O que é Educação 4.0

COMPARTILHE

05 de julho - 2019

O que é Educação 4.0 e como ela transforma a sala de aula

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1542 palavras, 9160 caracteres)

O que você espera da escola do século XXI? Quais são as novas demandas dos alunos das próximas gerações? Como utilizar a tecnologia e novas metodologias a favor da educação na sua instituição de ensino? Neste artigo você vai entender tudo sobre essas novas demandas da atualidade, assim como uma nova forma de educação que surge no mundo contemporâneo: a Educação 4.0. Também vai descobrir como aplicar essa nova metodologia na sua escola e, com isso, criar um diferencial para a instituição, alunos, professores e pais. 

 

Ficou curioso? Leia agora o nosso artigo e descubra como potencializar os resultados dos estudantes da sua escola!

 

A sociedade da Quarta Revolução Industrial

 

A tecnologia avança em uma velocidade nunca antes vista, o que gera uma quebra de paradigma, uma nova forma de ver e se relacionar com o mundo ao seu redor. Isso faz com que a sociedade mude, atingindo a chamada Quarta Revolução Industrial. Surgem conceitos como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, aprendizagem de máquinas (machine learning), robôs e outras inovações tecnológicas. Aos poucos, todas elas estão se tornando parte da rotina diária das pessoas, tendo impacto nas relações sociais, economia e política dos países.

 

Isso gera transformações culturais e uma nova demanda de indivíduos para as próximas gerações. Crianças já nascem conectadas, aprendendo a utilizar internet, celulares e tablets muito novas. Começa a se expandir uma Cultura Maker, na qual as pessoas têm mais necessidade de colocar a “mão na massa”, tirar os planos do papel e correr atrás dos seus objetivos. Essas transformações estão afetando a forma de ser e pensar de todas as pessoas ao redor do mundo, assim como o mercado de trabalho e a maneira de se comunicar das populações. E a educação não fica de fora dessa transformação, fazendo surgir a chamada Educação 4.0. Entenda agora o que é esse fenômeno e como ele pode afetar a rotina diária da sua escola!

 

A Educação 4.0

 

Alunos sentados um atrás do outro, quadro de giz, professores como protagonistas na educação e estudantes que pouco se comunicam durante o momento da aprendizagem. Muitas das escolas da atualidade parecem ser as instituições que passaram por menos transformações desde o seu surgimento. A partir do início do século XIX, você já consegue observar uma estrutura física e metodológica semelhantes às utilizadas hoje em dia nas instituições de ensino. Porém, basta uma análise superficial dessa estrutura para perceber que ela está totalmente desconectada da realidade social na qual você — e os seus alunos — vivem. A escola precisa ser atualizada para acompanhar as mudanças que a nova sociedade demanda dos indivíduos. A Educação 4.0 chega exatamente com essa finalidade!

 

O que é a Educação 4.0?

 

Surge, portanto, uma proposta de educação diferenciada, que preza por colocar os estudantes, professores e diretores conectados no processo de gestão, ensino e aprendizagem. Essa é a chamada Educação 4.0! Ela prioriza a experiência prática e experimentação dos alunos, assim como a realização de projetos que permitam que eles coloquem a mão na massa — muito coerente com a Cultura Maker que surge na contemporaneidade. Além disso, há uma valorização da criatividade, interdisciplinaridade, utilização de ferramentas tecnológicas na sala de aula e criação de ambientes inovadores.

 

O professor atua como mediador, e é quem direciona e orienta os alunos para uma aprendizagem mais conectada com a realidade do mundo que eles vão encontrar fora da instituição de ensino, ao mesmo tempo que diretores, coordenadores e pais acompanham tudo em tempo real por estarem conectados. A Educação 4.0 no Brasil tem sido tema para encontros e fóruns que tratam das competências para o mercado de trabalho e o impacto da educação na economia brasileira.

 

O conhecimento na Educação 4.0

 

Com essas transformações, a escola consegue fornecer conhecimento mais contextualizado, formando pessoas que atendem às demandas da sociedade atual. É possível manter o interesse dos estudantes na aprendizagem, pois ela é coerente com a sua realidade e a forma como essas crianças e adolescentes funcionam, se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor.

 

A transmissão de conhecimento se torna mais efetiva, e é criado um diferencial para as escolas que adotam esse método, uma vez que os resultados positivos são nítidos. Assim, o aluno ganha liberdade para produzir conhecimento de acordo com os seus interesses reais, utilizando metodologias ativas e atuais de aprendizagem. Porém, qualquer transformação é desafiadora e exige mudanças estruturais e metodológicas da sua instituição. 

 

O primeiro passo para atualizar a sua escola e torná-la mais conectada com a Quarta Revolução Industrial é entender os benefícios dessa transformação. Veja a revolução tecnológica que pode ser gerada para você e seus alunos!

 

Benefícios da Educação 4.0

 

Uso da tecnologia a seu favor

 

A tecnologia é uma grande aliada do processo de ensino e aprendizagem. Você pode utilizar ferramentas de ponta para potencializar os resultados da educação oferecida aos alunos em todos os estágios do processo. Um portal online, por exemplo, ajuda a abrir o canal de comunicação entre pais, diretoria, professores e alunos de maneira eficiente. Dessa forma, você consegue facilitar o acompanhamento escolar de todos os envolvidos no processo.

 

Além disso, pense em tecnologias que podem ser utilizadas dentro da sala de aula — de acordo com os recursos que você pode investir. O acesso à internet deve ser facilitado, assim como você pode utilizar equipamentos de projeção para que os alunos consigam visualizar por meio de imagens aquilo que estão aprendendo. Você pode, inclusive, investir em ambientes de realidade aumentada para uma experiência prática mais efetiva sem precisar sair da sala de aula.

 

Melhora dos resultados de aprendizagem

 

Mais engajamento dos alunos devido à dinâmica das novas tecnologias melhora os resultados no longo prazo e permite uma aprendizagem mais efetiva. Os conhecimentos são contextualizados e, com isso, apreendidos de maneira mais eficaz. Dessa forma, tanto a satisfação dos pais e alunos quanto a dos professores aumenta com o processo, o que melhora os resultados da sua instituição como um todo.

 

Gestão escolar conectada

 

O uso de tecnologias beneficia tanto a área didático-pedagógica das escolas com ambiente físico integrado e aulas mais interativas e acessíveis, como a gestão escolar, com registro de presença totalmente digital, soluções de segurança mais rápidas e eficientes e dispositivos que reduzem o consumo de energia.

 

Desenvolvimento de pensamento crítico

 

Quando você coloca os seus alunos como protagonistas do processo de aprendizagem, consegue desenvolver novas formas de pensamento e questionamento dos estudantes. Eles participam de mais discussões, aprendem a argumentar e, com isso, desenvolvem um pensamento crítico mais elaborado. Inclusive, há uma melhora no processo de tomada de decisão dos alunos, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Nesse sentido, eles não recebem mais conhecimento de uma única fonte, e sem a possibilidade de questionar e contestar. Com isso, aprendem a pensar criticamente sobre os conteúdos que estão recebendo do mundo ao seu redor.

 

Formação de profissionais e cidadãos preparados para a sociedade

 

A nova sociedade exige profissionais e indivíduos com características distintas das de 10 ou 20 anos atrás. O espírito inovador é aflorado e relações mais construtivas são criadas dentro e fora da sala de aula. São formados profissionais prontos para criar soluções novas e inovadoras, utilizar a sua criatividade a favor do mercado e se posicionar de maneira mais positiva nas instituições. Também é desenvolvido o espírito empreendedor, tão valorizado pelo mercado de trabalho da atualidade. Além disso, por serem ativos no processo de aprendizagem, a Educação 4.0 forma cidadãos com maior autonomia. Em vez de apenas repetir o que é aprendido, os seus alunos entendem como buscar e criar conhecimento.

 

Neste artigo, você entendeu como a Quarta Revolução Industrial tem influenciado a maneira das pessoas pensarem e se relacionarem no mundo contemporâneo. Também percebeu que tudo isso está impactando diretamente a forma como as pessoas aprendem e o desenvolvimento das crianças e adolescentes da atualidade.

 

A Educação 4.0 surge como uma resposta a todas essas demandas da sociedade, atuando como uma forma de tornar o ensino mais coerente com o mundo fora da sala de aula. Invista hoje mesmo nessas mudanças dentro da sua instituição e forme adultos mais integrados à realidade do mundo contemporâneo!

 

Leia mais
– Desvende a Educação 4.0 e saiba como preparar sua escola para ela
– Aprendizado híbrido: online e offline juntos para uma nova experiência de aprendizado

 

Qual é a sua opinião sobre a Educação 4.0? Comente aqui!
AUTOR:

Vitor Costa

O autor é especialista em Inbound Marketing. Atua como produtor de conteúdo e Head de Inbound Marketing do sistema de gestão escolar Proesc.com.