Skip to content
Engajamento dos pais com a ClipEscola

COMPARTILHE

02 de março - 2020

Como promover o engajamento dos pais com a ClipEscola

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1545 palavras, 8724 caracteres)

A sua instituição de ensino deu um grande passo. Decidiu modernizar a comunicação com os responsáveis e aderiu à agenda digital. Agora chegou o momento de solidificar o uso da solução na escola e promover o engajamento dos pais com a ferramenta. Você sabe por onde começar?

 

Fique tranquilo, você não está sozinho nessa missão! Aqui neste post você vai encontrar dicas do que fazer para obter a adesão massiva do seu público à Agenda Digital ClipEscola! Vamos lá?

 

Atualização de dados cadastrais

 

O primeiro passo após a adesão à ClipEscola é a atualização dos dados cadastrais do seu público. Se informações como número do celular e e-mail estiverem incorretas, alguns pais poderão não receber o que for enviado, e assim não há como eles se engajarem, não é?

 

Além de as informações estarem corretas, é importante que sejam pessoais, e não profissionais. Afinal, as pessoas mudam de emprego, e se o e-mail ou número de celular dos responsáveis for o corporativo, com o tempo esses dados podem ficar desatualizados. Não queremos isso, certo? Então busque atualizar tudo, se possível até no ato da matrícula ou em reuniões com os pais.

 


Campanhas para apresentação e instalação do app

 

Para obter o engajamento dos pais, você precisa informá-los de que a escola conta agora com a Agenda Digital ClipEscola, explicar como ela funciona e como melhorará a dinâmica do relacionamento responsáveis/escola. E como nesse primeiro momento ninguém instalou o app (porque não sabem da existência dele ainda), você precisará fazer essa divulgação pelos canais que usava até então.

 

Você pode usar as redes sociais da escola, a agenda física, o mural de recados e até orientar os colaboradores para que falem da agenda digital quando houver qualquer contato pessoal. Para facilitar, disponibilizamos também um banner em PDF que a sua instituição pode imprimir e deixar na secretaria, para que os pais saibam que tem novidade na escola:

 

ClipEscola na sua escola!

 

Obtenha o material editável aqui e inclua o logo da sua escola nele!

 

Reunião com direito à instalação do app em conjunto

 

Sabe de uma outra estratégia bem legal e certeira? A criação de uma reunião com os pais para falar sobre o app. O tema pode ser abordado também durante uma reunião sobre assuntos gerais já programada. Na oportunidade você poderá esclarecer todas as dúvidas e fornecer informações sobre as funcionalidades. 

 

Para te ajudar, nós da ClipEscola disponibilizamos um material elucidando as dúvidas mais recorrentes e explicando sobre as principais funcionalidades da agenda digital. Baixe-o aqui!

 

Além de explicar tudo o que os pais precisam saber sobre a agenda digital escolar, aproveite a reunião para atualizar os dados cadastrais (caso isso ainda não tenha sido feito) e para promover a instalação coletiva do app ali mesmo. Faça o passo a passo junto com os pais:

 

  1. Acesse a Play Store (Android) ou App Store (iOS) do celular;
  2. No campo de busca, digite ClipEscola;
  3. Clique no botão Instalar ou Obter;
  4. Aguarde a instalação e clique no botão Abrir;
  5. Em seguida clique no botão Enviar SMS de validação;
  6. Será aberta a tela de SMS. Clique no ícone para enviar a mensagem;
  7. Um SMS será enviado aos nossos servidores para confirmar o número do usuário. Para isso, é necessário que o celular tenha crédito; 
  8. Se não tiver, o envio irá falhar e aparecerá um campo no qual é possível inserir o número do telefone com o DDD; 
  9. Depois, o app enviará um código de segurança por SMS e também por e-mail. A validação deve ocorrer automaticamente, caso o telefone esteja cadastrado na escola. Caso não ocorra, basta digitar o código de segurança na tela;
  10. Prontinho, Agenda Digital ClipEscola instalada!

 

Caso o aplicativo indique não ter encontrado vínculo do número de telefone em nenhuma escola, é necessário que o responsável realize a atualização cadastral na secretaria da instituição.

 

Com o app instalado no celular dos pais, faça um teste de envio ali mesmo, com todos presentes! Dispare um “Clip” (recado digital) aos responsáveis, para que eles já saiam da reunião fascinados com as facilidades que a agenda digital traz!

 

Ahhhh… e quer uma dica quente para esse Clip-teste? Envie o material com informações e funcionalidades da ClipEscola, para que os pais possam “fuçá-lo” com calma em casa e acessá-lo sempre que surgir alguma dúvida!

 

Centralização da comunicação na agenda digital

 

A comunicação escolar, antes da chegada da agenda digital, normalmente ocorre por diversos canais: agenda física, e-mail, telefone, WhatsApp, etc. Após a adesão, no entanto, é importante que a instituição centralize toda a comunicação com os pais na agenda digital, pois isso impactará diretamente no engajamento deles com a nova solução.

 

Do contrário, a agenda digital acabará sendo um entre diversos meios de comunicação da escola. Por força do hábito, os pais que têm o costume de checar as informações enviadas pelos professores acabarão procurando-as nos canais que já eram usados antes, e as interações continuarão dispersas. Não queremos isso, certo?

 

Se você achar necessário fazer um período de transição entre esses outros canais e a agenda digital, tudo bem. Mas procure eliminar aos poucos todos eles até que tudo fique concentrado na ClipEscola. Quando isso acontecer, com certeza você sentirá o resultado no engajamento dos pais!

 

Periodicidade de Clips

 

Um ponto crucial para que os pais criem o hábito de usar a Agenda Digital ClipEscola é que o canal se mantenha ativo, com envio de Clips (recados virtuais) regulares. É claro que não estou falando para você inundar o público com recados, pois de exagero também ninguém gosta, concorda? A minha recomendação é apenas que a sua escola mantenha uma constância nos envios.

 

As instituições de ensino podem decidir quem está autorizado a enviar Clips. Se os professores estiverem habilitados para isso, poderão enviar aos pais registros de atividades diferenciadas que fazem em aula e acontecimentos do dia a dia que muitas vezes nem chegariam ao conhecimento dos pais. Com isso, ficaria nítido para os responsáveis o valor da ferramenta e a grande diferença que existe entre ela e a agenda física.

 

Caso os professores não sejam autorizados a enviar Clips, é importante que as pessoas habilitadas para isso se preocupem em manter uma cadência. Logo que o hábito for criado, pais e colaboradores não conseguirão mais imaginar uma vida sem a agenda digital! 

 

Utilização de todos os recursos

 

A Agenda Digital ClipEscola possui muito mais recursos do que o envio e recebimento de recados. Ela tem uma biblioteca de templates para datas comemorativas, calendários que podem ser segmentados por área ou funcionalidade, possibilidade de envio e recebimento de arquivos em vários formatos que ficam salvos em nuvem, enquetes simples ou elaboradas, grupos só de pais e só de alunos, gestão de eventos, pagamento de mensalidades, etc.

 

Há uma infinidade de possibilidades que a agenda digital traz. Não há ponto de contato entre pais e escola que ela não contemple. Aproveite bem todos os recursos! Com certeza os pais perceberão as facilidades que a solução traz para o dia a dia deles.

 

Os eventos da escola, por exemplo, ficarão sincronizados com a agenda do celular deles e alertas serão emitidos para lembrá-los da ocasião. As notas escolares poderão ser recebidas bem na palma da mão, já que a agenda pode ser integrada com o sistema de gestão. A entrada e a saída dos alunos poderá ser acompanhada pelos pais em tempo real. Há tantas possibilidades e facilidades que não há como os pais não se apaixonarem!

 

Finalizando

 

Como você deve ter percebido, promover o engajamento dos pais com a Agenda Digital ClipEscola é fácil! É preciso, porém, que a escola também faça a parte dela. Assim os pais conseguirão ver o valor que a ferramenta tem, as facilidades que ela traz para o dia a dia e o quanto ela é intuitiva e simples de usar!

 

Leia mais
– Boas práticas no uso da ClipEscola para resultados extraordinários de comunicação
– Enquetes: desvende as possibilidades de pesquisa que a escola pode criar

 

Quer uma dica final? Salve este post nos favoritos e volte a ele sempre que sentir necessidade. Conte também com o nosso time de engajadores para orientações, dúvidas e suporte. Uma das formas de contatá-los é por aqui.

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.