facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Recursos Educacionais Abertos: tudo o que você precisa saber

17 de agosto de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Educação

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (676 palavras, 4236 caracteres)

O conhecimento está mais democrático. Ele hoje navega em nuvens de terabytes e pode ser acessado, absorvido e reconstruído com uma facilidade que o mundo analógico jamais conheceu. Emergindo desse cenário, temos os Recursos Educacionais Abertos (REA), um movimento no qual liberdade e colaboração são palavras de ordem.

 

Entenda tudo sobre o assunto:

 

O que são Recursos Educacionais Abertos?

 

São considerados REA os materiais destinados ao ensino, aprendizado e pesquisa que são de domínio público ou licenciados de forma aberta, e que podem ser utilizados, modificados e divulgados.

 

Eles são encontrados em diversos formatos, como eBooks, softwares, áudios, vídeos, imagens, planos de aula,  jogos, resenhas, entre outros, desde que a proposta esteja voltada para educação e cultura.

 

Todos os conteúdos educativos gratuitos são REA?

 

Não. Conteúdos gratuitos, muitas vezes, não oferecem a possibilidade de construção coletiva, o que é uma das premissas dos Recursos Educacionais Abertos. Para ser REA, o material precisa estar disponível não somente para o uso tal qual ele se apresenta, mas também para recombinação e redistribuição.

 

Por exemplo, se você baixa um eBook gratuito, mas que não pertence ao REA, você não tem autorização para modificá-lo, apenas para lê-lo. Já se você acessa qualquer material dos Recursos Educacionais Abertos, pode alterá-lo, adaptando-o à realidade da sua região ou fazendo qualquer outro tipo de modificação.

 

Qual a finalidade dos recursos?

 

Os Recursos Educacionais Abertos colocam ao acesso do público uma grande quantidade de conhecimentos em diversas áreas e permitem que cada um contribua com o aprimoramento desse saber.

 

Eles servem também como um meio para que a tecnologia seja inserida em sala de aula, possibilitando que professores e alunos interajam com os materiais e se tornem também autores deles, criando um espírito colaborativo.

 

Qual a relação do REA com a Educação Aberta?

 

A Educação Aberta é uma tendência no ensino que parte da ideia de que todos podem usar, melhorar e disseminar conteúdos educativos, tornando o conhecimento mais acessível. Essa metodologia surgiu em meio ao crescimento dos Recursos Educacionais Abertos ao redor do globo.

 


 

Onde encontro Recursos Educacionais Abertos?

 

Os materiais REA podem ser encontrados em diversos repositórios. Alguns deles são:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse uma lista completa aqui

 

Como posso disseminar os materiais REA para meus alunos?

 

Se você é educador ou gestor escolar e quer tornar toda essa gama de conhecimentos acessível aos seus alunos, você pode fazer isso pelo canal de comunicação da escola. Basta anexar os materiais e enviar a eles.

 

É claro que, por se tratarem de recursos digitais, eles também só podem ser enviados por uma ferramenta digital. Caso a escola ainda use a agenda de papel, isso não será possível, pois meios físicos têm limitações.

 

Se a sua instituição de ensino possui a Plataforma de Comunicação ClipEscola, por exemplo, você consegue distribuir esses conteúdos para todos os alunos da escola em poucos cliques. A informação chega direto ao celular deles por meio de um aplicativo que faz parte da ferramenta. Saiba mais sobre ela aqui.

 

Leia mais
– 5 sites com materiais didáticos digitais para aulas extraordinárias
– 5 documentários sobre educação e tecnologia que todo professor deveria assistir

 

Qual dos repositórios de Recursos Educacionais Abertos você mais gostou? Vai compartilhá-lo com seus alunos? Comente aqui!

 

eBook - A Nova Escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of