objetiva, com etapas bem definidas e com todos os pontos bem amarrados. Vamos ver o que ela deve conter:

 

Pauta

 

A pauta da reunião pedagógica é um esqueleto que possui todos os tópicos que serão abordados. Assim, o encontro segue um cronograma, não se perdendo pelo meio do caminho. A pauta ajuda também para que nenhum tema acabe sendo esquecido. Todos os participantes devem ficar com uma cópia dela – seja física ou digital – antes de a reunião começar.

 

Acompanhamento e avaliação de resultados do planejamento anterior

 

Tudo o que foi planejado na reunião pedagógica anterior precisa ser acompanhado, certo? Então o novo encontro deve ter um momento para isso. É nessa parte que verifica-se o que efetivamente foi feito de tudo o que havia sido alinhado, se deu certo ou não, quais empecilhos apareceram e o que pode ser feito para contorná-los e melhorar o processo. Caso alguma ação tenha sido posta em prática, mas não tenha alcançado os resultados pedagógicos esperados, é preciso pensar de que outras formas eles podem ser atingidos.

 

 

Discussão dos objetivos da reunião pedagógica atual e levantamento de ideias

 

É importante que a reunião pedagógica tenha um objetivo principal, e outros objetivos secundários podem advir dele. Então, é nessa parte que esses objetivos são expostos e que todos começam a levantar ideias para atingi-los. É essencial que os professores tenham uma participação ativa nesse brainstorm e que sejam ouvidos, pois são eles que estão com os alunos no dia a dia, e a percepção deles conta muito.

 

Seleção de propostas e planejamento

 

Surgiram boas ideias para atingir os objetivos pedagógicos levantados? É hora de decidir quais delas serão postas em prática e de que forma. Nesse momento, é importante que as ações não fiquem muito soltas, sem clareza de como será a execução. Tudo precisa ser bem amarradinho, com bastante detalhamento da execução, dos passos e se eles serão executados por todos ou só por alguns dos docentes, quais e qual é o prazo.

 

Levantamento de recursos

 

É provável que muito do que foi planejado necessite de determinados recursos para a execução, como tecnologias educacionais, itens esportivos, materiais de arte, etc. Este é o momento de listá-los, tendo em mente que precisam ser recursos viáveis para a realidade financeira da escola. É preciso também definir prazos para a entrega dos recursos ao corpo docente.

 

Definição de data para a próxima reunião pedagógica

 

A reunião pedagógica seguinte já precisa ser agendada nos momentos finais do encontro, e o período que transcorrer entre uma e outra será o tempo para que tudo o que foi alinhado seja posto em prática. Assim, todos já conseguirão se organizar melhor, não acha?

 

Ata da reunião pedagógica

 

Você sabe que palavras se perdem ao vento, certo? Tudo precisa estar muito bem registrado para que as coisas que foram acordadas não se percam. Ou seja, durante a reunião pedagógica, alguém precisa estar tomando nota, confeccionando uma ata de reunião, que posteriormente será disponibilizada a todos. Nela devem constar os planejamentos, prazos e responsáveis. Então, antes de a reunião pedagógica iniciar, a pessoa responsável por essa função já precisa estar definida.

 

Dinâmica

 

É comum que a reunião pedagógica também contemple uma dinâmica. Ela pode ser realizada no início ou no encerramento. É uma maneira de descontrair e de promover a integração entre os professores. Então, pense em alguma coisa bem interessante e criativa! Só se atente ao tempo de duração, para que a reunião não fique muito longa. O ideal é definir previamente quanto tempo será destinado à dinâmica e buscar opções que se ajustem ao tempo disponível.

 

Como a ClipEscola pode contribuir com a reunião pedagógica

 

Sabe como a sua reunião pedagógica pode ficar ainda melhor? Com uma ajudinha dos nossos recursos! A nossa agenda digital possui a opção de módulo de comunicação interna, que permite que a escola possa também se comunicar com os colaboradores da mesma forma que faz com os pais. Não é o máximo?

 

Se você ainda não percebeu as possibilidades, vou te explicar. Na parte de Calendários, por exemplo, a instituição pode criar um calendário só para reuniões pedagógicas e deixá-lo visível somente para os colaboradores. Todas as reuniões podem ser agendadas ali, então as datas já ficarão sincronizadas com o celular dos participantes, enviando notificações para lembrá-los quando a ocasião estiver próxima.

 

Também é possível criar calendários só para a reserva de salas e de multimeios. Então, a sua escola já conseguirá agendar por ali o local e os equipamentos que precisará para a reunião pedagógica.

 

Ahhh… sabe do que mais? A pauta e a ata da reunião poderão ser enviadas aos colaboradores via agenda digital. Assim, nem há a necessidade de imprimir cópias, pois cada um já terá a cópia no próprio celular. Bem bacana, né? Confira aqui todas as possiblidades do módulo de comunicação interna e, se te interessar, solicite uma conversa com a gente por aqui!

 

Leia mais
– O que é o PPP e tudo o que você precisa saber para elaborá-lo
– Módulo de Comunicação Interna: tudo o que é preciso saber sobre ele!

 

Agora você já sabe que uma reunião pedagógica bem organizadinha e com todos os pontos bem amarrados é muito mais proveitosa, certo? Pode contar com a Clip para deixá-la ainda mais eficiente!

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.