Skip to content
Aulas de educação infantil

COMPARTILHE

04 de maio - 2020

10 atividades para fazer com os pequenos nas aulas de educação infantil a distância

Tempo estimado de leitura: 11 minutos (2156 palavras, 12100 caracteres)

Entre todos os níveis de ensino, o que certamente enfrenta mais desafios com relação às aulas online é o infantil. As atividades com crianças bem pequenas costumam ser bastante lúdicas, e muitas vezes envolver materiais que precisam ser tocados fisicamente. Conseguir a concentração dos baixinhos durante a transmissão das aulas de educação infantil também é mais difícil, pois crianças “não param quietas”. O que fazer então para manter a escolinha funcionando, mesmo que de forma virtual?

 

O desafio realmente é grande, mas não impossível. Há atividades que podem sim ser realizadas com as crianças nas aulas de educação infantil online. Para isso, é claro, será preciso contar com o apoio de algum dos responsáveis, e usar materiais fáceis de encontrar dentro da casa das crianças.

 

Outro ponto importante a salientar é com relação ao tempo de duração dessas aulas. Como os pais muitas vezes não têm um período inteiro do dia para ficar em frente à tela do computador com a criança, e elas também não têm a mesma concentração das aulas presenciais, o ideal é que as aulinhas não passem de 30 minutos. É tempo o suficiente para a criança manter alguma rotina, rever os coleguinhas de maneira virtual e não parar com o desenvolvimento que estava tendo nas aulas de educação infantil presenciais.

 

Agora vamos ver as atividades que podem ser feitas? 

 

1. Leitura de histórias

 

Crianças pequenas gostam de histórias. Certamente você já contou algumas em épocas normais de aula, não é? Em transmissões ao vivo também é possível fazer isso, e praticamente da mesma maneira.

 

O professor pode ler as historinhas e mostrar os desenhos do livro para os baixinhos. Se for possível obter a obra em pdf, dá até para compartilhar a tela do computador com as crianças. Depois da contação de histórias, o professor pode fazer perguntas a elas, para saber o que elas entenderam.

 

2. Teatro de fantoches

 

Há outras formas de contar uma história além da leitura. A representação é uma delas, e pode ser feita usando fantoches. Me diga, que criança miudinha não gosta de ver um teatro de fantoches? Elas se divertem!

 

Se não houver a disponibilidade de fantoches prontos, os professores podem até improvisar usando meias. Após fazer o teatrinho para os alunos durante a aula online, pergunte o que eles entenderam da história. Faça um momento de interação.

 


3. Desenhos com tinta-guache

 

Tinta-guache não é um material difícil de se encontrar em casas com crianças pequenas. Ele tem lugar garantido nas aulas de educação infantil presenciais, então por que não continuar a utilizá-lo nas aulinhas virtuais?

 

Como essas aulas geralmente são acompanhadas por um dos responsáveis, o professor pode orientá-lo a forrar o chão com papelão ou algo que forneça proteção contra a tinta. Fora isso, a criança só precisará de papéis e tinta-guache. O educador então pode orientar os pequenos, como faz em aula, e pedir que mostrem o que estão desenhando e porque escolheram desenhar aquilo.

 

4. Artesanato com materiais recicláveis

 

Todo mundo tem em casa algum “lixo reciclável”, não é mesmo? E como dizem, “lixo para uns, luxo para outros”. Então, rolos de papel higiênico, copos e talheres descartáveis, anéis de lata, recipientes de plástico e isopor, revistas velhas, caixas e diversos materiais recicláveis serão o luxo das aulas de educação infantil a distância!

 

Os pais podem providenciar “sucata” e cola, e na hora da aula os professores vão passando instruções de como usar os materiais para a construção de artesanatos. O responsável que estiver com a criança pode ajudar também, seguindo as instruções do professor. No final, cada criança mostra o que montou e explica o que é.

 

5. Plantação de feijão no algodão

 

Essa é clássica. Quem nunca aprendeu na escolinha a plantar feijão em um chumaço de algodão molhado? A atividade é uma descoberta para as crianças, e elas costumam se preocupar com o brotinho de feijão que depende delas.

 

Na aulinha, os professores podem então pedir para os pais providenciarem o grão de feijão, o chumaço de algodão e um copinho plástico de café para colocá-lo. Aí a professora explica para a criança direitinho como é que se faz, e pode até mostrar um broto que já nasceu, para que os pequenos vejam como vai ficar depois de algum um tempo.

 

6. Dança

 

A dança é extremamente benéfica para o desenvolvimento das crianças. Ajuda a criar noção de espaço, a estimular a coordenação motora, fornece estímulo cerebral e auxilia na desinibição. Pode ser usada também como instrumento para a compreensão de outras culturas. Atividades envolvendo dança são muito bem-vindas nas aulas de educação infantil a distância!

 

Peça que os pais das crianças ajudem a criar um espaço sem objetos nos quais os pequenos possam bater enquanto dançam. Depois, você pode dar play em uma música que está no seu computador, para que os alunos a escutem pela transmissão. Outra alternativa é enviar o link ou o arquivo da música aos pais pela agenda digital, para que os responsáveis deem o play.

 

Com a música rolando, é a hora de mostrar para os seus aluninhos os movimentos. Crianças estão acostumadas a imitar a dança dos artistas que elas assistem na TV, então não será tão estranho para elas imitar a dança dos professores na tela do computador.

 

7. Canto

 

Que tal fazer os seus baixinhos soltarem a voz? Assim como a dança, o canto possui diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, como facilidade na percepção e diferenciação de sons, estímulo da memória e melhora na coordenação cognitiva e motora. Isso sem falar que atividades que envolvem música sempre caem no gosto das crianças, não é? Então aproveite isso!

 

Se você por acaso possui múltiplos talentos e sabe tocar algum instrumento musical, toque e peça para que os pequenos cantem junto com você. Mas se não souber tocar, uma opção é colocar um som de karaokê e ir cantando com as crianças. Aqui você encontra algumas opções de karaokê online.

 


8. Exercícios de ampliação do vocabulário 

 

Crianças do nível de ensino infantil estão na fase de desenvolvimento da linguagem e aquisição e ampliação do vocabulário. As aulas online permitem que os professores ajudem na continuação desse progresso. Há muitas coisas que podem ser feitas, basta usar a criatividade!

 

Uma ideia é usar os próprios objetos que estão na casa das crianças para isso. Você pode orientar que cada pai pegue um objeto do local e mostre para a câmera. Então todos os pequenos vão tentando adivinhar qual é o nome do objeto que está na casa do coleguinha. Também dá para ensinar o nome de peças de roupas. O professor pode perguntar para todos qual é o nome de cada peça que eles estão usando (shorts, blusa, saia, vestido, sapato).

 

Outra opção é usar imagens online. O professor pode compartilhar a tela do computador dele com os aluninhos, e eles vão tentando adivinhar o nome das imagens. Alternativas para trabalhar o vocabulário não faltam!

 

9. Recortar e colar

 

A atividade deste tópico é figurinha carimbada nas aulas de educação infantil. E como coisas clássicas nunca saem de moda, essa é uma dinâmica muito válida para fazer com os baixinhos nas aulinhas a distância. E não esqueça de pedir para os pais providenciarem revistas velhas, papéis, tesoura sem ponta, cola, lápis, borracha, grãos, entre outros.

 

Se você já fez essa dinâmica em algum momento com os pequenos, basta realizá-la agora de uma maneira diferente. Há tantas possibilidades nessa tarefa que ela nunca fica repetitiva. Veja algumas maneiras de fazer “recorta e cola”:

 

  • A criança faz um desenho na folha, passa cola dentro dele e gruda grãos, glitter, folhas ou outro material que o professor achar interessante;

 

  • O aluninho constrói um objeto de papel. Ele faz o desenho do objeto, recorta e cola onde for necessário, para unir as partes;

 

  • O pequeno constrói um painel temático em uma folha. Ele escolhe um tema, procura imagens na revista sobre esse tema, recorta e cola na folha. Pode até usar desenhos em conjunto com as imagens.

 

10. Interação com brinquedos da criança

 

Sabe quando o aluno leva um brinquedo para a escolinha? Agora que as aulas de educação infantil estão ocorrendo a distância, todos os brinquedos da criança já estão lá. Por que não incluí-los nas atividades então? 

 

O professor por criar uma dinâmica entre as crianças em que cada uma pega o seu brinquedo favorito e apresenta para as outras. O pequeno fala o nome do brinquedo, quando o ganhou, o que ele faz, etc. Dá até para combinar que, quando as aulas presenciais voltarem, os aluninhos levarão os brinquedos apresentados para a aula, para fazer uma grande brincadeira.

 

Por onde fazer as aulas de educação infantil a distância?

 

Agora que você já viu que é possível sim fazer atividades com os seus baixinhos por meio de aulas online, talvez queira saber como viabilizar isso. Veja o que é preciso ter:

 

  • Na casa dos alunos

 

Para que as aulas online sejam possíveis para os pequenos, é necessário que haja na casa deles:

 

  • Internet
  • Celular ou computador ou tablet ou notebook

 

Havendo esses dois recursos (no segundo ponto, pode ser qualquer uma das tecnologias citadas), já há na casa do aluno tudo o que é necessário para que as aulinhas sejam realizadas de maneira virtual.

 

  • Na escola

 

A escola também precisará contar com alguns recursos para viabilizar as transmissões das aulas de educação infantil. São eles:

 

  • Internet (na casa dos professores que darão as aulas)
  • Celular ou computador ou tablet ou notebook (na casa dos professores que darão as aulas)
  • Plataforma para suporte às aulas ao vivo

 

Como você pode ver, não é nada muito complicado. Dificilmente um professor não terá internet e um celular, certo? Se houver disponibilidade de rede cabeada, melhor ainda, pois a qualidade da transmissão só tem a ganhar. Caso só haja internet Wi-Fi, não tem problema. É possível realizar a aula com ela também. 

 

Quanto à questão da plataforma para suporte às aulas, isso é algo que precisará ser adotado pela escola. E como esta é uma situação que deve se estender por mais tempo, o ideal é que a escolinha preze pela qualidade.

 

Aqui na ClipEscola criamos um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo dentro da nossa plataforma de comunicação escolar. Ele permite:

 

  • Realização aulas virtuais com transmissão ao vivo; 
  • Interação com as crianças por voz ou chat;
  • Envio aulas gravadas, caso a escolinha prefira; 
  • Envio de materiais complementares que os pais podem ver com os pequenos ao longo do dia; 
  • Comunicação eficiente com os pais por meio de recados digitais;
  • Realização de reuniões virtuais com os pais;
  • Realização de reuniões virtuais entre a equipe interna; e muito mais.

 

Além disso, a plataforma possui recursos que escolinhas usam muito em épocas normais, como o Diário do Aluno e o Diário do Bebê. Passado todo esse período de pandemia, a solução continuará sendo relevante para a comunicação com os pais. Saiba mais por aqui.

 

Leia mais
– Sala de aula virtual: como usá-la para dar continuidade às rotinas escolares
– 10 atividades para os pais fazerem com as crianças em casa

 

Espero que após essa leitura você se sinta mais preparado para dar sequência às aulas de educação infantil a distância. E não se esqueça, estamos aqui. Conte com a gente sempre!

 

CTA_Webinar_Educação_Infantil

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.