fbpx Skip to content
5 benefícios da tecnologia na educação que a sua escola precisa conhecer

COMPARTILHE

08 de novembro - 2021

5 benefícios da tecnologia na educação que a sua escola precisa conhecer

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1610 palavras, 9440 caracteres)

Certamente você já ouviu falar que existem benefícios da tecnologia na educação. A questão é: quais exatamente? Se você está vasculhando a internet atrás dessa resposta, chegou ao lugar certo! Aqui você irá conferir algumas das grandes vantagens de abrir a sala de aula da sua instituição às possibilidades digitais.

 

É claro que esta lista não contempla todos os benefícios que existem no mundo nesse aspecto, pois do contrário, isto não seria um artigo, e sim um livro. Porém, os cinco pontos que citamos aqui são o suficiente para te dar a dimensão dessa importância da tecnologia no ensino. 

 

Muito cuidado ao prosseguir! A sua mente se abrirá de um jeito que você não conseguirá mais fechar depois hein? Você está preparado? Então venha comigo! Veja os benefícios da tecnologia na educação:

 

1. Possibilita o “letramento digital”, requerido pela BNCC

 

Você já leu as quase 600 páginas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? O documento é uma referência nacional obrigatória, e em sua quinta competência aborda a parte da cultura digital. O texto da base também frisa a relevância do letramento digital dos estudantes.

 

Não é para menos. Letramento digital refere-se ao domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias. O termo inclui também a capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente as informações que são disponibilizadas em meios digitais, e a familiaridade com as normas usadas na comunicação digital com outras pessoas. 

 

Essa é uma questão bem importante para alguém que vive, trabalha e constrói relacionamentos na sociedade da informação em que vivemos, não acha? O seu aluno – a menos que decida ir morar no mato e viver como ermitão – terá que se inserir nessa sociedade e, de preferência, ter uma vida plena dentro dela. A sua escola está comprometida em prepará-lo para isso?

 

Para cumprir com essa exigência da BNCC – auxiliando o seu aluno a ter esse domínio e, consequentemente, a pisar com passos firmes em uma sociedade dominada pela tecnologia – é fundamental que os recursos digitais estejam presentes nas rotinas de estudos. Além disso, os professores precisam estar aptos a preparar os estudantes para o uso delas levando em consideração todos os aspectos do letramento digital.

 

2. Favorece a autonomia e o protagonismo

 

Um dos benefícios da tecnologia na educação, e que tem um peso nada desprezível, é o favorecimento à autonomia e ao protagonismo do aluno – um ponto-chave da BNCC e do Novo Ensino Médio. Depois de toda a experiência de aulas online, a contribuição dos meios digitais para esse aspecto foi mais do que escancarada.

 

A tecnologia possibilita que o aluno possa escolher os próprios caminhos para trilhar a busca pelo conhecimento. Não é preciso apenas absorver passivamente tudo o que é “palestrado” pelo professor. Tendo toda a base de informações global a um clique de distância – e não em um, mas em diversos formatos, como vídeos, podcasts, textos, fotos, etc. – o estudante pode sentar no volante e assumir o controle da própria jornada de aprendizado, tendo o professor como um “copiloto”, ou seja, um mediador.

 

Se a sua preocupação é com fake news, fontes questionáveis, etc., volto a te lembrar do primeiro tópico deste artigo. É papel da escola promover o letramento digital, e ele inclui o filtro e a avaliação crítica das informações. Afinal, esses pontos de preocupação não desaparecerão da vida do estudante se a instituição abolir a tecnologia. Então, em vez de “tapar o sol com a peneira”, o importante é ensinar o aluno a fazer um uso correto e saudável dos recursos disponíveis.

 

3. Viabiliza a aplicação de metodologias ativas

 

O longo período de quarentena foi um grande laboratório para as escolas. Muitas delas aproveitaram a oportunidade para experimentar as metodologias ativas que sempre quiseram aplicar, mas que não tinham coragem. Na volta ao ensino presencial, os modelos ativos já garantiram lugar, e se a sua instituição ainda não começou a aplicá-los, corra que dá tempo!

 

Há muitas possibilidades de metodologias, e como você já deve adivinhar, elas são permeadas pelos recursos digitais. Ou seja, um dos tantos benefícios da tecnologia na educação é justamente a viabilização do uso dos modelos ativos, tais como:

 

 

 

 

 

  • Rotação Individual

 

  • Laboratório Rotacional

 

  • Flex

 

  • À La Carte

 

  • Virtual Enriquecido

 

  • Aprendizagem entre Pares

 

Resumindo: em qualquer lugar em que você procurar metodologias ativas, encontrará tecnologia. E você sabe que é muito mais fácil promover o protagonismo do aluno com elas, certo? Então, bora aderir ao digital! Já te dou a dica: a principal ferramenta que você precisará para aplicar os modelos ativos é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

4. Permite o intercâmbio cultural e a criação de projetos colaborativos

 

Já pensou em promover um intercâmbio cultural entre a sua escola e outras instituições de qualquer lugar do globo terrestre? Isso é possível nos dias atuais, e não requer viagens, deslocamentos e nem grandes custos. Tudo pode ser feito de forma virtual, com uma telinha quebrando a barreira geográfica de um oceano!

 

Há tantas possibilidades que eu nem sei qual te falar primeiro. Ahhh, já sei! Que tal fazer esse intercâmbio virtual com uma escola de língua inglesa na aula de inglês, ou de língua espanhola na aula de espanhol, ou usar a mesma ideia para agregar ao ensino de qualquer outro idioma na sua instituição? Altas dica hein?! É mais um exemplo dos benefícios da tecnologia na educação.

 

Além de fazer um intercâmbio, dá para realizar também um projeto colaborativo intercultural. Isso está totalmente alinhado com o terceiro dos quatro pilares da educação, que é o “Aprender a viver juntos”. O foco dele é o aprendizado da não-violência, e ele frisa que isso é mais facilmente alcançado se grupos diferentes se engajarem em um objetivo em comum. Então, use a tecnologia para promover isso.

 

5. Familiariza o aluno com o uso da tecnologia para finalidades produtivas

 

Vou te dizer o óbvio: saber usar tecnologia é vital para a inserção no mercado de trabalho, e será ainda mais no futuro, com cada vez mais profissões manuais se tornando obsoletas e outras novas surgindo e exigindo conhecimentos tecnológicos.

 

Aí você me diz: “meus alunos já são nativos digitais”. Ah é? E eles sabem usar a tecnologia para finalidades não-recreativas? É esse o ponto em que eu quero chegar. É importante que a escola prepare-os para um uso diferente da tecnologia, tendo como foco não apenas o lazer, mas também algo produtivo.

 

Vou te dar um exemplo bem básico. A simples inclusão de algumas aulas e rotinas escolares online já pode colocar o estudante em contato com plataformas de videoconferência, documentos e planilhas online, formulários digitais e arquivos em nuvem. Agora me diga, em que outro local as pessoas costumam ter contato com isso? Resposta: no mercado de trabalho, em rotinas corriqueiras do dia a dia.

 

Percebeu como é simples promover essa familiaridade do aluno com o uso útil da tecnologia? O contato periódico com um Ambiente Virtual de Aprendizagem já dará conta do recado. Para aprofundar ainda mais o conhecimento tecnológico do estudante, uma boa ideia é promover projetos que tenham etapas online e que possam resultar até em um produto digital.

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

Viu que além de te mostrar os benefícios da tecnologia na educação eu ainda te dei várias dicas boas do que fazer para obtê-los? E as minhas dicas ainda não acabaram. Tenho uma super quente para você: deixe a ClipEscola te ajudar com tudo isso!

 

Vou te explicar como. Entre as várias possibilidades da Plataforma de Transformação Digital que desenvolvemos está um recurso especialmente pensado para a parte pedagógica, o módulo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele tem tudo o que você precisa: salas virtuais, formulários para a aplicação de provas e exercícios, categorias para envio de materiais de forma segmentada por disciplina e com armazenamento em nuvem, agenda digital para tira-duvidas, entre outras possibilidades que você pode conferir aqui.

 

O AVA é o caminho mais curto para implementar a tecnologia em sala de aula e começar a colher os benefícios. Além disso, a nossa solução apresenta recursos que beneficiam toda a escola de uma forma geral, como por exemplo a agenda digital, o assistente de recebimentos, o módulo de comunicação interna, etc. Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Os quatro pilares da educação e o papel da tecnologia
– 10 livros sobre tecnologia e educação que vão abrir a sua mente

 

Percebeu que os benefícios da tecnologia na educação realmente são inegáveis, não é? Se você precisar da nossa ajuda, estamos sempre aqui. Pode contar com a Clip!

 

CTA_Calendário Pedagógico 2022

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.