fbpx Skip to content
Educação 5.0

COMPARTILHE

07 de dezembro - 2020

Educação 5.0: tudo o que você precisa saber sobre esse novo conceito

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (989 palavras, 5876 caracteres)

Você já ouviu falar em Educação 5.0? Se a sua resposta for “não”, isso é compreensível, pois o conceito é relativamente novo. Há pouco tempo estávamos falando sobre Educação 4.0, não é verdade? Tudo, porém, está evoluindo a uma velocidade impressionante. A educação, que está no cerne da sociedade, não poderia ficar à margem disso. Quando um novo olhar é lançado sobre o corpo social, ele consequentemente se estende até a educação também. Vamos entender então um pouco mais sobre o assunto?  Venha comigo!

 

O que é Educação 5.0 e qual a diferença dela para a educação 4.0

 

A primeira coisa que você precisa saber é que a Educação 5.0 não elimina a 4.0. O que ela faz é dar uma continuidade, uma evolução sobre esse olhar. Então, para você relembrar, na Educação 4.0 temos a tecnologia em papel de destaque dentro da sala de aula; o entendimento de que o aluno precisa ser preparado para atividades que uma máquina não é capaz de fazer; o foco em conhecimentos digitais, matemáticos e lógicos; o empreendedorismo; o aprendizado colaborativo; e o protagonismo do aluno.

 

Na Educação 5.0, todos esses elementos se mantêm, mas outros entram em cena também. As competências socioemocionais surgem como um importante pilar a ser trabalhado em conjunto com os outros. A ideia de colaboração ganha uma dimensão mais elevada, indo além do aprendizado colaborativo entre colegas e se estendendo também para o aprendizado com foco na colaboração com a comunidade e com a sociedade de uma forma geral. 

 

O objetivo não é apenas adquirir habilidades para conseguir se inserir no mercado de trabalho do futuro, mas também ser capaz de fazer coisas realmente relevantes, que ofereçam soluções para melhorar a vida das pessoas e trazer bem-estar social. O pensamento então não é só “sobreviver”, mas agregar, contribuir, deixar o mundo melhor do que encontrou.

 


Como a Educação 5.0 está alinhada com a Sociedade 5.0

 

As mudanças na educação são sempre uma resposta aos anseios da sociedade. Assim foi com a Educação 4.0, que estava em sintonia com os conceitos de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial. Da mesma forma, a Educação 5.0 está alinhada com a Sociedade 5.0.

 

O conceito de Sociedade 5.0 surgiu no Japão em 2016, e seu principal objetivo é utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta é de que recursos como robótica e inteligência artificial possam ser integrados à áreas mais humanas, como gestão de pessoas, por exemplo.

 

Nesse cenário, temos o digital convivendo de forma harmônica com o físico. Os recursos visam então tornar a vida das pessoas mais fácil, menos estressante, mais segura, mais saudável e menos danosa ao meio ambiente. Em suma, a tecnologia visa ajudar as pessoas a serem mais felizes.

 

Um exemplo prático da aplicação da tecnologia em prol do bem-estar social são as cidades inteligentes. Elas usam a tecnologia para aumentar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos. Nessas cidades, tudo está mais conectado e o poder público pode identificar problemas com mais velocidade. O cidadão também pode ter papel ativo, contribuindo com informações para o enfrentamento do problema. Uma outra característica dessas cidades é o uso da tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável.

 

A escola nesse novo contexto educacional

 

A promoção da Educação 5.0 nas escolas passa por todos os pilares da Educação 4.0 e vai além. Por isso, a inserção de tecnologias educacionais; o aprendizado ativo e colaborativo; o aluno no papel de protagonista e o professor no de mediador; e o pensamento empreendedor são elementos que precisam estar presentes na cultura escolar. 

 

Junto com eles, entra também o estímulo à busca de soluções para problemas reais das pessoas e o desenvolvimento de soft skills, como por exemplo:

 

  • Colaboração
  • Comunicação
  • Criatividade
  • Adaptabilidade
  • Persuasão
  • Inteligência Emocional
  • Empatia
  • Resiliência
  • Relacionamento interpessoal
  • Gerenciamento de conflitos

 

Ecossistema escolar

 

Para o desenvolvimento da Educação 5.0, a escola pode olhar para o próprio ecossistema escolar no qual ela está inserida. A comunidade do entorno da escola, ou mesmo ONGs da região, podem ser o foco de projetos criados pelos alunos. Assim, os estudantes terão chances reais de contribuir com a identificação de problemas, a busca ativa por soluções e, ao mesmo tempo, trabalhar diversas soft skills.

 

As famílias dos alunos também fazem parte do ecossistema escolar, e é importante envolvê-las com a escola e a educação dos filhos. Pesquisas já mostraram que o desenvolvimento do aluno é favorecido quando há essa participação dos pais. E como estamos falando de trabalhar competências socioemocionais, esse engajamento das famílias ganha ainda mais importância. 

 

O ideal é que a sua escola utilize de ferramentas tecnológicas para para aproximá-la, mantendo-a informada sobre o dia a dia do aluno e unindo forças com ela. Para que isso funcione, não basta haver essa comunicação, ela precisa ocorrer em um meio de fácil acesso. A ferramenta escolar que tem trazido bons resultados para as instituições nesse sentido é a agenda digital, que funciona por meio de aplicativo instalado no celular. Saiba mais por aqui

 

Leia mais
– Os quatro pilares da educação e o papel da tecnologia
– A importância da participação dos pais e como ela favorece o desempenho do aluno

 

Agora que você já conhece a Educação 5.0, bora colocá-la em prática na sua escola? Conte com as nossas soluções tecnológicas para ajudá-lo nessa missão!

 

CTA - Volta às aulas com a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.