facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Essas 7 palestras TED Talks podem transformar sua visão sobre a educação

7 de junho de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia no Ensino, Tendências

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1001 palavras, 5802 caracteres)

Palestras curtas realizadas pela fundação TED, da sigla (Technology Entertainment Design), nas quais especialistas das mais diversas áreas abordam um tema que os motiva o suficiente para que eles inspirem a audiência a adotar essas novas ideias – Essas são as TED Talks, e seu lema são “ideias que merecem ser disseminadas” por seu caráter inovador, motivacional ou transformador.

 

TED Talks são recursos inestimáveis para o desenvolvimento profissional dos professores. Elas cobrem diversos tópicos educacionais e são fonte de inspiração para toda a comunidade escolar. Pensando nisso, selecionamos algumas palestras que farão a diferença no seu dia a dia. Elas abordam assuntos relacionados aos principais desafios vivenciados em sala, como: falta de motivação dos alunos, indisponibilidade de materiais, baixo índice de participação dos pais na vida escolar dos estudantes, e outras. Confira nossa lista:

 

1) Toda Criança Precisa de um Campeão – Rita Pierson

 

Com 40 anos de experiência como professora, Rita ouviu uma vez de uma colega de faculdade que ela ‘não era paga para gostar das crianças’, e automaticamente a resposta de Rita foi “crianças não aprendem com pessoas que elas não gostam”. Sua fala nos chama atenção para a importância da conexão real entre professores e alunos, elevando a dinâmica na sala de aula para outro nível.

 

2) Como Escapar do Vale da Morte da Educação – Ken Robinson

 

Ken Robinson descreve três princípios cruciais para que a mente humana floresça – e como a cultura educacional atual funciona contra eles. Robinson nos lembra que as crianças são aprendizes natos, e despertar a curiosidade nelas é a chave para que o aprendizado flua de forma natural. E de uma forma divertida e emocionante, ele nos fala sobre o papel das lideranças escolares nessa cruzada contra o “vale da morte” educacional que enfrentamos e como podemos nutrir nossas gerações mais novas com um clima de possibilidades.

 

3) Professores Precisam de Feedback Real – Bill Gates

 

A cultura do feedback é altamente praticada e disseminada na cultura empresarial, e com isso é incrível pensar que um dos profissionais mais importantes em nossa sociedade hoje não recebe esse tipo de acompanhamento. Os professores precisam desse retorno para buscarem por melhorias e atualizações, como lhes é exigido, e de que forma o farão se não receberem nenhum comentário ou avaliação? Bill Gates nos mostra a necessidade de um sistema que possibilite esse acompanhamento junto com a comunidade docente.

 


4) Determinação: O poder da Paixão e da Perseverança – Angela Lee Duckworth

 

Após assumir o cargo de professora de matemática em uma escola pública de Nova York, Angela percebeu que o QI não era o único fator que separava os alunos com bom desempenho daqueles que não iam tão bem. Após vários testes e estudos realizados em diferentes contextos, ela nos explica sobre como o poder da determinação pode ser um fator decisivo para o sucesso dos estudantes na vida escolar, profissional ou pessoal.

 

5) Três Regras para Acender o Aprendizado – Ramsey Musallam

 

Um professor de química teve seus conceitos sobre educação e aprendizado transformados após passar por um procedimento cirúrgico muito arriscado. Após a experiência ele percebeu que cultivar a criatividade e a imaginação dos alunos é o fio condutor no processo de ensino. Com isso, ele desenvolveu três regras básicas para nortear suas ações em sala.

 

6) O Cérebro Sob o Efeito de Vídeo-Games – Daphne Bavelier

 

Os efeitos dos jogos na rotina das novas gerações é um tema que sempre emerge nas discussões envolvendo o desenvolvimento desses jovens. Pensar em quanto eles podem ajudar no processo de ensino é um novo ângulo para esse tema. A neurocientista Daphne Bavelier mostra como esses jogos podem melhorar diversos aspectos do cérebro, desde a visão até a capacidade de concentração. Os dados apresentados nos mostram que podemos utilizar os jogos como aliados dentro da sala de aula.

 

7) O Ensino de Matemática Precisa de uma Reformulação – Dan Meyer

 

Uma das matérias mais ‘odiadas’ pelos estudantes pode ser vista de outra forma. O professor de matemática Dan Meyer fala sobre alguns dos motivos dessa má recepção dos alunos e defende a possibilidade de se trabalhar além da resolução de problemas, e sim em como formulá-los. Vale a pena anotar algumas das dicas que ele passa sobre como simples métodos podem tornar o ensino da matemática mais interessante e significativo para os alunos.

 

A rotina escolar exige cada vez mais do corpo docente uma preparação que vai além do plano de ensino. É necessário estar preparado para ser um mentor dessa geração, guiá-la em busca de descobertas e não apenas de conteúdos, e também de si mesma e da sociedade que muda a cada dia. Como preparar nossos alunos para esse mundo em constante mudança sem primeiro mostrarmos que estamos nos adaptando a ele?

 

Nós da ClipEscola acreditamos que a tecnologia é protagonista nessa jornada em busca de um formato de ensino que supra as necessidades da Geração Alpha. Buscar ferramentas que facilitem a rotina em sala de aula e motive os alunos a absorverem conteúdos de novas formas traz resultados extraordinários, e vários professores já vivem essa realidade. Esse é um cenário que está cada vez mais presente no dia a dia da comunidade educacional.

 

Leia mais
– O poder de uma comunicação mais eficiente
– Escola do ontem e do hoje: o que mudou?

 

Gostou das TED Talks? Comente aqui a sua opinião!

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of