5 documentários sobre tecnologia e educação que todo educador deveria assistir

2 de julho de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia no Ensino

Você já se sentiu desatualizado? Já teve a sensação de que tudo o que fazia e dominava agora está sendo feito de um jeito diferente? Não se sinta só. A área do ensino realmente está evoluindo em um ritmo acelerado. Embora não dê para abarcar todas as mudanças de uma vez, é possível correr atrás e não se deixar estagnar. Por isso, hoje preparamos uma lista de documentários sobre tecnologia e educação que vão te ajudar a se aprimorar.

 

Mesmo que você tenha alguma resistência à tecnologia, certamente sabe que ela está na raiz das transformações. Então, é importante que entenda o papel dela e as contribuições que traz para as escolas. Assim, poderá pisar nesse terreno com mais segurança.

 

Então o que você me diz? Bora pegar a pipoca e fazer um tour por esses documentários da lista? Me siga!

 

1 – Collaboration: On the Edge of a New Paradigm

 

(Colaboração: à beira de um novo paradigma)

 

Colaboração é o tema central desse documentário. Ele toca na problemática: velocidade das mudanças X tempo necessário para adquirir novos conhecimentos e transferi-los. A obra parte da premissa de que, em um mundo no qual o conhecimento não é estável, o repasse de informações de “pessoa para pessoa” é impraticável.

 

Os novos tempos requerem uma mudança de mentalidade, e ela passa pelo incentivo à inovação dentro das escolas. Isso daria às pessoas a possibilidade de uma interação mais colaborativa, com liberdade para o espírito criativo e para a comunicação de novas ideias.

 

O vídeo também convida as instituições à reflexão sobre o papel da tecnologia e de como a abertura para ela pode ser favorável para diversos setores de uma escola, trazendo bons resultados inclusive na parte de economia.

 

Documentários sobre tecnologia e educação

 

2 – IBM’s Watson: Smartest Machine on Earth

 


(Watson da IBM: a máquina mais inteligente da Terra)

 

Com um tema bastante pertinente para o momento em que vivemos, esse documentário fala sobre a Inteligência Artificial (IA) e a criação do Watson da IBM, a “máquina mais inteligente da Terra”, como o próprio título destaca.

 

Em 2011 essa tecnologia ganhou os holofotes ao derrotar os melhores competidores da raça humana. A disputa ocorreu no programa de TV americano Jeopardy e consistiu em um jogo de perguntas e respostas de alta complexidade.

 

A dinâmica mostrou o potencial desse sistema revolucionário, que é capaz de armazenar uma quantidade de informações inimaginável para um ser humano. O poder de raciocínio dessa tecnologia é outro fator que impressiona, habilitando-a a entendimentos difíceis e a conexões impensáveis.

 

Como uma fenda no tempo, o vídeo permite ao espectador antever o futuro, dando-lhe uma amostra do quanto o aprendizado de máquina transformará empresas e ocupações em um amanhã que não tarda a chegar.

 

 

 

3 – Networked Society: The Future of Learning

 

(Sociedade em rede: o futuro da aprendizagem)

 

Produzido pela gigante Ericson, líder mundial em telecomunicações, esse documentário fala sobre o futuro da aprendizagem e como a tecnologia impacta não apenas no conhecimento, mas também na própria maneira como ele é adquirido nas escolas.

 

As mudanças que a educação vivencia são tão surpreendentes que até o próprio “conhecer” é questionado, uma vez que tudo o que se busca pode ser encontrado no momento em que a necessidade surge.

 

Uma das entrevistadas, a professora de tecnologia educacional Sugata Mitra, chega a propor que o professor deveria orientar os jovens quanto ao tipo certo de pergunta, mas não dar as respostas, pois elas já estão em todo lugar.

 

 

4 – Education for a Sustainable Future

 

(Educação para um futuro sustentável)

 

A educação para um futuro sustentável é a bandeira levantada nesse documentário, que faz uma crítica a práticas comuns em instituições de ensino que não prezam pela conservação dos recursos naturais.

 

O vídeo defende a ideia de que ações que visam a consciência ambiental devem ser reforçadas nos alunos já nos primeiros anos de idade, assim como o estímulo à construção do pensamento crítico e de habilidades sociais.

 

Esse aprendizado, que tem no cerne a compreensão da importância da sustentabilidade, é levantado como um componente crítico para sociedades avançadas.

 

Documentário sobre tecnologia e educação

 

5 – Future Learning: What’s Wrong With School?

 

(Aprendizagem do futuro: o que há de errado com a escola?)

 

Polêmico e inquietante, esse documentário traz, no próprio título, o questionamento que permeia toda a produção: “o que há de errado com a escola?”.

 

Diversos especialistas em educação são entrevistados e a tônica do discurso é a dificuldade de adaptação do sistema educacional à realidade vivenciada pelos alunos. A proposta é que os estudantes tenham mais liberdade para um aprendizado independente, sem a presença constante do professor.

 

Como o conhecimento está ao alcance dos dedos, as crianças poderiam, nessa nova concepção, ensinar a si próprias, por pesquisas na internet e interações sem supervisão. Dessa maneira, criariam um engajamento na construção do próprio aprendizado, o que contribuiria para o desenvolvimento do pensamento crítico.

 

 

Leia mais
– 10 livros sobre tecnologia no ensino que vão abrir a sua mente
– 10 filmes sobre a educação para repensar a sua escola

 

Gostou da nossa lista de documentários sobre tecnologia e educação? Qual foi o seu preferido? Comente aqui!

 

eBook - A Nova Escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of