Skip to content
Livros sobre ensino híbrido

COMPARTILHE

11 de setembro - 2020

5 livros sobre ensino híbrido para os professores se prepararem para um novo momento na aprendizagem

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1118 palavras, 6531 caracteres)

Alguém tem dúvida de que no retorno às aulas o ensino será híbrido? Inicialmente o método colaborará com as estratégias para a viabilização do distanciamento social, mas mesmo quando a pandemia acabar, dificilmente o ensino voltará ao que era antes. Como uma regressão tecnológica na educação é improvável, é importante que os professores já se preparem para o novo momento. Livros sobre ensino híbrido podem ajudar nessa compreensão, e aqui você encontrará uma lista deles!

 

Vamos conferir? Venha!

 

1. Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação 

 

Bem antes da pandemia, mais precisamente em 2015, o ensino híbrido já era tema de estudo e experimentação entre os professores. O Instituto Península e a Fundação Lemann desenvolveram o Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, e as reflexões dos professores participantes sobre experiências práticas realizadas resultou na obra deste tópico, um livro escrito por professores para professores.

 

A obra apresenta os conceitos que estão associados ao ensino híbrido, exemplos práticos de modelos que podem ser utilizados nas aulas, ampliação dos espaços de aprendizagem com a tecnologia, possibilidades de personalização do ensino e ações para que o aluno possa, gradualmente, assumir o papel de protagonista do próprio aprendizado. 

 

A leitura é de grande valor para os educadores que estão abertos à mudança e que querem entender como executá-la. Com isso, podem colher benefícios como: o engajamento do aluno no aprendizado, o melhor aproveitamento do tempo do professor e a eficiência no processo de ensino, já que as pessoas não aprendem todas da mesma forma. 

 

2. Metodologias Ativas Para a Educação Presencial Blended e a Distância 

 

Metodologias ativas de aprendizagem são amplamente empregadas no ensino híbrido (blended learning) e no ensino a distância. Há vários modelos – como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, gamificação, design thinking, entre outros – e esse livro é a oportunidade perfeita para você conhecê-los!

 

Na obra você encontrará exemplos e orientações preciosas para a aplicação dos modelos na educação básica e até mesmo no ensino superior e corporativo. O livro também aborda combinações de métodos com tecnologias inovadoras que podem ser empregadas com eles. 

 

A leitura é relevante não apenas para professores, mas também para gestores e alunos que querem se aprofundar cada vez mais nesses novos caminhos que a educação está trilhando, e agora com mais velocidade do que nunca. Então, aproveite a dica!

 


3. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação

 

Essa obra não poderia ficar de fora da nossa lista de livros sobre ensino híbrido. É um guia de referência para a aplicação do método em escolas, tendo como foco a consolidação de um sistema educacional centrado no aluno.

 

Questões como educação personalizada entram em cena, mostrando como é possível usar as necessidades dos alunos como um guia para o desenvolvimento de estratégias que podem impactar o aprendizado, inclusive em comunidades vulneráveis.

 

O livro também fala sobre ambientes de ensino híbrido e como planejá-los para que eles favoreçam o desenvolvimento de habilidades, talentos e potencialidades. Outro ponto alto é a quantidade de exemplos e de sugestões de vídeos e leituras. Com certeza aqui está uma obra que vale o seu tempo!

 

4. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática

 

Ensino híbrido é um formato educacional que mescla online e offline. Ele, porém, não é constituído apenas de tecnologia, mas também de métodos. Todos eles têm entre seus pilares a autonomia do aluno. Por isso, para falar de ensino híbrido é preciso também falar de metodologias ativas de aprendizagem, que é o tema desse livro.

 

A obra aborda práticas pedagógicas para a aplicação tanto na educação básica quanto na superior. São apresentadas teorias que servem como suporte às práticas, e nelas o estudante tem um papel protagonista na construção do próprio aprendizado. Se você quiser entender mais sobre aprendizado ativo, esse livro é para você!

 

5. Blended Learning in Action – A Practical Guide Toward Sustainable Change

 

A obra que fecha esta lista de livros sobre ensino híbrido não está escrita em português. Por isso, se você não fala e nem “arranha” no inglês, pode voltar para as opções anteriores da lista, que também são muito boas. Já se você fala ou tem um certo entendimento, continue aqui comigo!

 

O livro deste tópico é um rico material sobre ensino híbrido (blended learning). Ele traz orientações detalhadas sobre as configurações de sala de aula mais eficazes para esse tipo de aprendizado; dicas de lideranças; ideias para a personalização do ensino com o uso da tecnologia; e perguntas para facilitar o desenvolvimento profissional e alcançar um aprendizado mais profundo.

 

Carregado de pesquisas e exemplos, este livro mostra como o ensino híbrido é capaz de transformar a educação e demonstra todas as vantagens do modelo em comparação com o ensino tradicional. A obra aborda também o novo conjunto de habilidades que são requeridas dos educadores para esse formato. Então, se você “speak english”, aproveite essa dica de leitura!

 

Conte com a ClipEscola para ajudá-lo a aplicar o aprendizado sobre ensino híbrido

 

Depois que você já estiver bem informado sobre o ensino híbrido, conte com a gente para te ajudar a aplicá-lo na escola! A ClipEscola possui todos os recursos necessários para a estruturação de aulas híbridas. A solução possibilita:

 

  • Transmissão de aulas ao vivo em salas de aula virtuais
  • Envio de aulas gravadas
  • Envio de materiais categorizados por disciplina
  • Aplicação de provas online
  • Recebimento de trabalhos e redações
  • Comunicação organizada com os alunos e com os pais

 

Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Aprendizagem híbrida: online e offline juntos para uma nova experiência de aprendizado
– Professores do grupo de risco no contexto de aulas híbridas

 

Espero que esta lista de livros sobre ensino híbrido te ajude no seu caminho de atualização profissional para os novos tempos. Conte com a gente para o que precisar!

 

CTA_Webinar_Ensino Híbrido

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.