Calendário Escolar 2020

COMPARTILHE

07 de janeiro - 2020

Calendário escolar 2020: confira as datas que não podem ficar de fora do seu cronograma!

Tempo estimado de leitura: 26 minutos (5339 palavras, 30035 caracteres)

Pronto para criar o calendário escolar 2020 na sua instituição de ensino, com todas as datas que não podem ficar de fora do seu cronograma? Ótimo, aqui você encontrará um calendário bem direcionado, somente com as ocasiões do ano que têm sentido para as escolas e… um bônus extra! Dicas do que pode ser feito em cada uma dessas datas!

 

Ahhhh por essa você não esperava hein? Pode falar! As datas do ano você pode encontrar em qualquer site, mas só aqui terá as que realmente interessam para as escolas e ainda sugestões bem mastigadinhas do que fazer. Depois de uma colher de chá como essa, se eu fosse você eu até favoritava este blog, porque o que não falta aqui são facilidades para a sua vida!

 

Agora chega de conversa e vamos ao que interessa: o calendário escolar 2020! Abaixo colocamos um sumário para você, se quiser ir direto para um mês específico ou ver as sugestões de atividades para uma determinada data.

 

Sumário

Janeiro

 

07/01 – Dia do Leitor

 

A leitura é muito importante para o aprendizado, então esta é uma data que não pode passar em branco. Nesse dia a sua escola pode realizar uma dinâmica em sala de aula envolvendo leitura, como por exemplo pedir que cada aluno escolha um livro, artigo, reportagem, entre outros, e apresente uma análise crítica sobre o que leu. Além disso, pode fazer uma campanha de engajamento nas rede sociais, pedindo que os seguidores escrevam nos comentários o nome do livro favorito deles.

 

Fevereiro

 

11/02 – Dia do Zelador

 

Se a sua escola tem um zelador, não esqueça de colocar esta data no seu calendário escolar 2020! Que tal dar uma lembrancinha a ele? É legal também colocar a data em um calendário visível aos pais e alunos (o da agenda digital é uma boa ideia) para que eles possam lembrar do dia e parabenizar espontaneamente esse profissional.

 

21/02 – Dia Internacional da Língua Materna

 

Como estamos no Brasil e a língua materna é o português, a melhor forma de trabalhar a data é justamente na disciplina de Português. Que tal realizar uma aula diferenciada, falando da origem da língua portuguesa, dos países que usam esse idioma e dos regionalismos que foram surgindo pelo país com as influências de várias culturas? Uma aula assim pode cativar o interesse dos estudantes pela disciplina, então aproveite essa deixa!

 


25/02 – Carnaval

 

Que tal fazer uma festinha de carnaval na escola? As crianças podem ir fantasiadas, o que renderá muitas fotos lindas para a instituição enviar aos responsáveis pelo aplicativo de comunicação escolar. Os pais são sempre babões, e vão adorar receber no celular as imagens do filho todo caracterizado curtindo a festinha. É uma oportunidade que a sua escola pode aproveitar para estreitar o relacionamento com eles 🙂

 

27/02 – Dia do Livro Didático

 

O livro didático é uma ferramenta de trabalho nas escolas, então é claro que o dia dele precisa fazer parte do calendário escolar 2020. Que tal criar um post para as redes sociais da instituição de ensino?

 

Março

 

08/03 – Dia Internacional da Mulher

 

Nesse dia, o que você acha de a escola entregar uma rosa para todas as colaboradoras da instituição? Também é legal criar um template personalizado sobre a data e enviá-lo a todas as mães pela agenda digital escolar. E em sala de aula, uma ideia interessante seria incluir essa data em uma aula de história. O professor poderia abordar os acontecimentos históricos que levaram à criação desse dia.

 

12/03 – Dia do Bibliotecário

 

Se há uma biblioteca na sua escola, certamente também há um bibliotecário, então não esqueça de incluir essa data no seu calendário escolar 2020. A escola pode dar uma lembrancinha a esse profissional para homenageá-lo, e também deixar a data visível a todos os pais, sincronizando-a com o calendário deles na agenda digital. Assim, mais pessoas podem saber do dia e prestar homenagens espontâneas, não é?

 

14/03 – Dia Nacional dos Animais

 

Aqui está uma data muito fofa para o seu calendário escolar 2020. Sabe algo que seria muito, mas muuuuuito legal mesmo? Pedir aos alunos que tragam os seus bichinhos para a aula nesse dia. Há instituições que já fazem isso, e as crianças ficam fascinadas! Aproveite e faça muitos registros fotográficos para enviar aos pais pelo aplicativo de comunicação escolar.

 

15/03 – Dia da Escola

 

Hoje é o dia de vocês, a Escola! A data rende postagens em redes sociais e rende uma bela aula de história, explicando aos alunos a origem da escola e como ela evoluiu ao longo do tempo. Para isso, acho que este post aqui pode ajudar.

 

21/03 – Dia Internacional das Florestas e da Árvore

 

Sustentabilidade é algo essencial a ser ensinado na escola – para que as crianças de hoje se tornem os cidadãos conscientes de amanhã – então lembre-se de incluir essa data no seu calendário escolar 2020! O dia pode ser lembrado em uma aula sobre desenvolvimento sustentável, que pode abordar como a tecnologia ajuda a reduzir o desmatamento, já que elimina a necessidade de papel. É o que acontece, por exemplo, quando escolas trocam a agenda física pela digital, pois assim colaboram com o meio ambiente.

 

21/03 – Dia Mundial da Infância

 

Um mesmo dia pode ter mais de uma data comemorativa, e é o caso do dia 21/03. Se a sua escola trabalha com educação infantil, pode preparar uma homenagem ao Dia Mundial da Infância criando um template personalizado com fotos dos alunos por turma e enviá-los aos pais pela agenda digital escolar. Pequenos gestos assim vão alimentando o relacionamento entre pais e escola, fidelizando o público ao longo do tempo. Então, fica a dica!

 


Abril

 

02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil

 

O livro infantil é um instrumento fundamental para a criança cultivar o hábito da leitura desde pequena. Nesse dia, que tal fazer uma roda de leitura com as crianças? Se elas ainda não estiverem alfabetizadas, o professor pode ler todo o livro. Se estiverem, cada aluno pode ler um trecho da obra. Uma outra ideia é convidar o autor de algum livro infantil que a escola já tenha passado em aula para ir até a instituição e conversar com os estudantes sobre a obra.

 

07/04 – Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas

 

Bullying é coisa séria, e é importante que as escolas não o ignorem. Essa data é a deixa perfeita para as instituições promoverem alguma ação de combate à prática. Uma ideia é chamar um psicólogo para dar uma palestra aos estudantes (em um auditório, se possível) e conscientizá-los sobre a gravidade do bullying e as consequências que a prática traz. 

 

08/04 – Dia Nacional do Sistema Braille

 

Esta é uma data que pode ser abordada em sala de aula, independentemente de a escola ter alunos deficientes visuais ou não, pois conhecimento sobre inclusão é sempre importante. Uma sugestão é trazer um livro escrito em braille para a aula e passá-lo de mão em mão pelos alunos, para que eles possam tocar nas letras e começar a entender o universo do outro. O professor pode também explicar como surgiu o sistema braille e o quanto ele é importante para a acessibilidade de quem não enxerga.

 

09/04 – Dia Nacional da Biblioteca

 

Esta é mais uma data para o seu calendário escolar 2020! Para homenagear a biblioteca, uma sugestão é fazer um post nas redes sociais da sua escola. Caso a instituição possua uma biblioteca, é legal também enviar um recado aos pais pela agenda digital lembrando-os que a biblioteca está lá à disposição e que é importante que eles incentivem os filhos a frequentá-la, para criar neles o gosto pela leitura.

 

12/04 – Páscoa

 

Na semana da páscoa, que tal promover entre as turmas da sua escola um “amigolate”? Pode ser de barras de chocolate, caixas de bombom ou mesmo ovos de páscoa. Com crianças de educação infantil também é legal fazer trabalhos manuais com o tema e até pedir para a “tia” fazer maquiagem de coelhinho nos baixinhos. E lembre-se de fotografar tudo e de enviar as fotos aos pais pela agenda digital. Toda a atividade diferenciada feita pela escola merece um registro!

 

15/04 – Dia Mundial da Arte

 

Que tal a sua escola organizar um passeio com os alunos nesse dia a alguma exposição de arte, ou museu de arte, ou mesmo oferecer o espaço da escola para alguma exposição artística? A arte é importante para despertar a criatividade nos estudantes, por isso aproveite a oportunidade para colocá-los em contato com a cultura de uma forma diferente da do dia a dia. Pense em algo que irá instigá-los!

 

19/04 – Dia do Índio

 

No dia do índio, que tal promover o contato dos estudantes com essa cultura? A escola pode convidar representantes de uma tribo indígena para ir até a instituição falar sobre a cultura deles. Pode também organizar uma “ida a campo”, levando os alunos ao longo da semana em uma aldeia. Lembre-se que “Aprender a viver juntos” é um dos quatro pilares da educação, e ele passa pela descoberta do outro. Então, vamos promover isso? E para facilitar a organização desse passeio, a escola pode até solicitar a autorização dos pais pela agenda digital e receber a taxa correspondente por lá. Fica a dica!

 

21/04 – Dia de Tiradentes

 

Como o Dia de Tiradentes é um feriado histórico, a melhor forma de trabalhar a data é preparando uma aula de história sobre o tema na semana do dia 21/04. Isso é interessante porque os alunos, muitas vezes, desfrutam os feriados sem saber o motivo deles. É a chance de a escola mudar isso!

 

23/04 – Dia Mundial do Livro

 

Como você deve ter notado, há várias datas no calendário que fazem referência ao livro. Não poderia ser diferente, afinal, ele é um importante instrumento do saber. Para celebrar mais essa data, a escola pode fazer posts nas redes sociais e, em sala de aula, criar dinâmicas que envolvam o livro. Pode ser até uma disputa de conhecimento sobre obras literárias entre grupos de alunos. Seja criativo!

 

24/04 – Dia Nacional da Família na Escola

 

Família na escola é um tema muito importante, e a escola pode usar a data como desculpa para lembrar os pais disso. Que tal preparar um texto sobre o assunto, explicando o quanto é importante que os pais participem ativamente para que o aluno tenha um bom desempenho nos estudos? A escola pode criar um template bem lindo para colocar esse texto e depois dispará-lo a todos os pais pela agenda digital escolar. Se precisar de inspiração para escrever, recomendo esta leitura aqui.

 

28/04 – Dia Mundial da Educação

 

Esta é uma data que não pode faltar no seu calendário escolar 2020. Ela pode ser lembrada em posts nas redes sociais da instituição e em atividades na escola, como por exemplo uma semana de apresentação de trabalhos sobre educadores importantes da história, como Maria Montessori, Paulo Freire, entre outros.

 

Maio

 

01/05 – Dia do Trabalhador

 

Todos os colaboradores da instituição de ensino, bem como os pais dos alunos, são trabalhadores. Então, esse é o dia deles! O que você acha de preparar uma mensagem para homenageá-los e enviá-la em um template personalizado da agenda digital escolar? Como a data será feriado, você já pode deixar o disparo agendado 🙂

 

05/05 – Dia Internacional da Língua Portuguesa

 

Aqui está uma data do calendário escolar 2020 que a escola pode trabalhar na própria disciplina de Língua Portuguesa. Nesse dia a aula pode sair um pouco da rotina, e ser mais dinâmica que o normal. Que tal fazer um quiz sobre gramática ou uma outra atividade gamificada? Aprender jogando é bastante eficiente!

 

06/05 – Dia da Matemática

 

Olha aqui mais uma data homenageando uma matéria. Para trabalhar esse dia, você pode usar a mesma ideia do tópico anterior, só que na disciplina de Matemática. Pense em algo “fora da caixa”, uma atividade que consiga aguçar o interesse dos alunos pelos números. Uma sugestão é usar recursos multimídia. Veja no primeiro tópico deste post aqui uma opção de site que te ajudará com isso.

 

10/05 – Dia das Mães

 

O dia das mães é uma data muito importante do calendário escolar 2020. As escolas geralmente se preparam para ela com bastante antecedência. É interessante preparar uma homenagem envolvendo os próprios alunos, como uma apresentação de talentos, por exemplo. E além desse evento, mande também uma mensagem bem emocionante da escola a todas as mães. Ela pode ser no formato de um vídeo ou mesmo de um template. Depois de prepará-la, agende o disparo pela agenda digital, para que as mães a recebam diretamente no celular. Aposto que vão chorar de emoção!

 

15/05 – Dia Internacional da Família

 

Aqui está mais uma deixa para você reforçar com os responsáveis a importância que a participação da família tem nas rotinas dos alunos. Aproveite essa data para enviar uma mensagem de homenagem a eles pela agenda digital e frisar o quanto a união entre família e escola faz diferença no progresso dos estudantes.

 

18/05 – Dia Nacional dos Museus

 

Os museus contam a história de um tempo em que os alunos só ouviram falar. O contato com objetos e resquícios dessas épocas ajuda no aprendizado dos estudantes, pois o conhecimento é absorvido pelos sentidos visual e tátil. Então, que tal incluir essa data no calendário escolar 2020 e levar os alunos, nesse dia, para um passeio em museus da cidade?

 

19/05 – Dia do Físico

 

Esta data homenageia físicos, ou seja, é o dia de a escola prestar alguma homenagem aos professores de física! Assim como nas outras datas comemorativas de profissões específicas, a sugestão para essa é comprar uma lembrancinha aos educadores dessa disciplina e deixar o dia visível no calendário dos pais, para que possam prestar homenagens espontâneas 🙂

 

20/05 – Dia do Pedagogo

 

Olha que legal, dois dias seguidos de homenagem a profissionais da escola! Agora é a vez de comemorar o dia do pedagogo. O que você acha de repetir a ideia do tópico anterior? A lembrancinha pode até ser bonequinhos de profissão, como esses aqui. Mas se tiver outra ideia, quem manda é você!

 

24/05 – Dia do Vestibulando

 

A sua escola trabalha com ensino médio ou cursinho pré-vestibular? Então não esqueça de colocar esta data no seu calendário escolar 2020! A sugestão é criar posts em suas redes sociais homenageando os vestibulandos e também enviar um vídeo pela agenda digital com frases de incentivo. Se quiser ir além, a instituição pode até oferecer a eles brindes úteis, como lápis ou caderno com personalização da instituição de ensino.

 

27/05 – Dia Nacional da Mata Atlântica

 

A consciência ambiental é um valor que muitas vezes nasce ou amadurece na escola. Por isso, é importante incluir datas como essa no calendário escolar 2020. A ocasião pode servir de gancho para os professores abordarem temas como a importância da preservação; da troca de recursos como o papel por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, como a tecnologia; etc. Se precisar de inspiração, tenho uma para você aqui.

 

28/05 – Dia Mundial dos Meios de Comunicação

 

Talvez você esteja querendo saber o que esta data está fazendo aqui, no meio das sugestões para o calendário da sua instituição. Ué, toda escola usa a comunicação para contato com os pais, com os alunos e com os colaboradores, não é? Então por que não aproveitar a data para “se vender” um pouco mais para o público, mostrando que a sua instituição usa a mais moderna forma de comunicação escolar? Crie um template bem estiloso e marketeiro e dispare a todos! É claro, isso caso vocês utilizem a agenda digital escolar né :p

 

29/05 – Dia do Geógrafo

 

O dia do geógrafo é o dia de homenagear o professor de geografia da sua escola! Dê a ele uma lembrancinha especial e sincronize a data no calendário da agenda digital dos pais e colaboradores, para que todos se lembrem de dar aquele parabéns!

 


Junho

 

Mês todo – Festa Junina

 

Junho é um mês de arraiá! E como festa junina tem ao longo do mês inteiro, não vinculamos a ocasião a um dia específico, isso ficará a cargo de você! Quer uma sugestão? Promova uma festa junina na sua escola e coloque a data exata do evento no seu calendário escolar 2020. E não fique só no evento! Decore toda a escola do começo ao final do mês, personalize as redes sociais da instituição com essa temática e envie um convite bem “estilo jeca” aos pais. Se a sua escola usa agenda digital, lá encontrará uma biblioteca com templates de festa junina para usar 😀

 

03/06 – Dia de Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

 

Obesidade infantil é um problema grave. A escola pode ajudar a combatê-lo! É claro que isso não é tarefa de um dia só, mas tem que começar em algum, não é verdade? Então aproveite essa data para dar o primeiro passo! Uma ideia é trazer um palestrante para falar com os alunos e também gravar a palestra e enviar o vídeo aos pais. Depois, a instituição pode começar a incluir os responsáveis na escolha de alimentos saudáveis para a cantina. Veja como fazer isso aqui.

 

05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente / Dia da Ecologia / Dia Nacional da Reciclagem

 

As três datas estão intrinsecamente relacionadas, e podem ser trabalhadas em conjunto. Uma sugestão para esse dia é tirar os alunos da sala de aula e colocá-los em contato com a natureza. A atividade pode ser a construção de uma horta comunitária, o recolhimento de lixo em alguma praia, trabalhos de compostagem, etc. E além de passar valores de sustentabilidade aos alunos, não esqueça de dar o exemplo dentro da própria escola!

 

09/06 – Dia do Porteiro

 

Esse é o dia de homenagear o porteiro da escola! Graças a ele, e hora da entrada e da saída da sua instituição de ensino é mais segura! Nesse dia, além de uma lembrancinha, que tal também presenteá-lo com uma ferramenta de trabalho que vai facilitar muito a vida dele e a de todos na escola? Conheça-a aqui.

 

18/06 – Dia do Químico

 

Agora chegou a vez de o professor de química receber homenagens! Então, não esqueça de incluir a data no seu calendário escolar 2020. Ah, e lembre-se também de agraciá-lo com uma lembrancinha!

 

Julho

 

08/07 – Dia Nacional da Ciência

 

Esta é uma data para a escola se programar com antecedência. Muita coisa interessante pode ser feita! A instituição pode organizar, por exemplo, uma feira de ciências. Pode também passar trabalhos criativos de ciências para os alunos desenvolverem e apresentarem nesse dia. É o momento de aguçar as capacidades intelectuais dos pequenos cientistas em formação. E não esqueça de tirar foto de tudo e enviar diretamente ao celular dos pais pela agenda digital. Eles vão amar!

 

15/07 – Dia Internacional do Homem

 

Hoje é o dia deles! Que tal a escola criar uma lista segmentada de pais e colaboradores homens e enviar a eles uma linda mensagem homenageando-os? Para garantir que eles recebam a mensagem, o ideal é que ela seja enviada pela agenda digital, para que vá diretamente às mãos deles (ou seja, o celular).

 

25/07 – Dia do Escritor

 

Vamos incluir o Dia do Escritor no seu calendário escolar 2020? Já pensei até em uma atividade para a escola fazer em sala de aula: um concurso literário entre os estudantes, para estimular os jovens escritores. Pode ser um concurso bem diversificado, com vários gêneros literários. E não esqueça de oferecer uma premiação ao ganhador, nem que seja algo simbólico. E claro, mostre aos pais todas as atividades diferenciadas que a escola está fazendo, para que eles vejam que ótima instituição escolheram para o filho estudar.

 

26/07 – Dia dos Avós

 

Há muitas famílias em que os avós são os principais responsáveis pelos alunos. Eles são figuras muito importantes e merecem todas as homenagens. Pense em algo bem carinhoso para esse dia, como por exemplo um vídeo das crianças falando dos avós, algo que valorize o papel deles. Depois, envie o vídeo a eles por um canal que até pessoas da terceira idade usam muito: o celular. Para que o vídeo não ocupe toda a memória do aparelho deles, prefira enviá-lo pela agenda digital, que utiliza armazenamento em nuvem 🙂

 

30/07 – Dia do Amigo

 

Há muitos “dias do amigo” no calendário. Escolhemos como sugestão a data 30/07 porque ela é a mais conhecida. Nesse dia é possível criar dinâmicas entre os alunos. O professor pode pedir que cada um fale uma qualidade do outro, por exemplo, ou uma memória legal que tem com o colega. Cuide para que todos sejam contemplados na dinâmica, para que não haja exclusões.

 


Agosto

 

01/08 – Dia Nacional dos Profissionais da Educação

 

Este é o dia de todos vocês, profissionais da educação. Mesmo não sendo uma data tão conhecida como o “Dia dos Professores”, não vamos deixá-la passar em branco! Você pode publicar um post nas redes sociais da sua instituição e também escrever uma mensagem especial, colocá-la em um template bem bonito e enviá-la a todos os colaboradores da escola.

 

09/08 – Dia dos Pais

 

O dia dos pais é uma data de peso para o calendário escolar 2020. Não deixe para se preparar para ela em cima da hora. Algo muito legal de se fazer é um evento em homenagem a eles, com as crianças realizando apresentações. Não esqueça de preparar também uma mensagem bem emocionante para eles, que pode ser enviada pela agenda digital. 

 

11/08 – Dia do Estudante

 

Só datas de impacto no mês de agosto, não é? E essa é a que homenageia o próprio público da escola, o estudante. Eu não sei o que você pensou para esse dia, mas o que você acha de um vídeo com vários momentos do ano até aqui – aulas, apresentações, passeios, trabalhos, etc. – e o encerramento com uma mensagem comovente? Legal, não é? Para isso vocês terão que coletar imagens ao longo do ano, então já se preparem! Depois, é só enviar a todos os alunos pela agenda digital 🙂

 

12/08 – Dia Nacional das Artes

 

Já dizia Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”. Para desabrochar o lado artístico de seus alunos, que tal aproveitar a data na aula de educação artística e abrir um espaço para que os estudantes apresentem trabalhos como: artes plásticas, teatro, esculturas e qualquer outro tipo de expressão artística? O legal seria que eles pudessem escolher, para que cada um opte pelo caminho que sente que é melhor.

 

16/08 – Dia do Filósofo

 

No calendário escolar 2020, o que não faltam são datas homenageando os educadores de diversas áreas do conhecimento. Aqui está mais uma. Então, lembre-se do professor de filosofia da sua escola. Uma lembrancinha é sempre muito bem-vinda.

 

19/08 – Dia do Historiador

 

Falando em datas para prestar homenagem aos profissionais da escola, aqui está mais uma! Nesta, os parabéns, bem como a lembrancinha, vão para o professor de história!

 

22/08 – Dia do Folclore

 

Em um país tão cheio de diversidades culturais e manifestações folclóricas, acredito que essa data mereça um espacinho no seu calendário escolar 2020, você não acha? Se for possível, traga para a escola representações do folclore de regiões brasileiras, como por exemplo o boi de mamão, o saci pererê, as bruxas, a mula sem cabeça, etc. Inclua em alguma aula informações sobre isso, para que essa cultura não se perca!

 

Setembro

 

01/09 – Dia do Profissional de Educação Física

 

Como você já deve ter adivinhado, esta é a data de homenagear o professor de educação física da sua instituição de ensino! Então aqui vale a mesma sugestão das outras ocasiões semelhantes: uma lembrancinha carinhosa da escola.

 

 

É melhor a escola fazer um estoque de lembrancinhas, pois aqui vai mais uma data em que elas se fazem necessárias. Agora é a vez de homenagear o professor de biologia!

 

05/09 – Dia do Irmão

 

Minha sugestão para essa data é algo bem fofo. O que você acha de os alunos criarem uma lembrancinha artesanal para os irmãos? Eles podem trazer para a aula diversos materiais recicláveis para essa criação. Quem não tiver irmão faz a lembrança para um amiguinho. Não esqueça de fotografar tudo e enviar aos pais depois pelo app de comunicação da escola.

 

07/09 – Dia da Independência do Brasil

 

Nenhuma atividade melhor para marcar um feriado histórico do que uma boa aula de história sobre o tema, concorda? Claro que não exatamente no dia, já que não haverá aula, mas na semana da data. 

 

08/09 – Dia Mundial da Alfabetização

 

Para que essa data não passe batida, já que ela relembra a importância da alfabetização, a dica é criar posts nas redes sociais da escola falando desse dia. 

 

21/09 – Dia da Árvore

 

Essa é mais uma “data verde” para o seu calendário escolar 2020. No dia da árvore, que tal trabalhar em sala de aula a temática “o que posso fazer para reduzir o desmatamento”? Os professores podem mostrar aos alunos que se cada um fizer a sua parte, já estará ajudando o planeta. Cite como exemplo ações que a escola implementa para a redução do uso do papel, como por exemplo a substituição de recursos físicos por digitais. Inspire seus estudantes a se tornarem cidadãos conscientes para o mundo!

 

30/09 – Dia da Secretária

 

Nessa data, a colaboradora da vez a receber homenagens é a secretária da escola. Mostre o quanto ela é querida e não esqueça da lembrancinha!

 

Outubro

 

12/10 – Dia das Crianças

 

O dia dos baixinhos é presença obrigatória no seu calendário escolar 2020. Nesse dia não haverá aula, já que cai na mesma data de um feriado religioso, mas que tal fazer algo diferente com as crianças no dia seguinte? Um lanche comunitário ou um piquenique no pátio da escola, por exemplo. Também é legal permitir que os pequenos venham para a aula com o brinquedo favorito deles. Será um dia mais divertido!

 

15/10 – Dia do Professor

 

O dia dos professores está no “Top 10” do calendário escolar 2020. É claro que você vai preparar algo bem especial, não é? Uma ideia é organizar uma festa em homenagem aos educadores antes ou depois do dia (já que 15/10 é feriado escolar), com direito a sorteio de brindes e tudo. Se as possibilidades da escola forem limitadas, organize uma festa americana, na qual cada um traz alguma coisa. Só não vale deixar passar em branco. 

 

30/10 – Dia da Merendeira Escolar

 

Essa data homenageia aquela profissional que faz a alegria da criançada na hora do recreio, a merendeira. Mesmo que ela seja de uma empresa terceirizada da escola, ainda assim a “tia” merece os parabéns e aquela lembrancinha, não acha?

 

31/10 – Halloween

 

Halloween é uma das datas do ano em que as crianças mais se divertem. Não só elas, como adolescentes e adultos também. Em 2020 a data cai em um final de semana, mas nada impede de a escola fazer o seu próprio Halloween na véspera. Imagina que legal os alunos e os colaboradores chegando na escola fantasiados? Uma decoração característica pelos espaços comuns também ficaria show! Aproveite e faça muitos vídeos e muitas fotos!

 

Novembro

 

12/11 – Dia do Diretor de Escola

 

Chegou o dia de homenagear aquele que está na liderança da instituição de ensino: o diretor. Que tal todos os colaboradores se juntarem nesse dia para dar a ele uma lembrança e um cartão com mensagens de cada um? Aposto que lágrimas irão rolar!

 

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

 

Essa data tem o objetivo de promover a conscientização das pessoas contra o racismo. A escola tem um papel importante nesse despertar de consciência. É essencial que aborde o tema, seja na aula de uma disciplina ou mesmo trazendo palestrantes para a instituição. Então, não deixe de colocar 20/11 no seu calendário escolar 2020!

 


Dezembro

 

04/12 – Dia do Orientador Educacional

 

A última data do ano que homenageia profissionais da escola é dele, do orientador educacional. Lembre-se de parabenizá-lo e também de dar uma lembrancinha 🙂

 

25/12 – Natal

 

Natal é uma época que está muito ligada à família, então prepare uma bonita homenagem aos familiares dos alunos. Um vídeo com os filhos falando uma mensagem de Natal deixaria eles babando! Você pode gravá-lo e deixar o disparo programado para a data na agenda digital. Lembre-se também de preparar algo para os colaboradores e de decorar as redes sociais da escola com o tema natalino. A própria estrutura da instituição também pode ser decorada o mês inteiro, para que todos sintam o clima gostoso do Natal antes das férias começarem.

 

Leia mais
– Crie um calendário escolar personalizado para cada público da instituição
– Agenda Digital: transforme a comunicação da sua escola!

 

Sabe onde você pode organizar todas as datas do calendário escolar 2020 e ainda deixá-las sincronizadas com o celular dos pais? Aqui

 

CTA Talk

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.