fbpx Skip to content
Aulas de reforço online

COMPARTILHE

10 de setembro - 2021

Aulas de reforço online: ajuda para os alunos e diferencial competitivo para a escola

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1680 palavras, 9508 caracteres)

Você sabe que durante a pandemia, a migração de alunos entre escolas foi mais atípica do que nunca, não é? Uma parcela dos estudantes foi para a rede pública, outra para escolas mais em conta e outra também para instituições que ofereciam um custo/benefício melhor. O fato é que os alunos cujos pais atualmente têm condições de pagar pelo ensino particular estão sendo bastante disputados, e as instituições que conseguem entregar valor agregado já largam na frente na corrida. Nesse contexto, as aulas de reforço online se apresentam como um importante diferencial competitivo.

 

Quer entender o valor que elas têm? Veja só:

 

Benefícios do reforço para o aluno

 

  • Aprendizado sem bagunça

 

Todo mundo sabe que em salas de aula com turmas de 30, 40 alunos, o aprendizado disputa espaço com conversas paralelas. Os bate-papos com os amigos são praticamente um “canto da sereia”, e o difícil é resistir. Então, um pouco do conteúdo acaba passando batido.

 

Você pode dizer “azar de quem não prestou atenção”. É, não podemos dizer que você está errado, mas se colocando um pouco no lugar do estudante, será que no seu tempo você nunca era fisgado pelas conversas em sala de aula? Isso acaba acontecendo, até por uma questão de socialização. Por isso, não seja tão rígido no julgamento!

 

Nas aulas de reforço, que ocorrem com grupos bem mais reduzidos, a bagunça praticamente não tem espaço, e o aprendizado pode seguir sem essa barreira. Então, ter essa oferta possibilita que os estudantes possam “correr atrás do prejuízo” e buscar informações que acabaram não assimilando em sala de aula. Ou seja, aquele conhecimento que seria perdido dá a volta e alcança o aluno!

 

  • Auxílio a alunos com transtornos de aprendizagem

 

Como você deve saber, existe também a questão dos transtornos de aprendizagem, e esse é um fato que não pode ser ignorado. Alguns alunos têm inabilidades específicas em certas áreas, como concentração, comunicação, leitura, escrita, matemática, etc. Isso faz com que haja uma grande disparidade entre o potencial deles e o desempenho real que apresentam.

 

É extremamente comum que transtornos de aprendizagem não tenham um diagnóstico. Em aulas de reforço, com grupos reduzidos, é mais fácil que os professores notem essas dificuldades e possam, assim, dar uma atenção maior a esses alunos e trabalhar os conteúdos de uma maneira mais inclusiva.

 

Além dos transtornos, também é comum que os estudantes aprendam as coisas em ritmos diferentes. Nem sempre o ritmo geral da turma corresponde ao ritmo individual de cada um. As aulas de reforço são muito importantes para diminuir essa disparidade também.

 

  • Fixação do conteúdo

 

Outra vantagem das aulas de reforço é a fixação do conteúdo que já foi visto em sala, independentemente de qualquer dificuldade. Afinal, a repetição favorece a gravação na memória, então mesmo alunos que prestaram atenção na aula e não têm nenhum problema de aprendizagem podem querer esse reforço.

 

Isso pode acontecer, principalmente, em vésperas de provas ou no terceirão, quando os estudantes estão se preparando para prestar o vestibular. Para esses alunos que buscam por esse reforço, é de grande valor poder encontrá-lo na escola.

 

  • Melhora do desempenho escolar

 

De uma forma geral, as aulas de reforço contribuem para a melhora do desempenho escolar, e isso pode ser observado principalmente nas notas. Além disso, com mais segurança sobre os conhecimentos que tem, o aluno se sente mais confiante para participar ativamente das discussões em sala de aula, para responder a perguntas e para apresentar trabalhos. Assim, ele começa a assumir o protagonismo do próprio aprendizado. Bacana, né?

 

Vantagens de fazer as aulas de reforço online

 

Até aqui, tenho certeza de que você já percebeu os benefícios de disponibilizar aulas de reforço aos alunos. A questão é: você sabe quais as vantagens de fazer isso de forma online? Veja só:

 

  • Eliminação do deslocamento

 

A grande vantagem das aulas de reforço online é a eliminação do deslocamento até a escola fora do horário normal de aula. Assim, o aluno pode participar delas sem sair de casa, o que com certeza contribuirá para que haja mais engajamento.

 

Você entendeu o porquê, né? Aulas de reforço presenciais exigem muito empenho! Afinal, o estudante precisa retornar à escola depois de já ter voltado para casa, precisando, muitas vezes, pegar ônibus ou pedir que alguém o leve. 

 

Vale lembrar que nem sempre haverá alguém disponível para levá-lo, pois se ambos os pais trabalharem fora, dificilmente um deles poderá sair em horário comercial para essa função. Então, se o estudante não está acostumado a pegar ônibus sozinho, nem terá como assistir a essas aulas.

 

Já nas aulas de reforço online não existe esse problema! Até o tempo gasto com o deslocamento é poupado. Então, tendo um pouco de vontade, não fica nada difícil, concorda?

 

  • Eliminação da necessidade de reserva de espaços

 

Quer outra vantagem? Está bem! As aulas de reforço online não exigem, necessariamente, a reserva de espaços físicos na estrutura da escola. Os professores podem até realizá-las da casa deles, se quiserem. Assim, mesmo se a instituição não tiver salas “sobrando”, pode oferecer aulas de reforço, desde que os professores concordem em realizá-las de casa.

 

Dependendo do contexto que o educador tem em casa, essa pode ser até uma possibilidade mais cômoda para ele, pois não precisará estar na escola na hora da aula de reforço e nem se deslocar. Na pandemia, muitos professores criaram o hábito de lecionar a partir de casa, então isso não seria nada que eles já não tivessem feito antes. É só questão de combinar direitinho!

 

  • Ajuda com questões de timidez dos alunos

 

Há alunos que são muito tímidos. Alguns não se sentem confortáveis para falar na frente dos outros, mesmo se for para expressar uma dúvida. O fato de os grupos serem reduzidos no reforço já ajuda bastante, mas algo que auxilia ainda mais é o estudante poder falar olhando para a tela, e não para o professor enquanto está em meio a outros colegas.

 

Nas aulas de reforço online, se o aluno não se sentir à vontade, ele não precisa nem abrir a câmera. Além disso, se a timidez for muito extrema, ele pode até fazer perguntas pelo chat em vez de oralizá-las. Essas possibilidades ajudam o estudante a não prejudicar o próprio aprendizado por causa da timidez. Aposto que eles irão curtir!

 

  • Gravação das aulas

 

Está aí uma vantagem das aulas de reforço online que eu não posso deixar de citar: a gravação! Gravar as aulas e disponibilizá-las depois aos alunos é uma ótima prática, pois se restar ainda alguma dúvida, eles podem rever o conteúdo quantas vezes quiserem, pausar nos trechos que têm mais interesse, voltar a imagem, ou seja, aprender no ritmo deles!

 

Gravar as aulas virtuais é muito simples. Você não precisará de tripé, câmera profissional ou programa de edição de vídeo – recursos esses que seriam necessários caso você fosse gravar uma aula presencial. Além disso, se a plataforma utilizada para as aulas de reforço online possuir a tecnologia de armazenamento em nuvem, essas gravações não irão consumir a memória do celular de ninguém. Não sei você, mas eu só vi vantagem!

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

Quer oferecer aulas de reforço online na sua escola? É claro que podemos te dar uma mão! A nossa plataforma tem tudo o que você precisa, sabia? Temos salas de aulas virtuais completinhas que possibilitam:

 

  • Transmissões ao vivo
  • Envio de aulas gravadas
  • Interação com o professor por voz ou por chat
  • Compartilhamento da tela do professor
  • Interação com os colegas em fóruns de discussão e grupos moderados
  • Envio de materiais aos alunos de forma categorizada por disciplina
  • Armazenamento de arquivos em nuvem
  • Recebimento de tarefas dos estudantes com controle de entrega
  • Aplicação de exercícios e provas
  • Tira-dúvidas via agenda digital

 

Além disso, pela nossa agenda digital a sua escola também pode elaborar todo o calendário de aulas de reforço online do ano letivo. É possível criar uma categoria no calendário só para elas e permitir que só o público de interesse – ou seja, alunos e área pedagógica – possam visualizá-la.  

A instituição consegue criar um convite para cada uma dessas aulas e, para todos que confirmarem a participação, ela envia o link da sala virtual na qual a aula de reforço online ocorrerá. Para que os participantes não esqueçam da data, ela ficará sincronizada com a agenda do celular deles, que receberão lembretes quando o dia estiver próximo. Sentiu a eficiência? Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Sala Virtual ClipEscola: desvende todas as possibilidades que ela oferece
– Agenda ClipEscola: conheça os principais recursos para a comunicação escolar

 

Você percebeu como as aulas de reforço online trazem benefícios aos alunos e o quanto elas podem representar um diferencial competitivo para a escola? Se precisar de ajuda para implementá-las, pode contar com a Clip!

 

CTA - Infográfico - Sala de Aula Virtual ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.