fbpx Skip to content
Materiais Didáticos

COMPARTILHE

16 de novembro - 2021

Descubra como organizar os materiais didáticos de cada disciplina no diretório de conteúdos da ClipEscola

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (893 palavras, 5180 caracteres)

Sabemos de uma coisa: crianças e adolescentes vivem “com a cara no celular”. Então, se o objetivo é que eles se engajem com os materiais didáticos das disciplinas escolares, por que não disponibilizá-los por lá? É possível fazer isso de uma forma extremamente organizada e com praticidade tanto para alunos quanto para professores. Essa facilidade ocorre pelo diretório de conteúdos da ClipEscola, que você conhecerá em detalhes agora!

 

O que é o diretório de conteúdos?

 

O diretório de conteúdos é um recurso presente dentro do módulo Sala de Aula da Plataforma ClipEscola. Nesse módulo as instituições de ensino conseguem criar categorias para cada disciplina de cada série, e podem adicionar diretórios de conteúdos em todas elas para disponibilizar materiais didáticos em formato digital aos alunos.

 

Isso quer dizer que os estudantes não precisam mais receber materiais didáticos por e-mail; nem lembrar de conferir o portal do aluno – tendo que informar login e senha – para saber se os professores colocaram algum arquivo novo lá; e muito menos imprimir ou tirar xerox de nada. Tudo pode ser acessado pelo celular, e a escola ainda consegue enviar um recadinho avisando aos estudantes que há um material novo aguardando por eles.

 

Sabe de outra grande vantagem? Todos os arquivos ficam salvos em nuvem, ou seja, não precisam ser baixados. Assim, a escola nem precisa se preocupar com o peso dos materiais didáticos. Afinal, não há consumo de memória para ninguém!

 

Para os alunos – que vivem com o espaço do celular consumido por aplicativos e jogos – isso é uma verdadeira maravilha. Eles sabem que os materiais que o professor mandou não disputarão espaço com os arquivos pessoais deles. Ou seja, podem acessar a tudo sem medo! Assim, até a vontade de estudar aumenta, não acha?

 

Como funciona na prática?

 

Na Clip, tudo é bem organizadinho. Lembra que eu te falei que a escola consegue criar uma categoria para cada disciplina dentro do módulo “Sala de Aula”? Olha só um exemplo:

 

Materiais didáticos - categorias

 

Aí, dentro dessas categorias, é possível também fazer um filtro por série. Então, para criar um diretório específico para cada matéria de cada série, só é preciso seguir alguns passos:

 

  1. Clicar na categoria da disciplina
  2. Clicar na série
  3. Acessar a opção “Diretório”
  4. Começar a criar pastas e subpastas a partir de uma pasta-mãe, que já está lá
  5. Adicionar os conteúdos às pastas

 

É bem simples e intuitivo. É que nem criar pastas e subpastas no computador. Dá até para renomear as pastas, apagá-las e navegar por toda a árvore de conteúdos. E o melhor de tudo é que não é preciso ser nenhum “expert” em tecnologia para dar conta do recado, de tão fácil que é.

 

Olha que bonitinho que fica:

 

Materiais didáticos - diretório de conteúdos

 

Ahhh e ainda tem uma outra possibilidade. Se a escola quiser, ela pode enviar os materiais didáticos ao aluno por recadinhos digitais – que aqui chamamos de “Clips” – e habilitar para que os arquivos também fiquem salvos no diretório da categoria correspondente. Assim, o estudante recebe tudo diretamente na agenda, mas pode encontrar os materiais a hora que quiser no diretório também. Show né?

 

Que formatos de materiais didáticos eu posso disponibilizar por lá?

 

Você sabia que os diretórios de conteúdo da ClipEscola suportam qualquer formato de arquivo? Isso mesmo! Os materiais didáticos podem ser:

 

  • Arquivos em PDF
  • Apresentações em PPT
  • Fotos
  • Docs
  • Vídeos
  • Podcasts

 

Com a gente, tudo é possível. Os professores podem usar e abusar dos materiais multimídia, pois não há barreiras!

 

Consigo saber se os alunos estão acessando os materiais?

 

É claro que você consegue! Quando a escola envia um recadinho ao aluno com um material, ela pode verificar depois o dia e o horário em que ele foi entregue e lido. Olha:

 

Materiais didáticos - confirmação de leitura

 

O que eu preciso fazer para começar a usar?

 

Curtiu as possibilidades que os diretórios de conteúdo da Clip oferecem? É uma forma bem “profissa” de disponibilizar os materiais didáticos aos alunos, não é mesmo? Para usar todos os recursos que você viu aqui, você só precisa aderir à ClipEscola e ter o módulo “Sala de Aula”. 

 

Ao se tornar um “Cliper”, você também terá acesso ao nosso ambiente de EaD. Ele está repleto de treinamentos em vídeo para o uso das nossas funcionalidades. Há até um especificamente sobre os diretórios de conteúdos, te mostrando visualmente o passo a passo de tudo o que você viu neste artigo.

 

Quer mais informações? Basta solicitá-las por aqui!

 

Leia mais
– 5 benefícios da tecnologia no ensino que a sua escola precisa conhecer
– Novas tecnologias na aprendizagem: inovações que devem ficar no seu radar!

 

Já está empolgado para enviar materiais didáticos digitais aos seus alunos pelos nossos diretórios? Aposto que os estudantes e os pais deles ficarão bem satisfeitos com essa facilidade!

 

CTA - Infográfico - Sala de Aula Virtual ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.