Skip to content
Matrículas escolares

COMPARTILHE

24 de agosto - 2020

Como fazer matrículas escolares em tempos de pandemia

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1605 palavras, 8885 caracteres)

Matrículas escolares. Não, não é cedo para falarmos sobre esse assunto. Como você deve ter percebido, o calendário 2020 está um tanto caótico, e se você ignorar as movimentações “anormais” que estão acontecendo no tocante a matrículas, vai acabar deixando oportunidades na mesa.

 

Falando sem rodeios, o fato é que infelizmente muitas escolas acabaram fechando devido à pandemia. Muitas outras também perderam uma parcela considerável de seus alunos por não oferecerem uma resposta rápida para a continuidade do ensino durante a quarentena. Tudo isso está resultando em estudantes procurando por novas escolas em épocas totalmente aleatórias, fora da temporada de matrículas escolares. A sua instituição está pronta para recebê-los?

 

Campanha de matrícula fora de época

 

Com alunos migrando entre as escolas, você está esperando o que para dar o start na sua campanha de matrículas escolares? Se você quer uma fatia dessa “demanda fora de época”, o público precisa saber que a sua escola já está recebendo novos alunos, não acha? Então, que tal começar a se agilizar?

 

Anúncios no meio digital

 

Como você deve saber, muita gente ainda está em quarentena, trabalhando por home office. Isso significa que anúncios de matrículas em outdoors, busdoors e outros meios físicos podem não ter a mesma eficácia de antes, afinal, muita gente ainda está em casa e nem chegará a passar por eles.

 

O que fazer então? Ir para onde o público está, é claro! E neste momento, mais do que nunca, ele está na internet. Você pode começar a captá-lo pelo próprio site da escola. Que tal colocar um banner lá direcionando os interessados em matrículas para uma página de conversão? Depois, a sua escola pode investir em anúncios nas redes sociais e nos próprios mecanismos de pesquisa.

 

Nutrição do público

 

Esse público que é captado nos anúncios e no próprio site da escola precisa ser nutrido com informações, concorda? Afinal, de que outra forma os pais irão saber que a sua escola é a melhor opção para os filhos deles? As informações disponibilizadas na propaganda podem não ser o suficiente para essa decisão de matrícula, e descartar o público que se cadastrou só porque ele não fechou de primeira é um grande desperdício.

 

Além disso, sempre tem aquelas pessoas que enviam e-mails para a escola em busca de informações. Você acha que é eficaz a sua instituição dar a informação solicitada e depois não pensar mais no assunto? É claro que não! Há muito potencial aí para ser trabalhado, não desperdice!

 

Sabe o que fazer com esse público captado nas campanhas, ou mesmo que procura a escola por e-mail? Nutrição! Crie um fluxo de conteúdos para enviar a esses pais, mostrando a eles todos os diferenciais da escola e, principalmente, o que a instituição está fazendo para a continuidade das aulas na pandemia e como se planejou para o ensino híbrido quando a reabertura da escola acontecer.

 

Essa nutrição tradicionalmente ocorre por e-mail, mas já há formas mais eficazes de fazer isso. A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, pode fazer toda essa nutrição diretamente pelo celular, por meio do Módulo de Captação de Alunos

 

Funciona assim: a escola cadastra na plataforma os pais que a procuram, e pede que eles baixem o app. Aqueles que são captados por campanhas precisam ser cadastrados na plataforma também, e a própria campanha já pode orientá-los a baixar o app para receber informações. Esse público passa então a receber o fluxo de conteúdos criado pela escola diretamente no celular. Quem se cadastrar e não baixar o app recebe as informações por e-mail.

 

Após algumas nutrições a escola já pode enviar uma pesquisa de intenção de matrícula. Para todos que responderem sim à pesquisa, a instituição envia o contrato com a opção de assinatura digital, e a matrícula é concluída!

 


Envio de contrato digital

 

Independentemente da forma como você capta o público, o fato é que a sua escola precisa ter uma solução para finalizar as matrículas escolares totalmente de forma virtual. Afinal, a presença física não é uma opção agora, e mesmo que fosse, seria preciso evitar aglomerações. Então, o contrato digital é a sua melhor alternativa para realizar as matrículas neste momento.

 

Você pode enviá-lo ao público em PDF ou outro formato. Caso siga a minha dica do tópico anterior, os pais receberão o contrato diretamente no celular, bem na palma da mão deles, e poderão assiná-lo digitalmente. Todo o processo será rápido – e o melhor, não colocará ninguém em perigo de contágio – já que tudo será digital.

 

Assinatura digital

 

Quer saber como funciona a assinatura digital para os contratos de matrículas escolares? Primeiro você precisa saber que a assinatura digital tem validade jurídica garantida pela MP N° 2.200-2. Ela equivale a uma assinatura de próprio punho. Para você ter uma ideia, hoje em dia a assinatura digital é utilizada para as mais diversas finalidades, inclusive para processos judiciais. 

 

Esse uso da assinatura digital em documentos tão importantes só é possível porque se trata de um recurso tecnológico muito seguro. Toda assinatura digital precisa ter certificação emitida pela ICP-Brasil. Na criação dela, um par de chaves privadas é gerado, e ele se relaciona matematicamente com um par de chaves públicas, produzindo uma sequência criptográfica incapaz de ser quebrada por nenhuma tecnologia atual.

 

Aqui na ClipEscola a nossa plataforma possui o Módulo Assinatura Digital. Quando a escola envia o contrato aos pais, eles o recebem no celular e clicam no botão “Assinar”. O contrato então se abre para que eles possam conferi-lo, e caso estejam de acordo com o conteúdo, devem clicar no botão “Assinar” novamente. Ao fazerem isso, um token (dispositivo eletrônico gerador de senhas temporárias, como o utilizado por bancos) é enviado ao e-mail deles, e o código deve ser digitado dentro do app. Então, a assinatura está concluída, e o aluno já está matriculado.

 

Taxa de matrícula

 

Talvez você esteja pensando: “mas e a taxa de matrícula?”. Fique tranquilo porque a sua escola também poderá recebê-la de forma online, e com muita organização. Isso pode ser feito com o uso de um recurso chamado assistente de recebimentos. Aqui na ClipEscola, por exemplo, o nosso se chama ClipPag.

 

A escola pode gerar um boleto com a taxa de matrícula. Após assinar o contrato, o pai poderá quitá-lo pelo mesmo app. Ele receberá a notificação de que o boleto já está disponível, e então irá acessá-lo e efetuar o pagamento pelo cartão de crédito ou por boleto. Na opção de cartão de crédito, nem será preciso que o pai saia do app. Caso ele prefira pagar por boleto, poderá usar o código de barras para quitá-lo pelo Internet Banking. De uma forma ou de outra, todo o processo é bastante rápido, e não demora mais do que alguns minutos.

 

Há outra grande facilidade do ClipPag que eu ainda não mencionei. Além do boleto da taxa de matrícula, a escola também poderá deixar todas as mensalidades do ano já programadas. Ela só precisará informar o valor total da anuidade e a quantidade de parcelas (geralmente 12), então todo mês o responsável financeiro receberá um lembrete de que o boleto já está disponível para pagamento. Não é o máximo?

 

Finalizando

 

Você viu como é possível realizar matrículas escolares de ponta a ponta sem a necessidade de quebra do isolamento social? Da captação ao pagamento da taxa de matrícula, tudo pode ser feito de forma online, sem contato físico nenhum. Ou seja, não há razão para a sua escola deixar de matricular os alunos que estão migrando de outras instituições de ensino nesta época.

 

Além disso, todo esse processo também pode ser utilizado para as matrículas em períodos normais e para as rematrículas. Dessa forma, a escola oferece mais segurança aos pais – que podem fazer tudo sem sair de casa – e de quebra ainda proporciona comodidade e celeridade.

 

Se você precisar da nossa ajuda, saiba que pode contar com a gente! Na nossa solução a sua escola encontra tudo o que precisa para as matrículas escolares e muito mais. Temos recursos também para a comunicação escolar, para o ensino remoto e híbrido, para a automatização dos recebimentos e cobranças, entre outros. Para saber mais, clique aqui.

 

Leia mais
– Assinatura digital: como usá-las para matrículas e rematrículas
– Como reduzir as taxas de boletos escolares e obter economia para a escola

 

Pronto para captar alunos e fazer muitas matrículas escolares? Estamos aqui para o que você precisar!

 

CTA_Webinar_Matrículas_Pandemia

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.