fbpx Skip to content
Livros sobre educação na pandemia

COMPARTILHE

03 de maio - 2021

5 livros imperdíveis sobre educação na pandemia

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1004 palavras, 5770 caracteres)

A pandemia foi e ainda está sendo um agente de profundo impacto na educação, e qualquer um que não more em uma ilha deserta sabe disso. Quando as mudanças são muito bruscas, fica até difícil de assimilar tudo de uma vez, não é mesmo? Mas, aos poucos, esse é um exercício que precisa ser feito, pois só entendendo bem o momento atual e todos os seus desdobramentos é que conseguimos achar um caminho para seguir com passos mais firmes do que agora. É por isso que eu te trouxe uma lista com bastante material para você se informar sobre a educação na pandemia. Bora conferir?

 

1. Covid-19: educação e a ótica docente

 

Covid-19 - Educação e a ótica docenteDuas mentes pensam melhor do que uma, não é verdade? Imagine então 18! Sim, esse é o número de pessoas que participaram da elaboração do livro “Covid-19: educação e a ótica docente”. A obra – fruto dessa construção coletiva – envolveu pesquisadores com diferentes formações e com experiências docentes em instituições públicas e privadas brasileiras. Grupo de responsa, hein? Você consegue pensar em quanto conhecimento relevante dá para 18 mentes assim juntarem em um único livro? Eu aposto que muito!

 

Na obra, os debates giram em torno dos impactos da pandemia, levantando desafios e possibilidades para a educação em um sentido amplo, e claro, levando em conta a complexidade da realidade brasileira. Ao todo são sete capítulos, todos trazendo uma abordagem multidisciplinar e abrindo espaço a diferentes recortes metodológicos e teóricos. 

 

Alguns marcos foram identificados com relação à educação na pandemia, e é neles que o foco das discussões está:

 

  • A prática pedagógica durante esse período;
  • Os desafios e trilhas alternativas de ensino e aprendizagem;
  • O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs);
  • A saúde mental do docente.

 

Ao contrário do que possa parecer, essa não é uma obra apenas para professores. A intenção dos autores é atingir um público amplo, no qual pais e alunos também se incluem. Com isso, todo esse conhecimento acumulado sobre a realidade educacional durante o período pandêmico consegue ir mais longe e não se perder! Faz sentido, não é?

 

2. As Múltiplas Dimensões Da Educação na Era Do Coronavírus

 

As múltiplas dimensões da educação na era do CoronavírusO livro “As Múltiplas Dimensões Da Educação na Era Do Coronavírus” se debruça sobre a educação pública e todas as necessidades que se tornaram flagrantes no momento da pandemia. Entre as situações que os autores identificam estão: superlotação de turmas; tecnologias insuficientes e com defasagem técnica e sobrecarga de trabalho.

 

Por todas essas razões, os autores acreditam que o contexto escolar recebeu mais atenção do que de costume. Eles propõem uma reflexão sobre tudo isso, para que assim possa ser elaborado um projeto educacional consistente e inclusivo, e com isso, o cenário escolar público possa se destacar pelos bons resultados alcançados pelos estudantes, e não por esses outros motivos.

 


3. A educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades

 

O ensino em tempos de covid-19 - desafios e possibilidadesTodo mundo sabe que a pandemia de Covid-19 teve reflexo em diversos âmbitos do segmento educacional, certo? Essas esferas são abordadas de forma bastante didática e com pluralidade e diversidade de concepções no livro “A educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”.

 

A obra é destinada a um público bem amplo no campo docente: de professores de ensino infantil até educadores de pós-graduação. Há muitos temas interessantes, como por exemplo: metodologias inovadoras, processos educacionais no momento de pandemia e formação docente. Com certeza você sairá dessa leitura bem mais informado do que entrou. Então, fica a dica!

 

4. Educação integral em tempos de pandemia

 

A educação integral em tempos de pandemiaA obra “Educação integral em tempos de pandemia” é uma construção coletiva feita por educadores de escolas públicas que, ante o contexto pandêmico e as desigualdades evidenciadas, decidiram se unir para pesquisar, refletir e buscar o verdadeiro significado de uma educação integral em um contexto de desigualdade social.

 

As experiências vivenciadas pelos educadores são registradas nas páginas do livro, que compartilha saberes e formas concretas de enfrentar a realidade social diante de cenários de isolamento e fechamento de escolas. Para além das experiências, a obra também compartilha um sonho: tornar a educação integral um dos pilares da educação básica no Brasil. Você também tem esse sonho? Então parece que acabou de achar sua leitura ideal!

 

5. Educando para a vida no pós-pandemia

 

Educando para a vida no pós-pandemiaA pandemia mudou a face da educação, e ela não tornará a ser a mesma depois de toda a experiência vivenciada. Esse é o mote da obra “Educando para a vida no pós-pandemia”, que fala dos desafios enfrentados por pais e professores durante o isolamento social – como adaptação a ferramentas tecnológicas, apoio às famílias no ambiente virtual e vulnerabilidade de alunos fora da escola – e de como essa experiência impactará no contexto de pós-pandemia.

 

Para a autora, quando o Covid-19 for superado, caberá à escola não somente o papel de ser uma ponte entre o saber e o aluno, mas também de atuar como um fio condutor nos quesitos: amparo, empatia, resiliência, amor e complacência. Se você quer se preparar para esse momento, que tal começar por essa leitura?

 

Leia mais
– 10 bibliotecas virtuais para os seus alunos cultivarem o hábito da leitura
– Clube do livro: como criá-lo na sua escola

 

Já escolheu a sua leitura entre as obras sobre educação na pandemia? Na dúvida, devore todas, porque ler nunca é demais!

 

CTA_Webinar_Leituras e Estudantes

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.