fbpx Skip to content
EaD e Ensino Híbrido

COMPARTILHE

18 de janeiro - 2021

Checklist: o que é preciso para oferecer EaD e Ensino Híbrido até o final de 2021

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1525 palavras, 8909 caracteres)

A sua escola está preparada para oferecer EaD e ensino híbrido até o final de 2021? Como você deve saber, a validade do ensino remoto foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) até dezembro para o ensino básico público e particular. Ou seja, não é esperada uma volta 100% presencial dos alunos para este ano. Então, para garantir um bom aprendizado aos estudantes, alguns aspectos são essenciais. Confira-os neste checklist:

.

Check


Planejamento

 

Em 2020, muitas escolas precisaram usar EaD e ensino híbrido “na base do improviso”. Ninguém estava pronto para uma situação de pandemia, e quando aconteceu, cada instituição se virou como pôde. No começo, ninguém sabia que iria durar tanto tempo, e ante tanta incerteza, não houve espaço para um bom planejamento. Mas agora há!

 

Já sabemos que a pandemia não é algo que vá se resolver em curto prazo, já sabemos que as aulas de EaD e ensino híbrido terão validade garantida até o final do ano, e já tivemos tempo de adquirir alguma experiência com os modelos e de fazer experimentações. Agora é o momento de consolidação!

 

É preciso planejar vários aspectos: como a turma será dividida em grupos híbridos; se a escola oferecerá uma volta opcional, deixando o EaD total liberado para quem preferir; se será necessário contratar mais pessoal ou se os professores atuais darão conta da demanda nesse novo cenário; quais equipamentos e sistemas precisarão ser adquiridos; se novos métodos serão implementados; como ficará a questão das avaliações; quais treinamentos serão necessários para a equipe docente; entre outros.

 

O ideal é que você faça um planejamento de longo prazo e procure tapar todas as brechas. Não fique contando com coisas incertas, como uma volta total a qualquer momento. Espere o melhor, mas planeje-se para o pior. Só assim a sua instituição conseguirá levar o ano letivo de 2021 sem sobressaltos. Afinal, isso a sua escola já teve de sobra em 2020, não é verdade?

 

Check
Ferramentas tecnológicas profissionais

 

Como falamos, o momento do improviso já passou. No começo da pandemia, muitas instituições recorreram a redes sociais e recursos genéricos para dar aulas. É claro que no desespero tudo é aceitável, mas já passamos desse ponto, certo? Chegou o momento de investir em ferramentas tecnológicas profissionais e específicas para o contexto escolar!

 

Para dar aulas em EaD e ensino híbrido, você precisará de duas coisas:

 

  • Plataforma com Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

Tanto para o EaD total quanto para o ensino híbrido, a sua escola precisará de um recurso para realizar as aulas, avaliações e acompanhamento do aluno, não é? Como o momento hoje é de profissionalização, é importante que esse meio seja específico para o segmento escolar, para poder atender às necessidades com eficácia. O ideal é que a escola possa contar com plataforma que tenha um ambiente virtual de aprendizagem completo, permitindo fazer tudo de um só lugar.

 

Para você ter uma ideia de como as coisas estão avançadas hoje, olha a quantidade de possibilidades que podem ser encontradas na mesma solução:

 

– Salas de aula virtuais com transmissões ao vivo e interação por voz ou por chat;

 

– Áreas específicas para cada disciplina;

 

– Disponibilização de disciplinas aos estudantes de acordo com a grade de cada turma;

 

– Envio de atividades com prazo de entrega programado;

 

– Armazenamento em nuvem para os materiais e trabalhos trocados entre alunos e professores;

 

– Agenda digital para tira-dúvidas.

 

Saiba mais por aqui.

 


  • Equipamentos físicos

 

Para realizar as transmissões das aulas na escola para os grupos de alunos que estiverem assistindo de casa, a sua instituição também precisará se equipar. As principais ferramentas de que necessitará são:

 

Equipamento para a captação de imagens: pode ser uma câmera profissional, um notebook, um celular ou um tablet, dependendo das condições da escola. Será preciso ter um equipamento por sala.

 

Microfone: este é um recurso opcional, já que a câmera, o notebook, o celular e o tablet também captam áudio. Um microfone, no entanto, pode melhorar bastante a qualidade do som captado. Caso a escola opte por usá-lo em todas as aulas, precisará de um microfone por sala.

 

Notebook para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem: caso você tenha decidido que irá captar imagens com uma câmera, um celular ou um tablet, precisará também de um notebook para a criação da sala de aula virtual dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem. No entanto, não é preciso de um equipamento em cada sala de aula, já que a criação da sala virtual pode ser feita com antecedência.

 

Tripé: se você escolheu captar imagens com a câmera profissional, com o celular ou com o tablet, ou se decidiu usar o microfone externo, precisará de um tripé também para posicionar os equipamentos.

  

Check


Métodos ativos

 

Métodos ativos estão neste checklist porque a ideia é entregar aprendizado de qualidade até para os alunos que estarão assistindo às aulas de casa, não é? Então é preciso achar formas de envolvê-los, pois do contrário, quem garante que eles não irão simplesmente fechar a câmera e o áudio e ignorar a aula?

 

Se o aprendizado é ativo, a participação do aluno é constante, então ele se interessa mais, aprende mais e as chances de que “mate” a aula virtual sem o professor nem perceber são muito menores. Não é à toa que em 2020 os métodos ativos bombaram e diversas escolas se abriram a eles. Para levar EaD e ensino híbrido com qualidade até o final de 2021, não os ignore! Conheça alguns modelos aqui.

 

Check


Formas de avaliação eficazes

 

Quando as aulas migraram para o formato remoto, muitos professores sentiram dificuldade em aplicar avaliações. Afinal, o Google estava logo ali, a uma aba de distância do aluno. Ou seja, provas com questões de múltipla escolha e com perguntas cujas respostas poderiam ser encontradas em pesquisas não conseguiriam avaliar realmente o desempenho do estudante, visto que não seria nada difícil colar.

 

Essa situação continuará em 2021, já que o ano letivo será de EaD e ensino híbrido. Portanto, as escolas que ainda não encontraram uma solução para esse impasse precisam se agilizar para encontrá-la. É necessário buscar formas de avaliação eficazes, que avaliem o aluno pelo racional, e não pela capacidade de memorização de respostas.

 

Há algumas maneiras de fazer isso. É possível fazer provas com perguntas abertas que tenham respostas não-óbvias, como por exemplo usar um conceito que foi trabalhado em aula para aplicar em uma situação X. As avaliações também não precisam ser somente provas, podem ser também trabalhos, redações, projetos, etc. 

 

O ideal é que tudo isso seja pensado já no começo de 2021, para que de fato seja aplicado ao longo do ano sem grandes dificuldades. Os professores podem até trocar ideias entre eles para a elaboração de novos formatos de avaliação. Então, fica a dica!

Check


Treinamentos

 

Por fim, se a sua escola quer oferecer EaD e ensino híbrido de forma assertiva até o final de 2021, não podemos deixar de falar sobre os treinamentos da equipe docente. Todos já estão hoje mais familiarizados com a tecnologia do que estavam antes do último ano, mas isso não quer dizer que ninguém sinta mais dificuldade nenhuma. É importante levantar as dificuldades ainda existentes e oferecer capacitações para saná-las.

 

Uma forma econômica de fazer isso é buscar voluntários entre o próprio corpo docente para ministrar esses treinamentos. Há professores com muito mais facilidade tecnológica do que outros, e quem sabe mais pode treinar quem sabe menos. Outra forma seria a contratação de cursos específicos que devem estar de acordo com as dificuldades levantadas. 

 

Se a escola também decidir introduzir novos recursos educacionais este ano, é essencial que os colaboradores também sejam treinados para utilizá-los. Nesse caso, a escola pode verificar se o próprio fornecedor oferece esse treinamento. Aqui na ClipEscola, por exemplo, nós temos um ambiente de EaD com diversos treinamentos que oferecemos aos nossos clientes. Caso você se torne um, saiba que poderá contar com isso!

 

Leia mais
– 5 tendências para 2021 que a sua escola deve ficar atenta
– Habilidades essenciais para o professor após a pandemia

 

Espero que esse checklist tenha te ajudado, e que a sua escola consiga ter sucesso com EaD e ensino híbrido este ano. Conte com a gente para o que precisar!

 

CTA_Kit Planejamento Escolar 2021

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.