Não é fácil encontrar os gestos para expressar o que sentimos, não é mesmo? Às vezes, os sentimentos transbordam e as palavras fogem. Isso pode ser ainda mais complicado na relação com uma criança, especialmente quando somos responsáveis pelo futuro dela.
Quando discutimos os diferentes perfis de pais, vimos que três desses grupos não conseguem desenvolver plenamente seus vínculos com os jovens sob sua proteção. Será possível que uma fria máquina seja capaz de aquecer essa relação?
Acreditamos que sim. Primeiramente, por trás de todo algoritmo há em algum momento um ser humano que o idealizou, estudou e colocou suas esperanças nele. A humanidade tem inúmeras motivações para construir ferramentas. Nós aqui na ClipEscola queremos aproximar pais, professores e escolas, porque acreditamos que dessa forma teremos melhores cidadãos.
Esse ideal é o que nos sintoniza para criarmos não só códigos eficientes e configurações robustas para os nossos servidores, mas também interfaces amigáveis e textos calorosos. Tentamos estender nossos sentimentos e aspirações para cada portador de um aparelho com nosso app instalado, formando uma grande família. E no centro dessa família, sendo protegidos e nutridos, temos os indivíduos em formação.
Hoje apresentamos as dicas para tornarmos a relação entre professores, colaboradores da escola e alunos mais harmoniosa e construtiva, por meio do cultivo de pequenos hábitos e simples gestos que fazem a diferença.
Responder na hora
A ansiedade é o mal da nossa época e nada piora mais a situação do que um retorno que não chega nunca. Às vezes, só precisamos saber se nossa mensagem foi aberta ou queremos um simples “sim” ou “não” ou uma posição sobre qual é a melhor cor para a camisa do time da escola. Feedback rápido cria confiança entre as partes.
Distribuir corações
“Assim como os alunos gostam quando ganham uma estrelinha na tarefa, os professores que usam o ClipEscola ficam sabendo que estão no caminho certo quando seus clipes ganham corações.
Checar as tarefas
Sempre que as crianças ficam orgulhosas de algo que fazem, elas querem que os pais vejam. Cada tarefa de casa pode ter esse estímulo e reforço positivo, basta os adultos responsáveis checarem rapidamente os conteúdos passados, as respostas do aluno e os pareceres descritivos emitidos pelos professores, o que pode ser feito no smartphone quando a escola possui um app. O mesmo vale quando o estudante tem que faltar, porque nessa situação a tarefa e as orientações podem chegar aonde quer que ele esteja.
Organizar-se na saída
A batida do sinal pode ser outro gerador de ansiedade. Às vezes, as crianças podem ficar um tempão esperando para ser levadas para casa, com cada carro parecido com o da família representando uma esperança e uma decepção. A tecnologia GPS (sistema de posicionamento global), a qual já é bem popular em aplicativos como o Waze, no ClipEscola também serve para avisar para a escola a aproximação do responsável, permitindo que a criança seja preparada e direcionada para sair no momento exato, sem stress.
Estar presente nos eventos
Nem só de tarefas, notas e atividades vive a escola. Tem momentos que é para festejar! Afinal, está aberta a temporada de festas juninas e é preciso conscientizar os pais sobre os benefícios de colocar os caipirinhas para dançar. Não pode haver a desculpa do esquecimento e como não dá para ter alguém lembrando aos pais de tudo o tempo todo, o melhor é usar um aplicativo como fiel ajudante.
Ilustrar e enfeitar
É chavão que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas não dá para negar o impacto de uma foto de alguém que a gente ama. E se for um vídeo dessa pessoinha dançando quadrilha? Imperdível! Então priorize a agilidade no dia a dia, como falamos em nossa primeira dica, mas guarde momentos para curtir registros mais memoráveis, daqueles de mostrar para os netos daqui a décadas.
Leia mais
– Por que apps para celular são a melhor opção para colocar a sua escola na era digital?
– 5 razões para escolher a ClipEscola para a sua instituição de ensino